quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Quem eu era antes de conhêço-Lo

“Quem eu era antes de conhecê-Lo”

Mais uma noite de trabalho em vão!
Mais uma manhã de frustração!
Só Deus sabe o que eu estou sentindo por dentro de mim!Estou cansado. Não vejo esperança no meu futuro e no futuro da minha família, minha cidade e no meu país.
Na verdade não vejo esperança para este mundo; nada disso faz sentido.A vida deve ter um significado que esteja alem deste barco, destas redes e destas traias de pesca.
Só que eu tenho contas pra pagar, tenho um pesado tributo a pagar a estes imundos romanos para que eles me deixem em paz, a mim e a minha família.
Só que nesta noite não pescamos nada. Como vou pagar as minhas contas?
Coitado do meu irmão André; gritei tanto com ele nesta noite. Não sei como ele ainda esta comigo!
Se estivesse no lugar dele, eu não estaria mais aqui. Nem eu me agüento!Ele vive dizendo para eu ter esperança.
Ele vive dizendo que vai surgir alguém em quem acreditar. Ele vive enchendo minha cabeça, com essa história de Messias, Messias e Messias... Ficou pior depois que ele conheceu aquele sujeitou em Jerusalém, como era o nome dele mesmo?

André anda acreditando que ele seja o messias. Messias? Será que está história de Messias é verdade? Droga! Só sei que eu tenho contas para pagar, uma família para cuidar.
Mas será o possível? (...) Foi só pensar n’Ele que o sujeito parece que vem vindo pra cá ...... ! E agora ele traz um bando de gente com ele? Esse pessoal não tem o que fazer não? Aliás, será que só eu é que trabalho por aqui??? Já me bastava uma noite perdida como essa e agora aparece este bando de gente sem ter o que fazer??!! Cadê o André??? Mas será o possível que ele já se ajuntou ao povo e vai me largar sozinho aqui com estas redes todas sujas? Será que este Nazareno não tem família para sustentar? Filhos para criar? Fica ai enchendo este povo de ilusão... Fica aí com este palavrório todo... Que só enche as cabeças das pessoas, mas não enchem seus estômagos...!
(André volta em direção ao barco de onde Pedro está; volta com um enorme sorriso no rosto e com um brilho incomum nos olhos).
- Pedro! Jesus está precisando de um de nossos barcos para poder continuar falando a esta multidão, eu disse à ele que pode usar aquele menor ali!
Agora que não vou embora tão cedo!(Pedro) Este homem parece que gosta de ensinar e ficar falando – André é um iludido mesmo! Coitado, é um ingênuo! Quantos messias mentirosos já ouviram falar nestas bandas daqui! Esse é apenas mais um enganador! Se ele fosse o Messias mesmo, ele me ajudaria a pagar as minhas contas! Se ele fosse o Messias mesmo ele teria um mínimo de compaixão de mim nesta noite inteira perdida; de trabalho perdido, sem conseguir pescar um peixe si quer. Não apanhamos um peixinho e agora não vejo a hora deste homem parar de falar para eu poder ir para a casa descansar...
Ainda bem... Parece que o povo está indo embora... Acho que ele parou com essa bobagem toda de Reino de Deus... Que Reino de Deus nada! Este aqui é o reino de Cézar!
(André volta correndo de novo em direção a Pedro).- Pedro! O Nazareno ordenou que voltássemos para o alto mar com as traias e todas as redes que tivermos aqui conosco e para levarmos outros barcos também, inclusive o de João e Tiago que estão ainda ali! Ele disse para não voltarmos para a casa ainda. Ele disse também que depois da pesca quer conversar conosco!
(Jesus se aproxima...)
- Olá Pedro! Tudo bem? Lance as redes para o lado direito do barco e depois nós precisamos conversar...
- Senhor nós passamos a noite inteira pescando, mas não apanhamos nada! Mas já que o Senhor está mandando eu vou acreditar em sua palavra!
(Eles entraram no barco e Jesus fica ali na praia observando... Pega um pedaço de graveto e começa a riscar no chão alguma coisa).Trinta minutos se passam... Quarenta minutos agora... Então ouve-se os berros de Pedro gritando a todos seus colegas pescadores, pedindo ajuda para recolherem a enorme quantidade de peixes que conseguiram capturar. Nunca saiu tanto peixe assim daquele mar. Nunca!Pedro conseguirá vender todos estes peixes; pagar todas as suas contas em dinheiro sem precisar trabalhar o resto do ano! Enfim, umas férias bem merecidas!
(Pedro volta correndo, eufórico, sorrindo, mas muito envergonhado! Ele se ajoelha em frente do Nazareno e diz rindo e com lágrimas nos olhos).
- Mestre afasta-se de mim porque sou um homem pecador!
- Não Pedro! É justamente o contrário, o que eu queria falar com você é justamente isso! Quero que você me siga, pois vou fazer de você um pescador de homens e mulheres para o meu reino.
Siga-me...

“Quem eu era antes de conhecê-Lo”

UNIVERSAL E RECORD X EVANGELHO

TUDO LEGAL ENTRE A RECORD E A UNIVERSAL – Marcelo QuintelaQuinta-feira, dia 27 de setembro.Inauguração da Record News – novo canal de TV do empresário-bispo Edir Macedo.

Apesar dessa inauguração representar mais notícias dentro de nossas casas, mentalidades cristãs mais escrupulosas diriam que isso tudo assusta e ultrapassa a margem da legalidade.

“Uma TV da Igreja? (Na verdade, são duas TVs!). Ou a Igreja que é da TV?A TV existe com o dinheiro da Igreja? Ou o dinheiro da TV é para a Igreja?Mas como uma igreja tem duas TV para fins lucrativos, se a igreja é uma entidade beneficente e sem tributação de impostos???”

Calma, cristãos éticos e cidadãos de bem, eu explico:

Não há nada ilegal. A Igreja não tem nada. A igreja não tem fins lucrativos. A igreja tem seu patrimônio e seus mais de 1.500 templos e só. A TV, todavia, não é da igreja. A TV é do Senhor Edir Macedo, mega-empresário do setor de comunicações. Ele é empresário, e também é bispo da Igreja. Ilegal?
Nada ilegal. Eu também sou profissional liberal e ministro do Evangelho. A clínica é minha. A igreja, não.

Como ele comprou as estações de TV, então?
Ora, comprou com o dinheiro dele! Com o “salário” dele de bispo! - suponho.
A maioria dos religiosos não vivem do sacerdócio? Sim! Então qual é o problema?
Nada ilegal. É o chamado pró-labore! Ganha quanto a “instituição” decide que se vai ganhar!

E a relação TV – Igreja?

Parece tudo a mesma coisa!!!Parece, mas não é! Nada ilegal tampouco.

Veja o que a Central Record de Comunicação respondeu, por e-mail, ao site Terra:
- A Record lucra com a comercialização de espaços publicitários em sua programação. O horário da madrugada está negociado com o cliente Igreja Universal, que possui diretrizes independentes e distintas em relação à Record.

Viu? Tudo legal. Tudo explicado.
A Universal compra os horários da Record. A Record vende os horários para a Universal.
Vende caro. Muito caro. Super-faturado! Vende por quatro vezes mais do que a Globo vende seus horários da madrugada,mesmo tendo quatro vezes mais ibope nessa mesma faixa que a Record!Mas e daí? A cliente paga, oras. Ela aceita o preço! Nada ilegal.

Mas toda a direção da Record não é constituída de bispos e obreiros da Igreja?
Sim. Mas procura aí onde isso é ilegal?
A Record contrata seus funcionários como quiser e de onde desejar. A Record não é um orgão público que contrata via concurso.Se eu quiser colocar meu pai, minha mãe, meu amigo, meu irmão para trabalhar na minha Clínica Privada o que você tem a ver com isso? A empresa é minha, eu contrato quem eu quiser, mesmo que tal pessoa nem tenha ainda a devida formação para o cargo. Isso é problema meu! A clínica não é estatal, é particular!

Meu Deus, mas de onde vem, então, tanto dinheiro para comprar tanto horário por tão alto valor, visando a nobre causa de evangelizar o país???

Ora, vem das contribuições espontâneas que se fazem de domingo a domingo, três a quatro vezes por dia, em mais de 1500 templos simultaneamente.Nada ilegal.Como não? É dinheiro do povo!!! Dinheiro que se recebe e sobre o qual não incide impostos?Ora, é não é assim com toda associação filantrópica? Ou alguém dá dinheiro forçado? Levanta a mão quem paga na marra? Alguém é obrigado a ofertar? Algum obreiro vai lá e mete a mão no bolso do devoto?Lógico que não! Daí não haver extorsão e nem subtração. Dá quem quiser!

Portanto, até onde se enxerga, fica assim entendido: Tudo dentro da Lei. Tudo legal!

Ah!
Domingo de manhã.
Estou naquele culto evangélico do começo do texto.Voltei de meus pensamentos. Olho para frente. Tem uma arca da aliança girando iluminada sob um altar atrás do púlpito.O moço na tribuna falava sobre Dagom, o deus filisteu que se ferrou depois que recebeu em seu templo a Arca da Aliança Mosaica roubada da nação vizinha. Na história bíblica, os judeus nem precisaram se mexer em busca da Arca Perdida. O povo inimigo se consumiu em pestes e tumores, até devolverem o objeto sacro!

Conheço a história desde menino!
Só não conhecia o aplicativo feito então:
“Você quer vencer Dagom? Quer?Então... Não se mexa para nada!
Sabe aquele dinheiro que você ia pagar para o advogado tentar tirar seu filho da cadeia?
Sabe aquele dinheiro que você ia usar para comprar o remédio que o médico receitou para a doença crônica?Você vai trazer aqui na frente, diante da Arca Giratória!!" ("giratória" é expressão minha. Impressionou-me a alegoria. Mas o resto ouvi como agora se lê)

Não pague o advogado, não compre a medicação! Pratique a fé!Quanto você não daria para tirar seu filho da prisão? R$ 3.000,00? R$ 2.000,00? Ou não daria até muito mais?
Você não faria todo sacrifício que fosse necessário? Sim ou não?Então vem trazer esse dinheiro aqui no Balcão de Negócios Divinos (bom, confesso: “balcão de negócios divinos" ele não falou não... Eu que inventei... Mas juro que só inventei mais esse!)

Quando você pagaria para ficar curado? Para ter saúde? Não daria até tudo que tem?
Então para que você vai dar esse dinheiro para o remédio se você pode dar para Deus?Quem já tem a arca em casa (uma arca pequenina “dada” aos que exercitam a fé!) vem aqui na frente para nós oramos por você!

Fiquei com mais alguns poucos.

Agora vem quem não tem a arca ainda.

Todo mundo se levanta e caminha para o altar matadouro. Já sabem que Deus só vai abençoá-las se permitirem que lhes arranque o couro, a lã... Mas, tudo na vida tem seu preço, não é?

Daí vejo a fila.
A fila.
Mães desesperadas. Doentes aflitos.

Você pode ter a Arca da Aliança por R$ 90,00 – não menos que isso!(Dessa vez não inventei nada, o limite para levar o objetinho ordinário era esse mesmo)

Só eu fiquei.
Fiquei só.
Eu, dois obreiros e meu dinheirinho do pão.

Saí.
Saí sem arca.
Saí inteiro...Mas arrancaram minha alma logo cedo.

Sob minhas costas o peso triste de ter visitado o templo de Dagom. O templo da Arca sequestrada que gira em exposição!Fui ao templo de Dagon, onde a dádiva é comprada sob signos judaico-cristãos.
Sim, só tem um deus que vende resposta de oração: Lá o chamam de Jesus, mas seu nome é Diabo!
**O estelionato é espiritual, mas essa categoria de crime não consta na nossa legislação!

Isso não passa na Record.
Na Record é tudo legal.
Tem até novela com qualidade global.

DESABAFO: Então a gente nunca vai pegar esses caras, entendeu???!!! O dinheiro da Record está dentro da Arca!

Entretanto, há algo com que eles simplesmente não contam: Deus existe!

- Sim, o dono da Arca existe!E Ele não obedece a Constituição. Ele ultrapassa a margem da legalidade. Ele é marginal.

E daqui a pouquinho essa Novela termina!
Os últimos capítulos já foram escritos e revelados: Como no registro bíblico, Dagom vai perder a cabeça de novo e a brincadeira de apetrechos bíblicos comercializáveis tem prazo de validade e logo logo vai acabar!

Ah! Vai!

Marcelo Quintela

A HIPOCRISIA DOS LÍDERES JUDAICOS DENUNCIADA POR JESUS E SEUS PARALELOS NA IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA!

TEXTO BASE: MATEUS CAPITULO 23. 

1º “Estes”, são os que se assentam na cadeira de Móises, não são difíceis de serem localizados... Sabe, os que gostam de sentar naquelas cadeiras que ficam atrás dos “púlpitos” nas igrejas? “Estes” são aqueles! Os que se assentam na cadeira de Moisés, é uma indicação bem direta e oportuna de Jesus. “Mestres da Lei” e fariseus que se assentam na cadeira de Moisés...ver. 2. 

 2º “Atam fardos pesados e colocam sobre os ombros dos homens...” Seus ensinos, suas afirmações dogmáticas, suas doutrinas impecáveis, suas pregações tão lógicas! (v. 4) 

 3º Tudo que fazem é para serem vistos pelos homens. Precisa ser mostrado, alardeado, propagandado pela mídia, pelo boletim, pelo jornalzinho, pela revista “mensal”, pelo púlpito, senão, ninguém vê! (v.5) 

 4º A maneira como se vestem; o terno impecável, a gravata combinando, o sapato brilhando, o anel de “ministro” piscando no dedo; aquilo que querem aparentar através de suas roupas. Perfeitos, bonitos e pomposos! É uma maneira de mostrar “quem manda!” quem é o “santo”, o escolhido de Deus, o ungido e predileto de Deus. Uma forma de intimidação...(v. 5)
 
5º Gostam de privilégios, cadeira separada, vaga de estacionamento “reservada”, todos precisam saber que eles não são “comuns”, são as pessoas importantes. São os “Vip’s" da fé (very important person). Hotéis três e cinco estrelas. Água mineral engarrafada. Lugar reservado para ele! (v.6) 

 6º Gostam de serem reconhecidos como o “Bispo”, o “Apóstolo”, o “Pastor”, o “Preletor da noite”, “ o Conferencista Internacional”. Ele é o “tal...” (v.7) 

 7º Amam os títulos, por isso, exigem que sejam usados, repetidos, destacados pelos demais. (v.8, 9, 10, 11) 

 8º Quando estão juntos, uns reverenciam os outros, pois a postura, ou seja, o posto, o cargo, a função que os distingue dos demais precisa ser evidenciada, salientada reconhecida pelos “membros comum”. (ainda nos versos 8,9,10) 

 9º “Fecham o Reino dos céus diante dos homens!” – Como isso? Diminuem a idéia do Reino de Deus, limitam a visão do Reino a uma instituição, uma religião, uma denominação e a prática de dogmas. (v. 13) 

10º Devoram os bens das viúvas; para disfarçar, fazem longas e bonitas orações. (v.14). Serão severamente castigados! 

11º Não ganham almas. São proselitistas. Não evangelizam pessoalmente. O perfil deles é desfavorável ao cidadão comum. Fazem “convertidos” duas vezes mais filhos do inferno. 
 
12º Seus valores estão no dinheiro, na oferta, no ouro e não no altar, no sagrado. A ganância é evidenciada pela maneira de como o dinheiro é a única expressão que valoriza a fé e faz disso a maldita mania de barganhar com Deus nas campanhas, nas correntes e nas orações. (v.16-21).O que é realmente importante, eles nunca enfatizam. O dinheiro é superior ao altar, o santuário, o céu, o trono de Deus – O dinheiro é o deus deles! 

13º Enfatizam o dízimo em suas pregações, mas não dão nenhuma ênfase a Justiça social, Misericórdia com o próximo e a Fidelidade com a verdade de Deus e Sua palavra! (v.23) 
 
14º A aparência precisa ser mantida a todo custo! O exterior precisa ser mantido limpo! Tudo o que é sujo fica nos bastidores. As disputas pelo poder, as disputas pelo dinheiro, disputas pelos cargos políticos, disputas por causa da ganância e da cobiça, são vivenciadas intensamente longe dos olhos do “povão”! Disputas pela posição, privilégios e pelas mazelas da instituição denominacional não podem aparecer ao público (no púlpito). O púlpito “não é lugar para estas coisas”!Por fora (no púlpito!na hora da pregação!) parecem justos, parecem santos, parecem bem intencionados, parecem éticos e morais, parecem humildes, parecem misericordiosos, parecem “ungidos” e profetas do Altíssimo, cheios de autoridade e poder, mas só Deus sabe o que se passa nos “bastidores”(atrás do pulpito!)! (vs. 25-28) 
 
15º O discurso é dissimulado: “se tivéssemos vivido nos tempos de nossos antepassados...” Admitem serem filhos dos que perseguiram, injuriaram, caluniaram e desmoralizaram aos que obedeceram e se comprometeram em seguir as verdades de Deus! ( v. 29-31) 
 
16° Estes são alvos do juízo e da condenação ao inferno; não escaparão. Não importa como se comportem agora. Como conseguem aparentar normalidade em tudo isso? Não importam os argumentos e as defesas que usam como justificativas para tudo isso. Não escaparão do juízo do fogo do inferno!(v.33) 
 
17° Perseguem, açoitam, matam e crucificam os que são enviados por Deus. Na Graça e na misericórdia de Deus para com seu rebanho, o povo, que se encontra debaixo da liderança destes homens, estes mesmos líderes, perseguem e matam aqueles que são enviados por Deus. (vs. 34-36) 

18° Jerusalém! Jerusalém! Matriz espiritual de todas as instituições religiosas que defendem a legitimidade destas coisas; matas, apedrejas e persegues aqueles que lhe são enviados. (v.37-39)Ainda há tempo para arrependimento!Ainda há tempo para que alguns destes profetas, pastores, apóstolos, ungidos se arrependam e abandonem tudo isso.

Ainda há, tempo para se fazer o que é certo. Ah! Estes Homens!

INÚTIL

Inútil!



É assim que nos sentimos as vezes.
- "Não precisamos de você!". Uma voz obscura nos diz em nosso interior.
-"Sua vida não nos faz diferença"! Alguém diz.
-"Sua opinião não nos interessa"! Ouvimos de novo.
-"Sua amizade, não nos interessa"! São vozes que ecoam em nosso interior quando passamos muito tempo sozinho, em solidão imposta pela vida!
-"Estamos bem sem você por perto! Estamos bem do jeito que estamos e não vemos razão para mudanças! Desacreditado, ignorado e inútil, penso.
-" Sua ausência, sua presença, sua fala, seu silêncio não nos desperta para mudanças em relação à você"!

Bem...A minha "utilidade" é Deus quem faz. Ou seja, do propósito Deus em nossas vidas.
Por tantos anos reclamei da intromissão das pessoas, da maneira que elas gostavam de xeretar a minha vida que agora parece que sinto falta. Não deveria ser assim pois intromissões passadas, hoje vejo, não significavam "amor".
O que restou?Restou esta total falta de amizade, companheirismo e esta aridez emocional e psicológica. No entanto, isso pode ser uma boa oportunidade de buscar uma maior e mais duradoura comunhão com Deus. Oportunidade de se "satisfazer" em Deus.
Só n'Ele.
Esta "ausencia" de utilidade pode ser usada para um retorno pessoal, íntima, de volta ao estudo da Bíblia e uma vida de oração descomprometida com a obrigação de orar por orar por que sou pago para orar.
Posso conversar com Deus sem interesses ou obrigação. É uma boa oportunidade,afinal de contas, já que as pessoas não se importam mais conosco há UM que se importa.
É Deus quem faz a nossa utilidade! E para Ele sempre seremos úteis e preciosos.Há muita coisa para ler, para aprender, para se concluir.
Há mais tempo para se "retirar" em oração e meditação.
Pensando bem, é bom estar "inútil", "esquecido", pois se não há interesses legítimos pelas pessoas em você, então por que viver iludido?
Deus não se interessa por mim segundo o grau de utilidade que eu possa ter para Ele.
O fato de não estar excercendo nenhum "ministério" diante dos homens não exclui o grau de importância que eu tenho para Ele!

A MATRIX DA RELIGIÃO.

A MATRIX DA RELIGIÃO



1º As denominações (Nomes, bandeiras, slogans, hinos...) 
2º As tradições e a "história" da denominação.
3º O local que chamam de "Igreja","Templo" e "Casa de Deus" 
4º A liturgia musical repetitiva, o sermão elaborado, o levantamento das ofertas e dos dízimos e os recados da semana.
5º O metódo de "Evangelismo" e das "Missões", e com isso, a necessidade de manter a "obra do Senhor" 
6º A ênfase das personalidades que pregam, cantam; dos pregadores eloquentes e "fogo puro". 
7° As Bíblias com Comentários, de "Estdos"!(Bíblia de Estudo Pentecostal, Profecias, Vitória Finaceira e Batalha Espiritual, e por aí vai...) 
8º A ambição e o triunfalismo político. 
9º A "vontade do Senhor" de estar na televisão. 
10º As hierarquias eclesiásticas constituidas, os postos, cargos, títulos e funções (OS "UNGIDOS DO SENHOR", OS "APOSTOLOS", "BISPOS" E "REVERENDOS"). 
11º "As Diretorias", "As Assembléias". 
12º O comércio da "FÉ" em campanhas e o uso abusivo dos objetos místicos (lencinho, óleo ungido, rosa ungida, sabonete ungido, água ungida) a "campanha da Semana". 
13º O repasse e as vendas dos objetos "ungidos"! 
14º O culto da "Vitória"; a "sexta feira dos milagres", a "quarta feira da Cura", o domingo da Familia, o sábado da Prosperidade. (VOCE NÃO PODE DEIXAR DE VIR!!!) 
15º OS Encontros, Seminários, Congressos DE "FOGO PENTECOSTAL"!! 
16º Departamentalizações de esquesitices doutrinárias (Seminário DOS MILAGRES, DA CURA INTERIOR, DA BATALHA ESPIRITUAL, DAS QUEBRAS DE MALDIÇÕES, DOS MAPEAMENTOS DE ESPIRITOS TERRITORIAIS) (??) 
17º O dia de domingo para ir no "CULTO". 
18º A Escola Dominical, A E.B.D. (COM SUAS REVISTINHAS OBRIGATÓRIAS - TEM QUE COMPRAR!) 
19º As disputas de poder entre os "PASTORES" E SUAS REGIÕES DEMARCADAS PELA DENOMINAÇÃO. De onde tiraram tudo isso? 
TUDO ISSO: A MATRIX DO POVO EVANGÉLICO! "Jeitosamente rejeitais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens" Marcos 7:7-9.

Construção...

Construção 


Quem constrói não usufrui. 
Quem planta não colhe. Não come. 
Quem cria o gado, não bebe de seu leite. Não saboreia a carne. Não se enlanbuza com a gordura. 
Quem edifica uma casa , um prédio, um "palácio", nem tem uma casa própria para morar; vive de aluguel. 
Geralmente, este é o quadro desanimador da vida de muita gente neste país, principalmente nos campos e nas grandes cidades do Brasil.
 
O imigrante que deixa o seu sertão castigado pela seca e pela fome aventurando-se a vir para a cidade grande com toda a sua família e suas esperanças e seus sonhos no peito. Muita luta, muita determinação para enfrentar as adversidades da metropole.

Então, construindo prédios, casas, galpões industriais ele vive. Em meio a fumaça, ao barulho, ao tráfego e ao suor, sofre com a descriminação e o preconceito social. 

- "Õooh baiano! 
- Ôooh caipira! 
- Ôoo cabeça chata!".
 Aos berros ele é chamado pelo mestre-de-obra. 

Mas no solavanco do ônibus, no suor do rosto, nos calos das mãos e na saudade da família que ficou distante, muitas cidades foram construídas, muitas estradas pavimentadas, muitas pontes levantadas, enfim, o progresso, o conforto, o avanço chegaram até nós.

Será que voce vai entender?

Caminho errado!




Será que voce vai entender? 

 Após cruzar florestas virgens, como fazem os bons bezerros, um bezerro retornou para casa; mas uma sinuosa trilha seu rastro deixou, como todos os bezerros deixam.
 
Trezentos anos se passaram desde então. O bezerro está morto, eu acredito. Mas seu rastro ainda permanece.
E a moral da história está aí. 

No dia seguinte o rastro farejado foi por um cão solitário que por ali passou. Então o sábio vaqueiro seguindo a trilha por vales e estepes, trouxe o rebanho atrás de si, como os bons vaqueiros fazem. 

E desde então surgiu grande clareira na mata. Pela velha floresta surge um caminho. E muitos homens por ela foram e voltaram... e alargaram, arrumaram, ampliaram. 
E proferiram palavras de justa ira por ser tortuoso tal caminho. Mas mesmo a contragosto ainda o trilharam. 
A primeira trilha daquele bezerro, por entre árvores e entre espinhos ficou sinuosa.
Pois cambaleava enquanto caminhava. 

Este caminho na floresta virou rua, que curva, vira e curva novamente; esta rua torta virou estrada de pobres cavalos com suas cargas, labutando sob o ardente sol numa viajem de três milhas e meia. 

E assim por um século e um meio seguiram nos passos daquele bezerro. 
 Os anos voaram velozes. A estrada virou rua de aldeia; e antes que os homens dessem conta, virou avenida congestionada da cidade, e  logo a rua central de uma metrópole renomada.
 
E homens há dois séculos e um meio andaram na trilha de um bezerro. A cada dia cem mil pessoas seguem o cambaleio do bezerro.
Tal tortuosa jornada vira rota de continente. 
Por onde passam cem mil homens, passou um bezerro, morto há trezentos anos.
 
E eles ainda seguem o caminho tortuoso. 
E perdem cem anos por dia. 
E assim prestam tamanha reverência a tão bem firmado precedente.

A lição moral que isto ensina por mim é pregada: os homens são propensos a seguirem cegos ao longo das trilhas dos bezerros da mente. 

E a trabalhar dia a dia, sol a sol. Para fazer o que outros homens fizeram. Eles seguem no rastro batido, pela beira e pelo meio, para frente e para trás. Permanecendo ainda em seus tortuosos caminhos. Mantendo o caminho que outros fizeram, eles fizeram do caminho uma trilha sagrada. 

Ao longo do qual suas vidas se movem. Como sorri o velho sábio, deus da floresta. 
Ele que viu o primeiro bezerro passar! Ah! Muitas coisas este conto poderia ensinar mas não sou ordenado para pregar. - Sam Walter 

É uma parábola que talvez precise de explicação:

Obedecemos tradições, doutrinas, comportamentos, modelos, caminhos, sem questionar, sem verificar sua veracidade, sem ir a fundo de como foi criada. 

Afinal, pensamos, todos fazem, obedecem, se submetem sem questionar, sem pesquisar, sem se atrever inovar?!

Se a maioria faz sem se opor, é porque deve ser o certo, deve ser o caminho mais curto, deve ser a doutrina mais santa, deve ser a filosofia mais profunda, deve ser o guru mais iluminado, deve ser tradição mais inquestionável!  
 
Será?

Será que não começou tudo isso com a fuga de um "bezerro" perdido? Um homem equivocado? Uma necessidade momentânea? Uma situação específica que virou um hábito? Virou um costume? Virou uma tradição? Se transformou num dogma inquestionável?

Voce tem medo da verdade? Tem medo de ir a fundo? Não se atreve a quebrar o ciclo? Não quer encontrar o caminho mais curto? Mais prático? Mais verdadeiro?

Talvez uma outra parábola te ajude a entender:

Recém casados, numa noite enluarada e a luz de velas, a recém esposa prepara o jantar para o seu marido. Numa assadeira bem posta, um delicioso pedaço de um lagarto bovino, recheado e ao molho madeira é servido. Porém, ambas as pontas daquela suculenta carne esta cortada. Ambas as pontas foram cortadas.

Os anos se passaram, e sempre que aquilo tipo de carne era servida, as pontas estavam sempre cortadas.

O marido, observando aquele curioso detalhe, pergunta para a esposa:
- Querida, porque sempre que eu compro uma peça inteira de lagarto, quando ele vem para a mesa, as pontas estão cortadas? Praticamente 25% da carne é jogada fora?!

A esposa respondeu:
- Aprendi a fazer lagarto ao molho madeira com a minha mãe, e ela sempre fez assim! Nunca perguntei porque ela fazia isso, mas acredito que é uma longa tradição da familia! receita secreta da família!

O marido então, repentinamente resolve ligar para sogra para encontrar a resposta para o curioso toque culinário de sua esposa acerca daqueles ambos pedaços removidos.

Quando a sogra atende o telefone e ouve o questionar curioso de seu genro acerca daquele mistério. Ela responde:

- Coloca o telefone no "viva voz" para que a minha filha ouça tambem!
- Filha! Voce não precisa fazer isso! Eu só cortava as pontas da peça porque ela não cabia na pequena assadeira de forno que tínhamos! Não tem nenhum segredo e nenhum toque culinário não!

Será que é uma questão apenas de "entender"?

O CAMINHO DE MANASSÉS

O caminho de Manassés






 2º Crônicas 33:6 O juiz bateu vigorasamente o martelo sobre a mesa dando finalmente a sentença após ouvir o veredito dos jurados: "CULPADO!"
Encontrado a culpa do assassino, o "serial killer" havia se rendido. 
O olhar desafiador quando a sentença foi pronunciada: "MORTE!".
A Justiça havia sido feita; ele, finalmente, pagaria por seus caminhos de maldades. Seus assassinatos, suas injustiças, seus crimes seriam julgados. 
Foi assim. 

Na Bíblia nós encontramos um rei, um monarca da pequena nação de Israel, Manassés, que não era apenas um rei perverso fora do comum, mas um dos piores reis de Israel. 

De fato, ele que fez que alguns reis pagãos parecessem santos em comparação a ele. Ele desafiou a Deus rejeitando suas mensagens, matando seus profetas, matando pessoas inocentes, incentivando a adoração de ídolos; onde os sacrificios de crianças inocentes, era parte integral dos cultos pagãos. 
Ele cometeu crimes horríveis. "PEGUE-O! SENHOR!" Podíamos clamar. 

Mas foi justamente isso que Deus fez! Uma nação cruel, instigada por Deus, fez com que as loucuras do rei Manassés fossem impedidas de continuarem sendo praticadas. Colocaram um gancho no seu nariz e o levaram para a escuridão de uma prisão, prisão distante.
A justiça, definitivamente, havia sido feita. 
Mas Deus não havia finalizado com Manassés. 

Deus continuava observando Manassés naquela masmorra. Então houve um quebrantamento, houve um remorso, houve um arrependimento dos atos praticados. Naquele lugar longíquo, um homem perverso se humilhou, ousou clamar pelo Misericordioso. Deus prontificou-se a ouvi-lo. Manassés se arrependeu e Deus cedeu mais uma vez. Se o Senhor ouviu Manassés, ele certamnte ouvirá voce tambem!

IGREJA PRIMITIVA X IGREJA CONTEMPORÂNEA

IGREJA PRIMITIVA X IGREJA CONTEMPORÂNEA



Estava num domingo de manhã observando minha estante de livros e deparei-me com uma antiga agenda onde tinha (e ainda tenho!) o hábito de escrever algumas reflexões pessoais de diversos assuntos, então encontrei isto!

Diferenças entre a IGREJA PRIMITIVA E A IGREJA CONTEMPORANEA

1º na igreja PRIMITIVA não havia templos de tijolos. A Igreja Evangélica CONTEMPORANEA existe somente em templos de tijolos ou em quatro paredes de um salão alugado!

2º na igreja PRIMITIVA a posição do pastor era espiritual, ou seja, ele alcançava essa posição por causa de seu amor ao Senhor e as ovelhas do rebanho!Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA, a posição do pastor é organizacional; independe de sua espiritualidade; é sua posição perante a organização que autentica seu posto de líder pastoral.

3º na igreja PRIMITIVA os crentes amadureciam como discípulos de Jesus Cristo no exemplo e na liderança de um mestre experiente na Palavra e na vida cristã. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA os crentes são carnais, nunca amadurecem na vida cristã, são sempre meninos e meninas na fé!

4º na igreja PRIMITIVA os crentes eram ativos. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA os crentes são passivos!

5º na igreja PRIMITIVA os crentes eram espirituais. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA os crentes são em sua grande maioria carnais e os pastores não sabem como amadurecê-los! A estrutura organizacional não permite isso!

6º na igreja PRIMITIVA não havia organização eclesiástica tipo empresarial. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA ela só existe como organização eclesiástica tipo empresarial. Existe só sendo denominação!

7º na igreja PRIMITIVA não havia denominações. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA só existe igreja em forma denominacional!

8º na igreja PRIMITIVA os cultos e reuniões eram liderados pelo Espírito Santo numa liberdade observada por um discípulo mais maduro.Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA quem lidera o culto é o conjunto de músicos e o pastor prega.

9º na igreja PRIMITIVA nem sempre o pastor recebia salário. Não havia contrato de serviços prestados. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA o pastor é um profissional assalariado!

10º na igreja PRIMITIVA a Ceia (o partir do pão!) era só para discípulos e com datas espontâneas. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA a Ceia é organizada com datas fixas e geralmente é aberta ao público não cristão.

O interessante é que eu escrevi isso em 1992 quando estava iniciando meu ministério pastoral numa certa denominação. A igreja Universal, a Igreja Renascer, a Igreja da Graça e tantas outras não tinham essa visibilidade televisiva e estes efeitos de marketing que achamos tão necessários à evangelização hoje. Os escândalos dos pastores envolvidos com política e verbas publicas não ocupavam tantas páginas e edições nos noticiários. Imaginem como as coisas pioraram desde então!!

Reinaldo de Almeida

Desânimo

DESÂNIMO



Desânimo. 
Sentimento que denota vazio.
Misturado com a tristeza, ele se transforma no primeiro estágio da melancolia. 
Uma pessoa desanimada não sente impulso para fazer mais nada. 

Muitos homens na Bíblia caíram em desânimo. 
Faz parte dos nossos dramas e dos nossos conflitos. 
O desânimo instalado no coração do homem é a pior coisa que lhe pode ocorrer. 
Dentre os muitos obstáculos e pecados que impedem a Deus de lhe abençoar, o desânimo é um dos principais. 

O desânimo vem como resultado de muitas tentativas frustrantes e fracassadas de lutas sucessivas pela mesma causa sem resultado; a perda de uma pessoa amada, seja pela via da morte ou pelos desencontros da vida, pessoas que nos marcaram profundamente. Ou sonhos que não se realizaram e jamais se realizarão; ou quando mudanças significativas acontecem em nossas vidas, ou por via de mão contrária, quando mudança nenhuma acontece em nossas vidas, mudanças ansiosas e cheias de expectativas não acontecem de jeito nenhum: "A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore da vida" (Pv 13:12). 

Mas, o desânimo é mais uma opção no interior do coração humano. O espírito humano é suficientemente livre para escolher não ficar desanimado, ou não deixar se dominar pelo desânimo. Depois de muitas lutas e adversidades a Bíblia diz que Davi "muito se angustiou...; porém ele se reanimou no Senhor seu Deus" (II Sm 30:6)

Reinaldo de Almeida

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...