sábado, 29 de novembro de 2008

O difícil regresso do filho pródigo


Tenho pensado nas motivações que fizeram o filho mais novo da parábola contada por Jesus em Lucas 15, voltar para casa do Pai.
Phillip Yancey e René Kivitz colaboraram muito pra que eu pudesse olhar para esta história com muitas outras perspectivas e interpretações.
Acredito ter experimentado novas "conversões" com esta história. Olhando de uma maneira bem diferente daquela que costumeiramente ouvia nas pregações dos púlpitos das igrejas por onde passei.

Na parabola do filho pródigo, os dois filhos se encontram perdidos: um perdeu-se para o mundo e para aqulio que acreditava ser liberdade pra ele, o outro perdeu-se para a Lei ("...tenho trabalhado como um escravo para o teu serviço e nunca desobedeci nenhuma ordem tua..." v.29).

A situação de Romanos 7 deflagra muito bem essa duas experiências.

Portanto, na vivência de anos como "cristão evangélico", vivi esta experiência bipolar dentro de mim. Graças à Deus morri para as duas. Nenhuma delas pode me alcançar mais.

Porém, "a volta para o caminho de Casa" tem sido difícil, mas não troco o que vivo hoje em Cristo por mais nada que o mundo e a igreja (instituição) possa me oferecer! A revelação da Palavra da graça é inegociável para mim.
Mas a Casa do Pai para mim, para a qual estou voltando, e que nunca deveria tê-la abandonado, só tem sua fixidez em Deus e na simplicidade do Evangelho. E tanto um como outro, são Espirito. Deus é Espírito!

Na atual realidade "cristã evangélica", Deus tem um endereço, uma casa terrena (templo), um nome no portão da fazenda (denominação), um sacerdote-porteiro que se engana achando que tem o poder de "ligar e desligar" (o pastor), ali, Deus (o pai) tem hora marcada para ser encontrado (sic) e condições especiais para te aceitar de volta, ou seja, aquilo que hoje a igreja (instituição) interpreta na parábola do filho pródigo como sendo a Casa do pai (templo-denominação-pastor-liturgia), só veio acontecer a 300 anos depois que Jesus proferiu essa história, então, vou caminhando agora numa contra-cultura, que nesse caso, sinto enormes correntes de ventos contrários da religião institucionalizada. É um andar quase solitário.

"Quase" porque sei que tem muitos-alguns que estão caminhando também. E solitário como foi a volta do filho pródigo para junto da casa do Pai

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

DOUTORES DA LEI: A DOUTRINA DOS FARISEUS


DOUTORES DA LEI: A DOUTRINA DOS FARISEUS

Graça e Paz Caio,

Tenho visto aqui no site principalmente as cartas que enviam dizendo sobre os comentários que certos pastores evangélicos fazem a respeito do Caminho e não conseguir ficar em silêncio: É com grande alegria que leio, ouço ou vejo pessoas como o Mala Véia (digo, Malafaia), o Bolo de Gude (digo, bola de neve) e outros falarem que o Caminho da Graça ensina a doutrina de demônios.

De início já mostra claramente que o Caminho não faz parte deste saco de farinha podre que esta o evangelho evangélico e mostra também a diferença brutal do evangelho “traduzido” por eles, entre o real Evangelho de Jesus escrito através das Escrituras. A eles cabe a estrutura da Lei Mosaica com todos os demais implementos criados ao longo dos tempos e aprimorados pela cobiça, inveja, ego, poder, status... Quantas medidas provisórias foram editadas à Lei! É a evolução para os novos tempos! A remasteurizada Doutrina dos Fariseus vem com embalagem digna para o século 21, mas com conteúdo ainda mais devastador para o interior humano e sua consciência. A esses pastores chamo de Doutores da Lei que possuem o mesmo “biótipo” dos nossos empresários e políticos corruptos que, após criarem a lei, buscam brechas ou as criam a fim de satisfazerem seus próprios interesses. Exemplos são o que não faltam: Bezerra da Silva virou crente da IURD, porém continuou cantarolando suas músicas “mundanas”.

A IURD nunca falou nada, afinal a notícia da conversão de um Bezerra da Silva gera muito mais dividendos, certo? Pior fica o povo do Doutor É-dir-Doer (digo Edir Macedo) que continua dizendo que ouvir música que não seja evangélica é pecado.

Lembro-me da repreensão de Jesus aos fariseus de sua época (Mateus 23:13–36): “Raça de víboras!”, “Hipócritas!”, “Insensatos e cegos!”, “sepulcros caiados”. Dão ao povo um fardo, mas a si mesmo se isentam: a genuína Doutrina dos Fariseus.

Antonio Genaro (o Robin do Mário de Oliveira da Igreja Quadrangular) disse há um tempo atrás num noticiário local daqui de MG que não via problema em ganhar um super-salário na Assembléia Legislativa de quase R$ 90 mil (veja escândalos dos super-salários na Assembléia de MG). E há algo de errado nisso?! Errado só se outro fizer e ele não ganhar uma beiradinha.

Milagre precisa ter pirotecnia. É preciso dar uma ajuda pra Deus, afinal nem sempre Ele cura da maneira que dá mais ibope. Que o diga Jerônimo Onofre, o candidato a Robin da Quadrangular que em um dos seus cultos, chamou as pessoas que tinham o vício de fumar e as levou para o palco (melhor seria picadeiro neste caso) dando a cada uma delas várias gotinhas do “Óleo de Mirra Ungido em Israel” na língua. Depois acendeu um cigarro e foi passando de boca em boca, mandando que tragasse e que elas não agüentariam fumar. Eram quase 20 pessoas! O final foi esplendoroso: a “Oração Forte”. No palco (leia-se picadeiro) foi chamado um pastor todo vestido de branco (macumba?!) que começou a colocar as mãos sobre as cabeças e com frases do tipo: “vai cair, vai cair”, “vou soprar e você vai cair”... Levou muitos ao chão. Quando acabou não precisei ligar para o Mister M para me mostrar como funciona o show. Foi fácil: o óleo chamado de Mirra tem um gosto muito forte (ainda mais quando é colocado diretamente na língua), juntando com o “gosto” da fumaça do cigarro produz uma sensação de repugnância. As quedas com a “Oração Forte” acontecem com as pessoas mais sensíveis. É o princípio da hipnose que os pastores fazem curso para aprender.

Poderia falar mais, porém quem tem ouvidos para ouvir, ouça! Jesus é o mesmo ontem, hoje e será para sempre. Ele continua operando milagres, mas não monta uma tenda pra isso. Ele continua trazendo luz aos cegos, mas o cego precisa dizer: “Quero ser curado.” O cego precisa ter ação.

Voltando ao Mala Veia e ao Bola de Gude, os fariseus também falaram que Jesus expulsava demônios por Belzebu (o maioral do reino das trevas). Os fariseus viam Cristo como um rebelde criador de uma seita que estava libertando o povo da tirania da lei. Por isso, se intitulam o Caminho como uma concentração de rebeldes ou rebelados... Viva! E que eu viva a minha vida sendo este rebelde no Evangelho de Cristo, pois as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo.

No mais, mano (permita-me chamar-lhe assim) Caio continue contando com mais um rebelde-louco daqui de Minas. Um carinhoso abraço

Riva Moutinho

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O Deus ilegal, amoral, anti ético e politicamente incorreto: a liberdade de Deus

Existem algumas passagens bíblicas que só poderão ser compreendidas, se entendermos que não se analisa o comportamento de Deus conforme nossos critérios de moral e justiça.

A Bíblia diz que o trono de Deus está baseado na verdade. A verdade que não se traduz na moral, ética e legalidade criada pela sociedade humana.
É óbvio que a civilização humana criou leis e códigos morais de comportamento que coordena e controla a vida em sociedade.
Geralmente são leis éticas e morais necessárias para o bom convívio da espécie humana. Os animais não precisam disso, pois eles possuem instintos que para eles regem a preservação da espécie. Por isso, você não encontrará animais matando além daquilo que seus instintos de sobrevivência lhes impõe. Para eles, o instinto natural é lei.



Seres humanos precisam de leis; de um código de conduta moral e ético. Em razão de sua liberdade e capacidade de raciocinar, necessitam de um padrão moral de conduta e ética. A vida em sociedade seria impossível caso isso não acontecesse, ou melhor, a raça humana se auto destruiria se não houvesse leis que regessem a vida humana. Paulo diz em Romanos que "Todos devem se sujeitar ás autoridade governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus". Alíás, o texto todo do capitulo 13 aos Romanos aborda esta compreensão sobre as leis e autoridades humanas. É interessante que Paulo tenha escrito isso em relação as leis humanas quando vivia debaixo do Império Romano. Muitas das leis ainda hoje nos tribunais civis tem como origem e base o código de leis do Império Romano.



O problema nosso em interpretar certas passagens das escrituras e transformá-las em doutrinas é que Deus não "está debaixo da lei".

Estou chovendo no molhado?

Deus é o único ser livre (de fato) no Universo. Ele é a origem de todas as leis da criação. Ele estabeleceu Leis fixas para a preservação de sua criação. E nesse sentido, até para o diabo e seus anjos existem leis estabelecidas por Deus que eles não podem ultrapassar. Os homens tem suas leis, os anjos as suas, os animais as suas, os fenômenos da natureza tambem e até os "buracos negros" cumprem própositos divino em algum canto do Universo.



A base do juízo de Deus não é a lei, nem a moral e nem a ética. É a verdade.

Deus é a Verdade Absoluta. Ele julga com critérios da verdade. Por isso é comum encontrarmos no Canon Sagrado o conceito de verdade e mentira, luz e trevas, justiça e injustiça, pois para Deus o certo e o errado não se baseia em código morais e humanos e sim na prevalência da verdade, da luz e da justiça onde a graça e a misericórdia encontra lugar.

E por isso tambem encontramos Deus "atropelando" determinadas leis ou padrões de conduta na Bíblia. Porque nem todas as leis criadas pela sociedade humana, bem como conduta moral se baseia na Justiça, na Verdade e na Luz de Deus.

A ressurreição de Jesus "quebrou o selo" do Império Romano que estava na pedra de sua sepultura indicando que havia uma Lei muito mais sublime que prevalece sobre as leis da sociedade humana.

Com frequencia você encontrará Deus "desrespeitando" as leis no Antigo Testamento. E no caso de Jesus, pior ainda! Jesus quando discernia "maldade" em certas leis, a lei de Deus (com base na verdade do caráter de Deus) prevalecia sobre as leis dos políticos e religiosos. Por isso, quando uma vez solicitado pelo ladrão na cruz a respeito de Seu reino outorgou perdão e salvação ao ladrão, mas ao mesmo tempo, não o impediu de pagar pelo mal que fez a sociedade até a morte!

A Igreja jamais deveria usar a moral, a lei, a ética e o "politicamento correto" como condição para vivência dentro de suas paredes. Daí vem a preferência de Jesus pelos pecadores e sua antipatia pelos moralistas, éticos e legalistas.

Pra Deus o que vale é a verdade do coração, onde só ele pode julgar, e onde Sua Graça sempre pode encontrar espaço para a transformação.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Eu desisto!

Para uns, desistir é fácil.
Para outros, é a coisa mais difícil de fazer.

Tem gente que desiste fácil porque nunca lutou de verdade. Não tem consciência do que implica desistência, visto que, mudar de idéia, mudar de curso, mudar de opinião, é como trocar de roupa, é como trocar o canal da programação da televisão. Não houve sangue, suor e lágrima derramado. Faz parte da natureza, da índole da pessoa.

Suas idéias, planos e pensamentos pulam de uma base para outra com rapidez do efêmero.
Não há lamento pelo tempo perdido, dinheiro investido, energia canalizada, emoções envolvidas. Por isso, para este grupo de pessoas, o lamento do ser não faz sentido. As lágrimas no leite derramado é perda de tempo e doidice. As águas que passaram por debaixo da ponte, não merecem mais pesar.

Para pessoas assim o livro de "lamentações de Jeremias" não faz sentido estar no Canon Sagrado

E há um segundo grupo de pessoas: os teimosos!
Seja teimosia, seja perseverança, seja determinação, seja burrice. Tudo vai depender da situação e do anseio do objetivo que se persegue.

É muito comum (nestes dias de neurolinguisticas, pensamento positivo, ou até mesmo da "oração da concordância" - mais um termo e modismo inventado pelos evangélicos atuais!) sermos incentivados a nunca desistir. O que mais se ouve neste assunto é: nunca desista! Parece que se voce desistir, o inferno cairá em sua cabeça. Isso indicará falta de fé; sinal de fracasso e de derrota. É muitas vezes o que acontece.

"Não desista de seus sonhos!" - nos dizem.
"Nunca desista de seus ideais!" - nos afirmam.
" Eu venci, porque nunca desisti!" - é o testemunha da mulher em lágrimas do programa da televisão.

É verdade, existem coisas na vida pela quais nunca devemos desistir mesmo.

Sei que faço parte do grupo dos teimosos e que nunca querem desistir. Minha determinação é a minha virtude, e a minha teimosia é o meu vício. Andam de mãos dadas. Irmãs gêmeas, só que uma é do bem e a outra é do mal. Às vezes não sei mais quem é que está segurando em minha mão.

Só que existem situações onde a coisa mais certa a fazer é desistir.
Desistir e chorar.
Desistir e tomar outro caminho.
Desistir para não se perder de viver.
Desistir porque é a coisa mais saudável que se pode fazer a alma, a mente e ao coração.
Desistir porque Deus desistiu.

"What?" O quê? Deus desisti?
Que sacrilégio! Que ousadia dizer uma coisa dessa!

Há uma parábola no Evangelho ( Lucas 13:6) onde Jesus menciona um homem que desistiu. Desistiu de uma árvore que não produzia frutos. Havia três anos que o patrão vinha ali para colher alguns frutos e nada. Chegava todo esperançoso no ano seguinte e nada. Desistiu daquela árvore. Deu ordem para que a cortassem. Estava ocupando a terra inutilmente. Ocupava tambem o tempo gasto pelo empregado que se responsabilizou por ela. De fato, o empregado gastou tempo e energia com aquela árvore inútil.

- Pode cortá-la! Está ocupando espaço inutilmente!
- Corte tudo! Não deixe raiz e nem ramo!

É uma boa lição sobre desistência!
Quanta coisa ocupa nossa vida, nossos sonhos, nosso tempo, nossas energias, nossas esperanças inutilmente?

" A esperança demorada enfraquece o coração" Já dizia o sábio Salomão. Mas o que se espera e nunca chega e nunca chegará é própria morte em nós.

Mas existe um elemento emocional e sutil nisso tambem. Pode ser um elemento escravizador. Porque muitas vezes o desistir poderá criar um vazio, um ôco, um apelo psicologico e emocional para não mudarmos nossa maneira de vêr a vida.

A teimosia muitas vezes se traduz em comodismo. Não queremos desistir da árvore infrutífera, porque no arrancá-la, um vazio vai ficar. E o pior: temos preguiça de plantarmos outra no lugar. Temos medo que o vazio da desistência produza em nós um ôco pela vida.

Emprestamos então valores e significados àquela arvore inútil.

Acredite: tem coisa na vida... que é melhor desistir...

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Toda nudez será descoberta

A Bíblia relata a primeira nudez diante de Deus: foi no jardim do Éden.

O interessante que aquela vergonha só tinha Deus como observador.

Se quando eles se perceberam nus, se envergonharam um do outro, isso não sabemos, mas o fato deles terem feito uma túnica de folhas para se encobrirem pode ter sido em razão das visitas regulares que Deus fazia diariamente ao primeiro casal. A simples expectativa do aparecimento de Deus naquele dia os fez se previnir da vergonha a ser enfrentada. Como crianças que se adiantam de terror prevendo a surra que irão levar do pai logo após fazerem o que não deviam.

A reação do Pai quanto a nudez coberta pelas folhas naquele casal foi surpreendente: Preparou uma túnica de pele de animal. E como diz o comercial que vende artigos de couro na televisão: "O couro é para sempre".

Aqui se mostra o Caminho da Graça e o caminho da religião.
As folhas tipificam a tentativa do homem de se encobrir diante de Deus. Cobrir as suas vergonhas. Um avental de folhas manufaturadas pelo próprio homem. Uma produção humana. Com pouca duração, visto que as folhas iriam secar-se, engrufinhadas não escoderiam mais nada. Mais cedo ou mais tarde eles teriam que fabricar novas vestes para se encobrir. E a permuta teria que ser constante.

Não se trata aqui de um quadro bem parecido com os sistemas religiosos da Terra?

Outra coisa: apesar deles estarem cobertos de folhas, quando ouviram a voz de Deus que vinha pelo jardim, eles se esconderam atrás de uma árvore. Pra que serviam então aquelas folhas? Ficar atrás da arvore é a tentaiva final do homem poder encarar Deus?
Se usassem um escafandro de chumbo, mesmo assim não se sentiriam confiantes de que pudessem encarar Deus. Por que? Porque nada que possamos fazer para enfrentar Deus pelos nossos próprios esforços nos garantirá êxito nesse encontro.

Uma vez que o próprio Deus percebeu a idiotice da coisa, ele mesmo preparou um vestuário decente e permanente para o casal envergonhado, e até onde sabemos, não se tocou mais neste assunto: quisito vestuário; até pelo contrário, registros arqueológicos revelaram que se vestir com couro de animais vem acompanhando a raça humana desde a mais tenra idade na terra.

Derramamento de sangue no solo fértil do paraíso foi o resultado daquele ato de miseridcórdia de Deus.

A sombra do Cordeiro de Deus que foi morto desde a fundação do mundo se manisfetou neste ato sagrado de Deus cobrir as vergonhas do homem.

Interessante que quando nós estamos cobertos pela justiça do Cordeiro de Deus, não há mais vergonha e nem medo de Deus. Ele morreu nu na cruz para que nós fossemos cobertos em nossa vergonha diante de Deus. A nudez dele nos cobriu. Como animal que teve sua pele arrancada, para seu couro, uma vez curtido, possa servir de vestimenta ao homem, assim ele nos cobriu definitivamente para sempre diante de Deus.

Na parábola do grande banquete, um sujeito foi expulso porque não estava vestido com as roupas fornecidas pelo Rei. Embora estivesse com roupas própria.

No Apocalipse, a humanidade tenta se esconder de Deus porque descobre que está nu diante do Grande Trono Branco.

Nenhum tipo de religião consegue cobrir a nudez do homem diante Deus. Nem mesmo a Igreja (instituição) consegue. Lembro-me de quantas coisas fiz para poder esconder minha vergonha de diante de Deus.

Era como se frequentar a igreja todas as noites da semana, dar o dízimo, ofertar, evangelizar, suportar as hipocrisias da liderança e coisas desse gênero, me proporcionasse a cobertura suficiente, e de fato, havia um auto engano de minha verdadeira condição espiritual, pois estas coisas frequentemente nos dão a sensação de que estamos seguros, uma vez que voce cumpre todas as exigências que lhe são impostas.

Estas coisas tem um certo valor mas não serve para nos cobrir suficientemente de Deus.
A verdade é que com o tempo a gente vai substituindo as roupas. Fazemos um retrocesso. Trocamos a pele do Cordeiro por folhas da justiça própria. Entramos na corrente da barganha com Deus. Se oramos, lemos a bíblia, frequentamos os cultos, e somos fiéis, então merecemos ser abençoados. Afinal de contas, nossas produções nos vestem!

Sobreviver pela fé na justiça do Cordeiro fora dos arraiais dos templos cristãos, nos coloca numa real condição diante de Deus e da nossa espiritualidade. Tê-Lo como sua única vestimenta faz toda a diferença! Quando todos os mecanismos da religiosidade nos são arrancados, vemos se afinal de contas estamos vestidos ou não.

Em tais condições, é muito gratificante poder ser coberto por Ele!

Nesse caso, espiritismo, catolicismo, protestantismo, budismo, islamismo e outros "ismos" não faz nenhuma diferença, são só folhas que com o tempo secarão e desaparecerão.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

IGREJA

IGREJA não é Templo feito por mãos humanas.

IGREJA não é um nome numa placa.

IGREJA não tem endereço.

IGREJA não tem dono.

IGREJA não tem fundador.

IGREJA não tem estatuto.

IGREJA não tem CGC.

IGREJA não é pra freqüentar.

IGREJA não é um clube.

IGREJA não é uma Organização.

IGREJA não é exclusiva.

IGREJA não é pra controlar vidas.

IGREJA não é pra buscar "Benção".

IGREJA não tem liturgia.

IGREJA é: Constituída de Pessoas, Pedras Vivas.

ELA não tem nome, pois um dos termos Igreja, que é EKKLESIA, significa: chamados para fora.

ELA se reúne onde estiverem 02 ou 03, invocando o nome DELE.

ELA pertence tão somente a ELE, que é o NOIVO e o CABEÇA da Igreja.

ELA não foi fundada, mas estabelecida por Jesus no coração dos homens.

Suas leis, princípios e valores estão todos contidos na PALAVRA.

A validade de seu registro é o Sangue do Cordeiro.
Não se mede pela freqüência, mas pela vivência cotidiana e nos encontros dos irmãos pelo Caminho.

ELA não precisa de uma carteirinha para validar sua filiação.

ELA é um Organismo Vivo.

ELA é toda Inclusiva.

ELA foi constituída para gerar vidas.

ELA foi constituída para ser uma BENÇÃO.

SUA liturgia é como a vida, livre e imprevisível.

A IGREJA é transcendente, pois Ela transcende os homens e a História.

ELA foi gerada antes da fundação do Mundo.

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...