terça-feira, 27 de novembro de 2007

Projetores de Deus

Projetores de Deus
O Salmo 67 versos 1 e 2 diz assim:"Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; faça resplandecer o seu rosto sobre nós. Para que se conheça na terra o teu caminho, e em todas as nações a tua salvação".
Resplandeça o seu rosto sobre nós? O que quer isso dizer? Por acaso não somos nós que criamos e projetamos nossa própria divindade?
Cada pessoa "constrói" o seu próprio deus. Temos uma projeção do deus que criamos; fruto de nossa imaginação. Cada um tem o seu próprio "Deus". Existe o deus do católico, o deus do evangélico, o deus do espírita, o deus do gnóstico e por aí vai...
Além do mais, temos nosso "deus" individual, que é resultado de nossa história, nossas experiências, nossos traumas, nossos temores, nossas culpas e por aí vai...
A religião tambem não é uma uma fábrica de projeção de uma divindade, fruto da imaginação cultural e histórica de um povo?
Conheço pessoas que criaram o seu "deus" parecido mais como a criatura do Dr. Frankstein, que vai sendo formado de pedaços de cadaveres de seres humanos de todos tipos e das mais variadas características. Alguem que passa pelo budismo e "pega um pedaço" daquela divindade ali adorada. Passa pelo catolicismo e pega mais um pedaço do "deus" dali. Passa pelo pentecostalismo evangélico e pega um pedaço do "deus" cultuado ali, e por aí vai...
Misturando a tudo isso "pedaços" do seu próprio deus imaginário. E o monstro vai sendo criado e tomando forma as mais bizarras possíveis.
O sujeito entra num shopping com um cinturão carregado de bananas de dinamites e afirma que "Deus" o escolheu como instrumento de justiça. A Aids é castigo de "Deus"! O Tsunami que matou milhares de vidas foi a cólera de "Deus". O acidente de automóvel, onde um dos motoristas estava embriagado, foi "permissão de Deus", o avião que caiu? foi Deus que tinha "um plano". O estudante que mata colegas na faculdade e depois se suicida, deixa uma carta afirmando que "Deus" o levou a fazer aquilo. Lembra do Tribunal de Deus da "santa Inquisição"? E as Cruzadas? E a invasão no Iraque?
E por aí vai...
Então o salmista pede: "projeta a Luz de seu Rosto em nós!" para que se conheça na terra o Seu caminho.
Que minha divindade não seja uma produção humana de minhas emoções, psiquê, religiosidade, cultura e sim uma projeção que venha de Ti! O DEUS UNICO e verdadeiro revelado em Jesus. Porque segundo Jesus, quem vê Ele vê o Pai". É este Deus que projeta sua imagem em nós e que é invocado pelo salmista.
Fora o "deus" Frankstein!
Fora o "deus" imaginário!
Fora o "deus" dos católicos!
Fora o "deus" dos evangélicos!
Fora o "deus" dos mulçumanos!
Fora o "deus" projeção de minhas idéias!!
Que Deus replandeça a luz de seu rosto em nós, para que se conheça na terra o seu caminho e as nações conheça a Sua salvação!"

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...