sexta-feira, 30 de maio de 2008

A Graça do Evangelho Eterno

A Graça do Evangelho Eterno

" e vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, a toda nação, tribo, e língua e povo. (Apocalipse 14:6)

Às vezes temos a impressão que o evangelho começou com o livro de Marcos, Lucas, Mateus e João, e que antes disso não havia nada a respeito do evangelho. Parece que o apóstolo Paulo foi quem conseguiu decodificar o evangelho para os gentios. Temos a impressão de que o evangelho dependia das boas intenções dos apóstolos que ficaram em Jerúsalem para poder proclamá-lo à todas as nações. É
verdade que há uma participação fundamental dos apostólos e de Paulo em relação as doutrinas que foram ensinadas à Igreja.Mas que "novo testamento" eles usavam se ainda não havia um Novo Testamento na forma de um livro como nos dias de hoje? Gutemberg não havia ainda inventado a imprensa? Os copistas eram caríssimos e a prórpia dificuldade de levar volumes de rolos de pergaminhos sabotava a própria vantagem de carregá-los? Além do mais os rolos sagrados ficavam guardados nas sinagogas.

"Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina..." (Efésios 2:20)

O Evangelho é eterno, como o Cristo que é o Cordeiro e que foi crucificado antes da fundação do mundo, tambem é eterno. Alíás, não existe evangelho sem o Cordeiro que foi nele feito a centralidade da mensagem eterna. O evangelho só existe em razão do Cristo Eterno que foi crucificado ainda antes da fundação do mundo.

O anjo do apocalipse saiu para anunciar o evangelho eterno. O que é eterno?
Aquilo que não tem principio e nem fim!

Então o Evangelho existe desde antes de todas as coisas e existirá para toda a eternidade. Tanto a criação do mundo em Gênesis já estava "debaixo da Graça do Evangelho" e que tudo o que aconteceu dali para frente tinha o evangelho eterno como pano de fundo do mistério de Deus na história (Romanos 16:28), como daqui à um trilhão de anos, o Evangelho do Cristo crucificado será a razão existencial do novo Ceu e da nova Terra.

O Evangelho é algo muito imenso em sua altura e profundidade, largura e comprimento para caber em nosso cúbiculos religiosos e em nossas catedrais minúsculas de pedras e nossas humanas e famigeradas denominações. Muito misterioso para caber em nossas teologias sistemáticas e em nossos cursos de doutorados em divindade.

Só que tem um detalhe...a compreensão dele salva!
Ele é tão poderoso que acreditar nele abre o infinito coração de Deus!

Salva na beira de um poço! (João 4)
Salva dentro de uma carruagem! (Atos 8)
Salva dependurado numa cruz! (Lucas 22)
Salva qualquer um que creia!

Pode ser uma prostituta!
Um fariseu!
Um ladrão!
Um homossexual!

"Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,
Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;
Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém." (Romanos 16:25)

Há uma diferença entre a palavra escriturística de Deus (a Bíblia), e a palavra eterna de Deus. A Bíblia tem a palavra eterna de Deus, mas não é toda a palavra eterna de Deus. Deus não começou a falar só a partir dos escritos, borrões e símbolos encontrados nos interiores das cavernas do mundo antigo. E muito menos a partir da criação das máquinas de imprimir inventadas na Alemanha de Lutero (Gutemberg).

Ou como foi que Deus falou com Caim?
Como foi que Deus falou com Abrão?
Eles "leram" as palavras de Deus numa tabuinha de argila?

Que "evangelho" Paulo "lia" quando pregava nas praças e cidades por onde passava, sendo que nenhum evangelho (escriturístico) ainda havia sido escrito, seja por Marcos, Lucas, Mateus ou João?
É está compreensão que falta no povo evangélico que carrega a Bíblia debaixo do braço mas não ouve a palavra de Deus. Dizem ser o povo do livro sagrado e ter a Bíblia como única regra de fé (bibliolatria) onde a letra mata e não produz vida.

O Evangelho independe de qualquer criação ou criatura humana.

Quer se tornar um filho de Deus?
Creia no Evangelho de Jesus Cristo!

Algo além disso é pura idolatria.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Pra que serve a "Marcha para Jesus"?

Esta semana (26-05-2008) o Jornal da Globo está apresentando uma série de reportagens acerca da situação e das condições em que se encontram os presos e os encarcerados que estão cumprindo penas no presidios, cadeias, cárceres e prisões por este imenso Brasil.

O apresentador, âncora do Jornal da Globo, advertiu os telespectadores que teriam que ter estômago para poder acompanhar o documentário, pois apareceria cenas fortíssimas dos porões e do submundo do sistema carcerário brasileiro. A principio achei que ele estava usando a estratégia comum dos apresentadores para chamar mais audiência, mas na medida em que as cenas mostravam a situação dos presos superlotando as cadeias e as celas imundas e desumanas para sobreviver no cumprimento da pena imposta pela "justiça" brasileira, fui sendo impactado pelas imagens e por uma série de pensamentos e sentimentos em relação a minha participação nesta sociedade desumana e como alguem que professa o nome de Jesus e de Deus.

Onde está a Luz do mundo? Onde está o sal da Terra?

Um padre que ministrava a palavra de Deus do lado de fora dos cubículos lotados de presos e que por medida de segurança tinha quue ficar à uns bons metros de distância das grades, foi entrevistado pelo repórter com a pergunta: se era fácil de ministrar a palavra de Deus para os presos naquela situação? A resposta do padre surpreendeu-me: "não é fácil ministrar a palavra de Deus para os que estão LÁ FORA, os que se dizem católicos e evangélicos e que nada fazem para mudar a situação dos que estão aqui do lado de dentro!" E continuou ele: " onde estão os cristãos católicos e os evangélicos que dizem amar o próximo como Cristo amou?"

Dentre outras coisas que ele disse para o repórter, estas perguntas ficaram sem respostas.
Aí eu pergunto:"pra que servimos nós?"
Que cristianismo é esse que nós estamos vivendo?. Onde estão os bem-aventurados que são perseguidos por causa da justiça?

Coincidentemente no final de semana, ou seja, no feriado de sexta-feira (corpus Cristhi), milhares de católicos foram realizar suas procissões pelas ruas de diversas cidades brasileiras e no sábado os evangélicos realizaram a "Grande Marcha para Jesus"
Marchar pra quem?

Fica aí então um quadro bastante trágico da religiosidade ilusória em que vivem os "cristãos" deste país!

E o que dizer do sistema educacional público deste país que está falido?
Por que não fazer uma marcha de protesto (pacífico) contra o governo que trata com descaso a saúde pública? Pessoas têem que esperar meses nas filas e nos corredores dos postos de saúde e hospitais para serem atendidas!

Marchar pra Jesus e procissão para o Senhor Morto, pra quê?

Por que não marchar em favor dos milhares de aposentados e idosos que recebem uma migalha salarial por mês?

E o tráfico de drogas e a violência generalizada que toma conta do país?
Não há nenhum cristão marchando em protesto contra isso?

Não há nenhum protesto dos padres e nem dos pastores reunindo multidões para concientizar o povo alienado de tudo isso?? Líderes alienantes e alienados.

Mahathma Ghandi que nem era cristão, libertou a Índia do Império Inglês através de seus protestos com a não violência!
E Martin Luther King seguindo o mesmo exemplo usou seu rebanho e sua influência para boicotar o uso do transporte público e com isso chamar a atenção do governo contra o racismo!

Pra que servimos nós?
Pra que serve a Marcha para Jesus?

segunda-feira, 26 de maio de 2008

O sincretismo da Igreja Evangélica Brasileira



Para entendermos o "fenômeno evangélico no Brasil" é necessário entender as raízes originais na nossa colonização européia (catolicismo medieval português), numa mistura com povos indígenas, suas crenças e supertições e finalmente os negros escravos trazidos em embarcações da Africa mística e umbandista.

Nesta soma das três raças de onde se originamos como povo brasileiro, o produto final é um povo com alma extremamente superticiosa e espiritualista.
A alma do povo brasileiro em sua essência é naturalmente voltada para o mundo do místico, da magia, da simpatia e da crendice. Isto está latente na natureza da raça do povo brasileiro.

O caminho da magia, do místico, da crendice é o caminho mais rápido e ilusório para resolvermos os problemas complexos da vida.
Na cultura católica medieval, nos cultos africanos e nas danças embaladas pelas batucadas dos tambores indígenas, o meio mais fácil de resolver situações complexas foi acreditar no poder dos amuletos, nas danças aos orixás ou nas magias dos pagés. Todas estas expressões ameríndias tem hoje seu equivalente na atual "igreja evangélica brasileira". Os líderes evangélicos perceberam isso e aplicaram "biblicamente" os símbolos e as expressões culturais dos judeus em substituição àquilo que sempre esteve impregnado na alma do povo brasileiro.

Hoje em dia se pratica as mais absurdas e ridículas campanhas e cerimônias corroborando aquilo que está latente na alma do povo brasileiro, seja ele evangélico, católico ou espírita.
Os apelos são os mais variados. Os artefatos mágicos são os mais diversificados: o sal grosso, a água do Jordão, o corredor da bênção, o manto sagrado de Jesus, a arca da aliança, o lenço ungido, a trombeta de Jericó, a cruz de cristo, a porta aberta, a rosa ungida, o óleo de mirra, ufa! Haja criatividade. No entanto, o princípio de afastamento do verdadeiro evangelho permanece e a opção pelo caminho mais fácil e mágico permanece!

Não há libertação verdadeira da mentira. Até mesmo os grupos mais conservadores podem não usar tais meios , no entanto, sempre há um espírito superticioso alegando não haver salvação fora da igreja ou da doutrina da igreja, ou da teologia da igreja, ou da autoridade dos líderes da igreja, enfim substituíram os amuletos ridiculos por outros mais sofisticados,mas a crendice permanece.
O evangelho de Cristo não é suficiente para a salvação.
A graça precisa de "apoio" para poder ser eficaz.

Os gálatas, a quem Paulo advertiu, são "inocentes" diante de tanta mistificação e negação da graça ao qual presenciamos nesta religiosidade atual do povo brasileiro.

Reinaldo de Almeida

A Marcha para Jesus

NÃO PRECISAMOS DE MAIS UM FERIADO RELIGIOSO EM NOSSO PAÍS

Precisamos sim, fazer de cada dia, dia de serviço à Deus e às pessoas.

NÃO PRECISAMOS SER O MAIOR PAÍS EVANGELICO DO MUNDO

Precisamos sim, ser um país justo que valorize às pessoas de um modo que a imagem e semelhança do Criador seja restaurada em cada cidadão brasileiro

NÀO PRECISAMOD DE DECLARAÇÕES PROFETICAS

Precisamos sim, de pessoas que vivam de tal modo a FÉ CRISTÃ, que resulte em transformação da realidade brasileira.

NÃO PRECISAMOS DE MARCHAS DE MILHÕES EM UM SÓ DIA

Precisamos sim, de milhões de pessoas em cada dia servindo com amor ao outro em todos os lugares deste país e do mundo.

NÃO PRECISAMOD DE “MONTANHAS DE SAL” SOB HOLOFOTES

Precisamos sim, do sal diluído de um modo que desapareça entre milhões de pessoas, mas, que o resultado seja uma sociedade com sabor de dignidade.

NÃO PRECISAMOS DECLARAR QUE JESUS É DONO DE ALGO

Precisamos sim, viver desejando ser tão parecido com Ele, que fique claro para todos que pertencemos à Ele.

NÃO PRECISAMOS DE COREOGRAFIAS SANTIFICADAS DE PALCO

Precisamos sim, de gente que vive no chão da vida, sob quaisquer circunstancias, o evangelho e todas as suas implicações.

NÀO PRECISAMOS IMPACTAR PELAS ESTATISTICAS

Precisamos sim, impactar pela solidariedade, que nos impulsione a radicalizar no amor, na graça, no perdão, no serviço ao outro.

autor: Carlos Bregantim

segunda-feira, 12 de maio de 2008

O problema da Educação no Brasil

Normalmente se pensa que o objetivo da educação pública é encher os mais jovens de conhecimento e despertar a sua inteligência, tornando-os assim capazes de desempenhar as tarefas da cidadania de forma esclarecida e independente. Nada poderia estar mais longe da verdade. O objetivo da educação pública não é propagar o conhecimento, é reduzir o maior número possível de indivíduos ao mesmo nível; é cultivar e treinar uma massa de cidadãos padronizada, suprimindo a discordância e a originalidade. É este o seu objetivo nos Estados Unidos, não importa o que digam os políticos, pedagogos ou outros charlatões dessa ordem; é esse o seu objetivo em todo lugar.

H.L. Mencken

Envergonha-me que tantos de nós não sejamos capazes de imaginar um modo melhor de fazer as coisas do que trancar as crianças o dia inteiro em cárceres, ao invés de deixá-las crescendo conhecendo suas famílias, mesclando-se com o mundo, assumindo responsabilidades reais, lutando para serem independentes e confiantes e livres.

John Taylor Gatto

Os milhões de dólares que dedicamos cada ano à educação do ensino médio são, em sua maior parte, gastos no retardamento da inteligência, no desencorajamento da eficiência, no atrofiamento do caráter.

Bernard Iddings Bell (1949)

A questão do Sistema Educacional no Brasil está falido. Não funciona. Nunca vai funcionar.
Só que falar desse jeito parece um sacrilégio. Uma falta de respeito com as "mentes" brilhantes que configuram o modelo que se administra a nossa Educação em nosso país.
É uma "vaca sagrada" intocável!

De onde tiramos este modelo?
A quem ele beneficia?
A quem ele interessa?
Certamente não aos alunos e não à Sociedade Brsileira como um todo.

Continua...

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...