quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Deus dos fracassados

Estes dias ouvindo um famoso pregador eletrônico chamando um outro pregador, outrora, também eletrônico, mas que depois de uma "queda" no casamento e então distituído de todo o glamour resultante das luzes ofuscantes da televisão, de fracassado, adúltero e ministério falido.

Aquilo fez-me pensar nos "fracassados" da bíblia. Aliás, quais critérios foram usados por tal pregador para considerar o colega seu de caminhada cristã de fracassado? O que torna uma pessoa bem sucedida e a outra fracassada diante de Deus?

Parece que Deus, na bíblia, vai até as últimas consequências, antes de considerar uma pessoa fracasso difinitivo e então desistir dela.
Vejamos alguns personagens:

Adão, Caim, Abrão, Jacó, Noé, Moisés, Arão, Davi, Sansão, Manassés, Jonas, Pedro, Marcos. A lista é grande.

A verdade é que estou usando os mesmos critérios pelos quais o dito cujo pregador usou!

Adão foi o primeiro a fracassar, alías, ele é o maior fracasso da história humana, no entanto, Deus se apiedou dele cobrindo-o com pele de um animal sacrificado, assim a sua nudez foi desfeita. Paulo na carta aos Corintios dá entender que ele foi salvo pela Semente da mulher.

Caim foi o primeiro assassino. Fracasso total. No entanto Deus trata-o de maneira extremamente benevolente, dando-lhe até um sinal de proteção para que ningúem se vingasse dele por causa de Abel. Se ele está no céu eu não sei, mas sei que Deus foi muito gracioso com ele.

Abraão, dentro do critério de tal pregador, foi um candidato a corno, medroso e incrédulo. Ordenou que Sara mentisse para Abimeleque só pra livrar o pescoço, entregando-a de bandeja para o rei cananeu. Sorte dele, o rei não quis, pois o rei pagão temia muito mais a Deus do que o próprio Abraâo que só não dormiu com Sara porque Deus não deixou. Depois vacilou na fé, dormindo com a empregada na tentativa de dar uma "mãozinha" pra Deus. Gerou Ismael.

Noé "caiu da fé" depois do "pórre" que o tornou uma vergonha diante dos filhos. Ficou bêbado logo depois da aliança que Deus fez com ele. Não entendeu nada...o pior que naquele momento ele representava a "nova" raça humana. Imagine se encontrássemos ele bêbado e pelado por aí...

Jacó foi, entre os patriarcas, eleito fracasso numero "um" de Deus. A impressão que dá é que Deus estava de gozação naqueles dias. Deus chega a dizer em Oséias que escolheu Jacó e rejeitou Esaú! O sujeito é um enganador até não poder mais. O nome dele diz tudo: enganador. Enganou o irmão, enganou o pai, enganou o sogro. Dar o golpe é com ele mesmo!

Moisés matou um egipcio e tentou esconder o corpo na areia do deserto. O C.S.I ia encontrar de qualquer jeito!
Fugiu das consequências.
Logo depois a própria esposa chama o homem de sanguinário. Péssimo testemunho dentro da própria casa.
Mais tarde, bem depois, resolve casar com uma mulher "pagã", que além do mais, era uma negra cusita que nem seus próprios irmão enguliram. Mas, a gota d'água foi ele perder a estribeira na hora que não devia. Por causa de seu ataque de ira foi proibido de entrar em Canaã.

Bem Arão fracassou duas vezes, no mínimo duas pelo que sabemos, porque há algumas vacilações quando ainda era escravo no Egito, mas vamos dar um desconto. Uma foi no episódio do bezerro de ouro. Idolatria e covardia pura e outra foi na fofoca com sua irmã Miriã. Veja bem, estou usando critérios do tal pregador-acusador que mencionei...

Estas falhas são falhas de caráter. Embora nem todas tenha conotação sexual, no entanto, diante de Deus, todos são passíveis de condenação e juízo! O interessante é que Deus não cataloga pecados, os homens sim.

Os homens gostam de dizer o que é pecado grave, pecado bom e pecado ruim. A religião inventou isso e a Igreja evangélica e sua liderança embarcaram nessa canoa furada.

Os líderes religiosos sabem que a sociedade e as pessoas são preconceituosas com as falhas de carater de natureza sexual e usam isso em benefício próprio, só que o roubar, explorar a fé das massas, matar, mandar matar, caluniar, difamar, cobiçar, mentir em nome de Deus, puxar o tapete do oponente, disputar política seja ela no mundo secular ou religioso em causa própria e muitas outras coisas mais também é pecado levam os homens ao fracassso.

Deus não desiste dos fracassados, pois caso contrário ele teria desistido do mundo inteiro. Se não fosse sua Graça e Seu amor já teríamos todos, sem exceção, fracassados para sempre.seja eu, você ou até mesmo o coitado do pregador mencionado no inicio do texto, já estaríamos todos no inferno!

Graças a Deus que para Ele não existem fracassados, enquanto não se desista d'Ele

domingo, 21 de setembro de 2008

Os milagres e a Igreja Apostólica da vó Rosa.





 “Explico-lhe que Consolador seria um Santo formado aqui na Terra por Jesus e que aprenderia com Ele, entretanto, o Espírito Santo é o Espírito do Pai e que inspira o próprio Deus, Jesus e todos os Santos, é superior a todos, Jesus aprende com este Espírito e não é Jesus que iria ensiná-lo”, afirma o Primaz Irmão Aldo, por correspondência a mim, em 19 de novembro de 2008.
Na Bíblia não é revelado ou encontrado o nome da Santa Vó Rosa anunciado como Espírito Consolador, para não causar confusão ou charlatarismo e não poder ninguém auto-dizer-se Consolador. Assim também aconteceu com Jesus, seu nome não foi anunciado no Antigo Testamento, foi anunciado apenas quem Ele seria: O Messias, O Salvador... Somente quando o anjo anuncia à Maria Santíssima e à São José é que sabemos o seu nome, exatamente para não acontecer charlatarismo, o mesmo acontece nos tempos presentes com a nossa Santa Vó Rosa, o Outro Consolador da promessa de Jesus!

Os milagres e a Igreja Apostólica da vó Rosa.


Hoje em dia é muito comum as igrejas evangélicas que aparecem na televisão usarem muito os testemunho de milagres e curas que acontecem em meio as orações "fortes", para poderem "provar" que Deus está presente em tal igreja.


A mensagem subliminar (num nível inconsciente) que seus líderes pretendem transmitir para os telespectadores é que o público deve continuar enviando suas ofertas para o programa, pois afinal de contas Deus está alí operando, caso contrário não haveria tantos testemunhos de milagres, em outras palavras, que os milagres autenticam a preseça de Deus e a aprovação de Deus para aquele determinado programa (ou igreja), então segue-se a lógica de que se você contribuir financeiramente para eles, Deus estará abençoando você!


Aliás, hoje em dia, toda sorte de esquisitices, estranheza, manipulação oral (profética), abuso espiritual e religioso é aprovado e autenticado por Deus por meio do milagre, pois se o milagre está acontecendo é porque Deus está "abençoândo".


São os testemunhos de milagres que "provam" que Deus está com eles.
Isso tem sido usado pela igreja evangélica, pelos católicos carismáticos, pelos espíritas kardecistas e macumbeiros, pela Seicho-no Iê e por tantos outros grupos religiosos como prova de que as pessoas estão no lugar certo, seguindo o caminho certo.


Mas, será?


Uma noite dessas estava voltando de São Paulo e de dentro de meu carro procurava no rádio uma estação onde pudesse ouvir uma música, notícia ou algo interessante. Por volta das 23:00hs, noite de sábado, entre tantas frequências que já havia experimentado, por um acaso parei na 95.7 Fm, então o locutor, numa voz pesadamente silábica, lia as cartas onde as pessoas davam o seu testemunho e o seu depoimento do milagre, da cura e das graças alcançadas por meio do Mediador Aldo (bispo primaz, ou seja lá quem fôr!) e das intercessões celestiais da divina vó Rosa!! 


Resolvi escutar o programa da "igreja Apostólica da vó Rosa" até o final. O apresentador do programa prosseguia afirmando os grandes milagres que tem ocorrido na dita cuja igreja da vó Rosa, reiterando o poder do santo apóstolo e bispo primaz Aldo e das consolações e iluminação divina da poderosa Mãe e rainha dos céus vó Rosa, onde ela, o Deus pai, Jesus Cristo e o santo anjo Aldo estão incessantemente abençoândo todos aqueles que fazem parte da Igreja apostólica vó Rosa.


Seria cômico se não fosse trágico!


Pra quem conhece um pouquinho das cartas de Paulo e dos Evangelhos, sabe que tais afirmações são escancaradamente um grande engano desta tal Igreja da vó Rosa.

Dá pra condená-los?


Mais trágico ainda, porque é a mesma linha de pensamento das igrejas evangélicas pentecostais!
O princípio aplicado é o mesmo: Os milagres, as curas e as revelações proféticas autenticam que Deus está conosco e com o nosso ungido bispo e apóstolo!


A divinização do líder, as curas, as afirmações dogmáticas sobre o grupo, a "doutrina verdadeira" revelada pelo "espírito santo", a música pedante do grupo, tudo isso se assemelha muito com outros grupos religiosos.


Milagres, curas, revelações proféticas são sinais evidentes de que um determinado grupo religioso é de Deus?

Se há milagres é porque Deus está presente?

Milagres e curas justificam todas as aberrações praticadas em nome de Deus?
São os milagres sinais categóricos de que o evangelho de Jesus está sendo transmitido?

Justifica as arrecadações abusiva das ofertas?


Bem, se sua respota é "sim" para todas as perguntas acima, é porque você não leu, e se leu, não leu direito, e se leu direito, é porque você não entendeu Mateus 7: 21, 22 e 23!


Reinaldo de Almeida

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O uso da Bíblia como na cartomancia

Estou estarrecido.
A Bíblia tem sido usada com o mesmo princípio que se opera na cartomancia (leitura de cartas do Tarô).


Tenho um programa de rádio aqui em minha cidade. Logo depois do meu programa, surgiu uma "profeta" que usa a bíblia aplicando o mesmo princípio que se aplica no esoterismo cartomante. Os ouvintes ligam pra ela, em sua totalidade "crentes" de várias denominações, principalmente os pentecostais, solicitando que ela lhes entregue uma "palavra de Deus" para aquela hora, para aquele dia, então ela abre a bíblia e no lugar onde cair seu dedo, na passagem bíblica ela lê e depois começa a "profetizar" sobre a vida da pessoa. Suas palavras são só de ameaças, medos e maldições e quando "profetiza" vitória faz sob a ameaça de que o ouvinte faça alguma coisa para Deus - ou melhor para a igreja da profetiza.

Eu sabia que as coisas poderiam piorar, no entanto, não imaginava que o movimento dito "evangélico" ia paganizar tanto. Até posso entender o manuseio incorreto da Bílblia por pessoas que a usam apenas para retirar delas mensagens para suprir uma necessidade de domingo à noite, por anos fiz isso também, porém, sempre entendi e respeitei algumas regras básicas de interpretação sem adulterar o sentido hermenêutico e exegético dos livros da Bíblia.

Hoje sei que nada disso é necessário.

Porém, o que vejo hoje, é um uso bizarro daquilo que originalmente prezava-se para não acontecer: a bíblia sendo usada como "amuleto" e como leitura "profética' para a vida das pessoas, isso pra o povo dito evangélico. Existem em muitas rádios evangélicas hoje, e isso com muito sucesso e solicitações, o momento em que o ouvinte menciona qualquer número e o "pastor' ou "profeta" seleciona em sua Bíblia o livro com o número solicitado e iniciando-se aí o "momento da palavra"; um tipo de "numerologia gospel", ou "roleta numérica", meio "bingo bíblico", com textos bíblicos préviamente selecionado pelo locutor e produtor do programa radiofônico, aí, em meio as línguas estranhas e ao "assim diz o Senhor" começam as adivinhações (tudo muito genérico!). Vi esta prática sutilmente se iniciar em algumas rádios no passado e hoje ela se tornou "sucesso" em qualquer programa evangélico. Nada mais triste e lamentável somando-se à este movimento-evangélico-pagão da igreja brasileira.

Sem dúvida, mais um ingrediente se misturando neste grande caldeirão de práticas bizarras do movimento evangélico-pentecostal. Lembra das "caixinhas de promessas"? virou coisa do passado.

Os esotéricos, pelo menos, são mais originais!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Potestade espiritual

Jesus disse que a vida é maior do que a comida e as roupas que nós vestimos.
Com ele também aprendi que a vida é maior do que o ministério!
Vivi a maior parte de minha vida pregando mensagens em púlpitos de várias igrejas. Posso dizer que, pela óptica antiga, "ganhei muitas almas", inclusive, muitas delas hojes são pastores de várias igrejas e várias denominações.
Sei que em tudo Deus dará um jeito.
No entanto, muita coisa tem mudado desde então.
Lembro-me de que quando me "converti", havia uma simplicidade nas igrejas e nos ministérios que estavam em vigência nos meus dias. Havia uma nítida possibilidade de que se poderia "aceitar" Jesus e depois ir para uma igreja. A mensagem da salvação era bem clara quanto à isso, tanto que havia até mesmo uma divergência entre o movimento protestante-pentecostal contra a igreja católica romana, pois a mesma, alegava e defendia a doutrina que não havia salvação fora da igreja católica.
Nós evangélicos, afirmávamos categóricamente, que "igreja" não salvava e sim Jesus.
É verdade que naquele tempo a igreja evangélica era o "zé povinho" e não havia essa enxurrada de programas e igrejas evangélicas na televisão. O tempo numa emissora de Tv era muito caro e as igrejas eram pobres e constituídas de gente pobre. Havia alguns tele-evangelista americanos, tipo, Rex Humbard e depois o Jimmy Swaggart , o Caio Fábio tambem estava com "Pare e Pense"e o Silas Malafaia com o programa "Renascer", só isso.
Então, nós pregavamos nas casas, nas feiras, nos sítios, nas praças anunciando Jesus como o Salvador de todos os homens. O movimento da glossolália estava invadindo a Igreja católica e os grupos carismáticos, que naquela época, tambem sofriam perseguições por parte da ala conservadora do catolicismo romano.
Mas uma coisa ficava bem claro em nossas mensagens: 'Igreja não salva" só Jesus salva!
Então veio a Igreja Universal com suas campanhas e correntes de libertação. Vieram as novenas milagrosas e os testemunhos televisivos de que a vida dos testemunhantes era uma miséria até "conhecerem Jesus na Igreja Universal". Logo após isso a Igreja Renascer veio arrebanhando os jovens drogados (o que foi muito bom!) com a musica gospel "eletrizante".
O interessante que nesta época o pastor Silas Malafaia tinha um programa na Tv que se chamava "Renascer" e as mensagens que ele pregava, meio que acompanhava o estilo de pregação do "zé povinho", embora naquele tempo, as Assembléias de Deus era radicalmente contra o crente ter Tv na casa. Conheci alguns crentes que escondiam a televisão dentro do guarda-roupa!
Mas de repente, a ênfase nos testemunhos não era mais a respeito de Jesus e sim a graça de ter conhecido "tal" igreja. O interessante que naqueles dias o "pastor" Macedo virou "bispo" Macedo e o "pastor" Estevam Hernandes virou "apóstolo" Estevam e sua esposa virou "bispa" Sônia. De repente um reboliço tomou conta de todos outros ministérios, e apesar das contestações do evangelista Caio Fábio e Silas Malafaia (este não muito convicto!) e companhia limitada, as mudanças começaram acontecer na mentalidade de muitos outros pastores que se sentiram ameaçados e com "dores no cotovelo" do que estava acontecendo. Um novo paradigma se formou no mundo evangélico. Lembro - me tambem que o Cáio Fábio ficou sendo uma voz de protesto contra os abusos da Universal, no entanto deixaram ele sozinho.
Nesta época, eu fazia parte do "maior ministério unido do Brasil", a denominação que havia "nascido no coração de Deus" e que por intermédio de uma revelação dada à uma mulher sobre a visão dos quatro animais, conforme revelado no Livro de Ezequiel. Só que este ministério tambem estava com "dores no cotovelo" e o seu presidente exigiu dos pastores na convenção que a partir daquele momento não poderíamos mais ficar na "lanterna" dos outros ministérios bem mais jovem do que o nosso! Era pra nós IMITARMOS ELES!! Crescimento a qualquer custo!
O que acontecia no ministério em que eu se encontrava, acontecia em outras denominações. Houve também uma mudança de mentalidade e no processo uma mudança da mensagem também...
continua...

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...