quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Musicas Gospel: Quem que aguenta?



Rádios Evangélicas: Eu juro que tentei!

Há cerca de um mês eu mesmo me propus um desafio.
Há tempos não parava para ouvir uma rádio evangélica, não que eu não tivesse tempo, eu não tinha mesmo era paciência. Mas fui duro comigo mesmo, e tentei. O que ouvi e percebi nesse desafio é o que passo a narrar neste texto. Aqui quero abrir parênteses. Na lista de discussão do site no yahoogrupos.com.br, o Renato Fontes escreveu o seu diário de sofrimento ao passar uma semana somente ouvindo rádios evangélicas.
Confesso que ele foi mais corajoso que eu. Só agüentei poucas horas... e é sobre isso que quero falar.

Minha primeira conclusão é que estamos passando por um grande deserto. A igreja deve estar passando por um grande período de estiagem, de seca. Só isso pode explicar a quantidade de músicas pedindo chuva. Faz chover, derrama tua chuva, vem com tua nuvem, abre as comportas do céu, derrama a chuva, chuva de avivamento...

Em contrapartida, também fala-se muito de fogo. Quando não é chuva, é fogo. Realmente é fogo ouvir tanta coisa assim. Tinha até uma música (?) falando do “diabo fazendo careta, e o crente com esse fogo faz churrasco de capeta”. Acho que a mesma música ainda falava de “fogo no diabo da cabeça aos pés”. As outras falavam de fogo como algo bom. Não consigo ver isso na linguagem bíblica.
Fogo sempre está relacionado a destruição, juízo, etc. Era tanto fogo que, é claro, tinha que ter alguém se derretendo. Pois é exatamente o que diz uma das músicas que ouvi, num super arranjo instrumental, muita animação, uma letra boa até o ponto que fala que “eu vou me derreter...” Lembrei-me, e não tinha como não lembrar, dos amigos de Daniel, na fornalha... nem um fio de cabelo tostado, inteiros, intactos. Eles não derreteram. Também lembrei de Paulo escrevendo aos Coríntios dizendo que “se alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um, pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo FOGO (...) se a obra de alguém se queimar (derreter), sofrerá ele dano.” Bem... eu continuo querendo não ser derretido.

Outra coisa. Alguém pode pedir para os “levitas” pararem de pregar entre as músicas? O pior é que o choro das milhares de “valadões” deu lugar a voz ofegante e “cansada” dos “Quinlans, Sheas e Fernandinhos”. Parece que os camaradas correram uma maratona antes de chegarem ali, então gritam com voz rouca, emocionada, sensual (também, com tanta música falando de beijo, abraço, colo, carinho, etc). E o público delira...
Previsão do tempo na música “gospel”: Se não tiver chuva, o tempo vai ficar nublado. Só isso pra explicar a quantidade de nuvens no céu da música evangélica. As nuvens de glória nem deixam o sol da justiça brilhar, esse é o problema. Aliás, nuvem de glória não, shekiná (esqueci que tudo agora tem que ser em hebraico). Shekiná prali, Shekiná pra lá, nuvem, peso de glória, nuvem carregada. Sai de baixo... vem temporal aí!

Aliás o tempo também está propício a romances. Como tem músicas românticas no nosso meio. Engraçado é que pra não dizerem que fizeram uma música SOMENTE romântica, todas elas têm algo do tipo “Deus quem me deu você”, só pra não admitirem que o que queriam mesmo, no fundo no fundo, era fazer sucesso no meio secular, como cantores românticos. Mas como a qualidade não é lá essas coisas, permanecem no meio “gospel”, pois aqui qualquer porcaria vende (lá também, mas o jabá é mais alto).

Outro lado dessa moeda, e esse eu acho pior, são as músicas românticas-sensuais-eróticas que são dedicadas a “Jesus”. Também, não era de se esperar menos, afinal de contas, com uma NOIVA tão desesperada... É um tal de “quero teu colo”, “teu carinho”, “quero te beijar, te abraçar”... Mais legal ainda são algumas capas de CD´s com um Jesus “saradão” vindo resgatar a noiva.

Aliás, eu gostaria de perguntar uma coisa: Quem seqüestrou a noiva??? A noiva está sendo preparada ou está em cativeiro??? Sim, porque é tanto clamor pro noivo vir resgatar a noiva que eu já nem sei mais o que pensar. E eu pensando que a noiva estava sendo adornada, purificada, preparada para as Bodas do Cordeiro. Que nada! Ela está sob domínio do inimigo, necessitando ser resgatada pela SWAT angelical ao comando do noivo “saradão”.
Aliás, realmente eles pensam que é assim. Só isso pode explicar tantos cânticos pedindo “libertação” e “cura” para os que já foram salvos. E mais uma vez eu aqui, com cara de trouxa, acreditando que a liberdade conquistada na cruz era suficiente, que o sacrifício ÚNICO de Jesus bastou para me libertar.
Nada disso!

Todo culto eu tenho que clamar: “Vem me libertar”, “Quebra minhas cadeias”, “Enche meu coração vazio”, “Liberta-me Senhor”. E eu pensando que “se, pois, o FILHO vos libertar, VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES”. Que bobagem a minha...Bem... na verdade foram poucas horas que consegui essa façanha de ficar ouvindo uma rádio evangélica. Não agüentei nem 6 horas... mais um pouco e eu surtava... e eu não podia surtar, estava trabalhando... sintonizei na MPB FM... e dei graças a Deus pela boa música popular brasileira...

José Barbosa Junior

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A "Casa do Pai" - texto errôneamente interpretado

Há duas ocasiões no evangelho de João onde temos episódios referentes a "Casa do Pai". O primeiro se encontra no capítulo 2:16, onde Jesus enfrenta o comércio praticado no templo de maneira enérgica e radical. Um pouco mais abaixo, no mesmo contexto, ele explica claramente que num momento imediato àquele, o templo seria de fato destruído, e uma nova realidade espiritual seria erguida levando ao entrelaçamento dos que o seguiam com a união do Pai e do Filho formando daí um templo espiritual, concreto e real.
Com a morte e a ressurreição d'Ele, um templo divino seria erguido em três dias. Isso está bem evidente no texto não precisando de nenhuma "revelação" extraordinária por parte de quem lê.

Mas então o que acontece no texto seguinte de João capitulo 14:2? Como é que nós o interpretamos nos condicionamentos religiosos de nossas escolas dominicais e pregações escatológicas?
Estranhamente alegamos que ali Jesus está se referindo às "mansões celestiais" (!?). Tá falando do "céu". De sua Vinda.
De onde tiramos isso? Como pode Jesus ser tão confuso assim?

Em nossa certeza escatológica usamos esse texto para afirmar a sua segunda vinda! Nada mais incoerente...

Nossos muitos anos de condicionamentos eclesiásticos superam a lógica simples de entendermos as Escrituras. Alías, violentamos o texto bíblico descaradamente.
Não é assim?
Vejamos por exemplo: quem nunca ouviu dizer que a "Casa do Pai" na parábola do Filho Pródigo não é a "igreja" de onde somos membros?
Como diz Caio Fábio: "para os crentes e evangélicos hoje, Jesus virou "igreja".

Quem nunca ouviu explicação que é a igreja que faz o papel de "videira verdadeira" em João 15?
Dizemos ser Jesus, no entanto, pensamos na "igreja". E em toda nossa relação com ela no "dar frutos" (algum "ministério"relacionado aos departamentos dela), ser cortados (excluído da comunhão e da membresia) e ser "lançado fora" (desviado).

A coisa toda está pré-fabricada em nossa cabeça e na cabeça de milhões de "crentes".
Esta mesma ilusão se encontra em João 14, pois vejamos:

A casa do Pai na mente de um judeu nos dias de Jesus era o templo. Segundo a lei mosaica só os levitas e sacerdotes podiam entrar no templo em Jerusalém.
Conforme lemos em Neemias 13: 4-9 existiam câmaras dentro do templo onde sacerdotes e levitas podia se alojar nos dias em que ficavam escalados para exercerem seus ofícios sacerdotais. Esse costume prevaleceu até os dias de Jesus (Lucas 1:23).
Na "cabeça" de um judeu comum, (seguidor de Jesus) jamais um deles poderia sequer imaginar "morando na casa do Pai", então Jesus chega e faz esta declaração bombástica: "na casa de meu Pai há muitas moradas!"

Imaginem a força de tal declaração na cabecinha deles? Eles poderiam também morar no templo!
Lembre-se que na cultura religiosa e por séculos de tradição histórica, o templo representava a casa de Deus, e como Jesus era o único judeu que tinha coragem de chamar YHWH de "Pai", a conclusão era que a casa do pai (templo) de Jesus tinha muitas moradas.
Por isso, Tomé diz não saber o caminho, pois o templo tinha três portas de acesso até o Santo dos santos. Ou seja, só uma porta de acesso ao templo própriamente dito.
A primeira porta, que ia do pátio externo à entrada do templo e local sagrado, era conhecida como "o caminho". A segunda porta, que ia do átrio, onde estava o local do sacrifício dos animais, à entrada do lugar santo, onde estava a mesa com os pães asmos e o candelabro, chamavam de "verdade" e finalmente, depois do véu à entrada da porta do lugar santíssimo, se chamava "vida".
As três portas de acesso eram linearmente retas, de modo que, só existia "um" caminho para se chegar ao Shekináh.
O interessante é que a declaração de Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida" não é sem propósito, pois na cabeça dos discipulos deveria existir um outro "caminho" que Jesus sabia existir para se poder entrar no templo.
Entretanto, Jesus tenta "desconstruir" toda a aquela mentalidade em volta do templo de Herodes e chamando a realidade deles para uma outra dimensão que indicava o reino de Deus!
Mas, como naqueles dias eles tiveram dificuldade de entender e absorver tal realidade, assim tambem acontece nos dias de hoje!

domingo, 18 de janeiro de 2009

A Palavra de Deus é maior que a Bíblia



Alguns dias atrás estava conversando com um amigo que trabalha com vendas de máquinas industriais para o setor gráfico. Dentre os muitos clientes que ele atende, um deles é uma empresa gráfica que imprime "bíblias". Ele me contou um fato curioso: o grande desafio deles (como de qualquer outra empresa) é aumentar o faturamento anual de vendas de Bíblia e outros produtos similares. 



O interessante é que a Bíblia em si não muda "muito" o seu conteúdo e na maioria dos lares católicos, evangélicos e espíritas cristãos já possuem uma versão da Bíblia. Além disso, a Bíblia não se desgasta assim tão rapidamente, visto que a maioria das pessoas a possuem apenas como um objeto religioso, místico ou mágico e os que lêem, não a lêem com tanta frequência assim...

Então (continuou meu amigo) eles vivem um grande desafio, ou seja, como não podem alterar "muito" o conteúdo do livro e a necessidade de cumprir metas orçamentárias lhes é exigido pela diretoria da empresa, só lhes resta uma opção: buscar dentro do Brasil e fora dele os diversos autores e comentaristas de destaques, pois já que não se pode "mexer" na massa do bolo, todavia pode se alterar os "recheios e coberturas". Entendeu?

Então o que acontece? Temos hoje dentro de uma mesma casa uma Bilblia atualizada, outra Corrigida, uma outra na "linguagem de Hoje", além disso, temos também a "Pentecostal, outra de "Profecias", outra do Empresário, outra Devocional, uma outra de Apologética"; a Bíblia da Mulher, a Bíblia do "Pastor", a famigerada Bíblia da Prosperidade e Batalha Espiritual" ; outras excelentes como a de Thompson, Vida Nova, Anotada, Aumentada, Explicada, Revisada, NVI, Scopfield; agora temos a Bíblia do Adolescente, a Bíblia "Letras GIGANTES", UFA!!!! Tem mais?

A questão é: o quanto realmente temos nos alimentado da Palavra escrita de Deus?
Entendemos realmente que a Palavra de Deus é maior que a Bíblia sagrada?
Compreendemos o processo histórico da palavra escrita desde os desenhos e sinais nas cavernas, as tábuas de argila, os bastões tribais usados como amuletos e signos de poder; os rolos de papiros que ficavam trancafiados nas sinagogas e nas mãos de uma elite religiosa, cujo acesso o povão pobre não podia se aproximar até o origem do papel celulose e da cópia impressa na máquina de Lutemberg?

Ou Deus só começou a falar depois que Lutemberg inventou a imprensa?

Foi Martinho Lutero (no mesmo período de Lutemberg) que traduziu a Bíblia do latim (porque a igreja Católica afirmava que o latim era a Língua de Deus e dos anjos) para o alemão e com o advento da imprensa fez cópias e distribuiu para o povo.

Acredito que a Bíblia é a palavra de Deus, no entanto ela n ão tem "toda" a palavra de Deus. A Palavra de Deus permanece no céu (Salmo 119 :89). A palavra de Deus chega té os confins do mundo (Salmo 19). A palavra de Deus é mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes e penetra até o interior de nossas entranhas, invadindo, inclusive, nossas noites em nossos sonhos (Hebreus 4:12).

Se eu pegar um copo e enchê-lo com a água do oceano e dizer que naquele copo tem agua do mar, pois todos os elementos químicos e minerais que compõem a agua do mar estão lá, eu não estaria mentindo, mas dizer que o copo com água do mar é o Oceano aí , estarei grandemente
equivocado. A Bíblia está para o copo como o Oceano está para a Palavra de Deus e muito mais!

Por isso, andar com a Bíblia debaixo do braço, nada quer dizer. Dizer que somos o povo do "Livro", tambem nada quer dizer. Conhecermos a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse seguindo aquela "tabelinha" de leitura anual da Bíblia tambem não diz muita coisa a respeito de nós, mas encarnarmos a palavra de Deus em nossas vidas, sem misturas, sem neuroses, sem interpretações pré-fabricadas já seria um bom começo.

Uma reeleitura da Bíblia e dos evangelhos em sua simplicidade faria grande diferença em nossas vidas.
De que nos serve nossos Seminários?
De que nos serve nossos cursos teológicos?
De que nos serve conhecer o grego, hebraico e latim?
De que nos serve nossas teologias sistemáticas?

Adoração da Letra. Adoração do Livro. Adoração da ciência.
A Letra mata. A Ciencia incha.
Bibliolatria.

Uma única cópia da Biblia e sua leitura singela é o suficiente para ouvir a Palavra do Espírito e o Espírito da Palavra.

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...