quinta-feira, 27 de março de 2008

Algo muito sinistro

No lugar onde eu moro, há quase em todas as casas muitos cachorros pela vizinhança.
É comum eu perder o sono bem no meio da madrugada. Acostumei-me com isso. Às vezes levanto-me para ler, orar, assistir um filme ou algum documentário ou levanto inspirado para escrever alguma coisa. Entretanto, algumas vezes, fico deitado em minha cama, imóvel, observando o "som" da madrugada. Tento captar no silêncio da madrugada os ruídos característicos daquilo que é tão singular numa hora como essa.

Há algo muito estranho no entanto que vem me chamando a atenção.
Voltando ao assunto dos cachorros da vizinhança, que de repente, se comportam de maneira muito perturbadora. Eles latem, uivam e se assustam como se ouvissem, ou sei lá, algum deles "vissem" alguma coisa que os provoca ou lhes perturba profundamente em determinada hora da noite.

Dizem que os cachorros, gatos e alguns outros animais possuem capacidade auditiva muito mais aguçada do que os humanos. De fato, eles possuem vantagens sensitivas (visão, olfato, paladar e audição) em maior vantagem do que os humanos, prova disso são os cães usados pela polícia e pelas forças especiais em combate a tráfico de drogas, pessoas desaparecidas etc...

Acredito que eles possuem tambem algum sentido metafísico que conseguem captar no plano espiritual vibrações que nós humanos não conseguimos perceber, mesmo no silêncio da madrugada quando a maioria de nós dormimos e roncamos.

Há um episódio na Bíblia onde um jumento amedrontado via um anjo e congelado não conseguia sair do lugar, porém o profeta que ele carregava, nada via.

Às vezes sou acordado no meio da noite pelo sonido uníssono da cachorrada latindo ou uivando de forma dolorida.
Será que algum demônio perturbou algum deles? Pensou eu.
Será que alguma "alma penada" apareceu a algum deles? Será que algum deles ouviu o dono chamar seu nome estando já a algum tempo morto?
Fico ali no escuro do meu quarto tentando decifrar as tristezas caninas...
Quem sabe uma potestade espiritual está encima de algum poste observando sua província ou andando pelo meio da rua naquele momento sendo vista por algum cachorro vidente?

Parece gozação...mas é sério!

Quem sabe há uma reunião demoníaca em torno da vizinhança garimpando os pesadelos, os terrores noturnos, as perturbações mentais que não cessam nem mesmo a noite, dos moradores locais?

Ou ainda uma reunião, uma assembléia angelical decidindo como mudar os fatos que acontecerão num determidado lugar daquela região onde demônios se preparam para causar uma grande tragédia na vida de pessoas que por ali passam?

Sei que posso estar sendo extremamente imaginativo , mas a Bíblia não descarta tais possibilidades.

Parece brincadeira...mas é sério!

quarta-feira, 19 de março de 2008

Desisti da tentativa de querer agradar a Deus!

É verdade.
Joguei a toalha. Pendurei as chuteiras.
Descobri que Deus não pode e não quer ser agradado do jeito "que me ensinaram".
Deveria ter percebido isso antes. Está tão claro no Novo Testamento.
Só tem uma maneira pela qual ele se sente agradado por nós. O jeito d'Ele.

"...ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça;..." (Romanos 4:4-5).
Entendeu este ponto?

E quando você é um "pastor" assalariado, por questão de consciência, a coisa fica pior ainda, pois aí você é "obrigado" orar todos os dias, jejuar sempre, fazer vigília pelo menos uma vez por mês, tratar bem a todos, inclusive os mais difíceis de tratamento. Aprende-se sobre a importância de "dar frutos" (leia-se "ganhar almas"), tornando-se uma "obrigação" (leia neste caso, que o ganhar almas é trazer pessoas para a "igreja"). Não dar o dízimo é pecado quase imperdoável. Ter uma vida moral perfeita. Ter uma familia perfeita, no caso do pastor, isso é ingrediente indispensável para o "sucesso ministerial", mesmo que seja só fachada.

Ler a Bíblia mais do que todo mundo é algo que não pode jamais ser negligenciado, mesmo sendo letra morta. Ele é o "cara" que tem que ter todas as respostas. Fazer visitas sempre, (apesar que isso tem sido substituído pelo "gabinete pastoral") é muito importante manter todos da igreja sabendo que o "pastor dá plantão" na igreja.(ele tem que justificar o salário bem pago! O carrão, a casona, a roupa impecável, os filhos na escola particular!)

A Bíblia, neste contexto, serve como manual para se extrair dela mensagens, inclusive, somando à uma "performace" no púlpito no domingo (é o culto mais cheio da semana) bem carismática mostrará quão "ungido e inspirado ele está".
Nossa! esqueci alguma coisa??
Muitas outras coisas relacionada a "santidade":
Não fume. Não beba. Não dance. Não se envolva com o "mundanismo". Não vá em festas mundanas. Não use roupas mundanas. Não falte da igreja jamais para ir tomar um banho de praia ou cachoeira. Não ouça músicas "mundanas". Não tenha amizades com "mundanos". Não namore mundanos. (Mas de que mundo estão falando?)
Não tenha problemas conjugais. Nunca.

É óbvio que estou usando minha trajetória cristã como exemplo do que venho escrevendo, mas no caso do crente "comum" as exigências tambem existem como máxima de "serviço para Deus".

Dentro deste mundinho "evangélico" a gente pensa estar agradando a Deus quando preenchemos todos os requisitos. Mas olhe para tudo isso e veja se existe algum paralelo disso nos evangelhos e nas epístolas?!
É o mundo de Matrix eclesiástica.

Mas Jesus diz que o Evangelho é VIDA!
Os parâmetros do Evangelho são outros!
Por isso há muita religiosidade hipócrita em nós e pouca vida!
Há pouca unidade entre nós e muita, mas muito mais divisões do que se imagina!
Há divisões até dentro das próprias denominações. Crentes da mesma denominação não se amam! Começando dos "pastores"!
Há muita ganância por poder, dinheiro, conforto e segurança.

Cansei disso!

Mas é claro!! A árvore só pode dar fruto de acordo com a natureza dela!
Observe o cristianismo que prolifera por aí.
É tudo muito profissional. Muita performace. Muita fachada. Muito plastificado e sintético.
Cansei-me disso. Joguei a toalha. Não quero mais andar por este caminho.
A vida é muito curta para se continuar perdendo tempo.

Descobri que no Caminho da Graça não há nada a ser feito para Deus. Só há vida a ser vivida.

O evangelho é vida! Não é culto de final de semana. Não é reunião de oração no meio da semana. É muito mais do que isso.

Hoje só descanso na Graça. Só dependo da Graça.
E preciso mais?

sábado, 15 de março de 2008

Dá para se libertar do passado?

Dizem que o passado deve ficar no único lugar que sobra pra ele: no passado.
Mas será que é possível se livrar do passado assim tão fácil?
Meu presente é inevitalvemente fruto de meu passado.
O passado já foi presente, e num dia destes seu futuro será tambem seu passado.

O ser humano é tridimensional. Ele carrega consigo o passado, o presente e o futuro dentro dele.
Não há como se "desligar do passado", uma vez que seu presente é um dos pontos da trilha de um passado que ficou para trás. Seu caminho é um só, pois seu tempo de vida nesta terra é linear.
Bom seria se pudéssemos "pular" de um tempo para o outro como as crianças que brincam pulando "amarelinha".

Sei que devemos nos esquecer das coisas que ficaram para trás. Mas como se faz isso quando seu presente foi comprometido pelo seu passado? Quando seu presente está comprometido, ou foi prejudicado por crenças irredutíveis das coisas pelas quais foram vivenciadas no passado e na linearidade da vida foi você trazido exatamente no lugar em que se encontra hoje?

Seria bom se pudéssemos voltar no tempo e concertar coisas que estragamos. Escolher aquele caminho que desprezamos. Agarrar aquela oportunidade que deixamos passar. Absorver de volta aquela situação que poderia ser evitada. Calar-se no momento em que proferimos palavras que mudaram o curso das coisas.

Só que isso não pode ser feito!
Voce até pode recomeçar, mas não há como recuperar o tempo que ficou lá atrás.

O passado já foi presente!
Então, se voce não consegue recuperar o passado, TE PERDÔE POR ELE!! Te perdôe AGORA!
É a coisa mais sábia que voce pode fazer no presente: Perdoar VOCE pelo seu passado!
Perdôe seu passado, pois Deus já O pedoôu por ele. Aplique um poderoso perdão em cima de VOCE mesmo!
Vai TE perdoando sempre que ele (o passado) quiser atrapalhar.

Creio ser esta a melhor maneira de lidar com as lembraças amargas das coisas que nos arrebatam a mente quando o passado nos assalta o presente. É infringir sobre mim mesmo um sólido perdão!
Quem mais poderá fazer isso por você se não fôr você mesmo?

Gostaria de ser como Deus (nesse quisito!) de aplicar uma amnésia perfeita em meus erros do passado, mas não sou Deus, sou humano, e o tempo de vida que vivo é linear, por isso devo me perdoar sempre por ele.
E perdoar a si mesmo implica em não mais sentir culpa pelo passado.
Libertar-me da culpa significa que fui perdoado

"esquecendo das coisas que atrás ficam prossigo para aquelas que estão diante de mim".
Hoje só entendo que consigo avançar de fato quando ME perdôo sempre!
Preciso entender que, além de Deus, eu preciso me perdoar...

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...