quinta-feira, 26 de março de 2009

Que desperdício!

A cena é proféticamente uma mensagem às avessas:

A mulher entra sorrateiramente na casa de um "fariseu", onde um banquete, um jantar havia sido preparado para Jesus. Sem pedir licença, mas com o sentimento mais puro e singelo do mundo, ela quebra o invólucro da tampa do vaso do perfume precioso e derrama sobre os pés empoeirados do jovem Galileu. Grupo de fariseus amigo do anfitrião e grupo de discipulos encostados às paredes exclamavam: que desperdício!



Vivi muitos anos à serviço da "igreja". Creio que mais de vinte anos. Dei o melhor de mim à ela. De fato, foi o meu amor à Jesus nos primeiros anos de minha vida cristã, que me fez "derramar" os melhores anos de minha vida no corpo de Cristo! Nele (o corpo de Cristo - a igreja) ofereci, o meu tempo, as minhas energias, os meus talentos, o meu dinheiro, à causa do Evangelho - que na década de 70 - onde ainda se podia ver muita simplicidade e muito despreendimento na igreja evangélica brasileira.



Acredito que muita gente (eu acho), hoje, ao ver o estado atual desse famigerado cristianismo e dessa famigerada igreja dita evangélica, já deve ter lamentado profundamente os anos de vida que se dedicou à sua antiga denominação.



Não somente me envolvi de alma e corpo na causa da evangelização da igreja naqueles dias, como ajudei a minha antiga denominação a se enriquecer. Nos projetos de melhorias de reformas e contruções de templos antigos e muitas vezes, ,esteticamente, pequenos e ridículos que ela possuía, bem como, na aquisição de novos terrenos para novos pontos de pregações para a Palavra de Deus. É claro que hoje penso, às vezes, que poderia ter gasto todo aquele tempo e dedicação no bem -estar de mim e da minha família. Mas não fiz. Resolvi derramar tudo aquilo "nos pés do corpo de Cristo".



É verdade que aquela mulher não tinha como evitar que o cheiro gostoso e perfumado beneficiasse a casa do fariseu hipócrita e aquela turba mau intencionada de convivas, que naquela noite memorável, ela resolveu derramar toda aquela preciosidade, de no mínimo, um ano de salário de trabalho e de suas economias.
Aquela gente não merecia sentir o aroma do bálsamo precioso.
Mas ela focou Jesus, e com lágrimas nos olhos de gratidão e amor, chorava, enquanto enxugava os pés do Nazareno com os seus cabelos.



Penso muitas vezes nos lobos travestidos de ovelhas que se beneficiaram do meu trabalho e dos anos que dediquei nas denominações por onde passei.
Enquanto servia ao Senhor, alguns desses líderes hipócritas ( e quanto mais alto o posto, mais surtado o sujeito que o ocupava!) babavam e se beneficiavam (e ainda se beneficiam) das consequências do meu trabalho.



Já me lamentei por isso. Sei que eu poderia ter dedicado todo aquele meu tempo e meu trabalho em melhorar minha vida numa outra dimensão e carreira profissional.
Que desperdício! me disseram, Que desperdício! o diabo me disse. Que desperdício! pensei. Que desperdício! disseram os "judas" que estão na "igreja".



Mas aí Jesus contra - ataca à todos dizendo: "Deixai-a!". Ela fez para mim! Ela está dedicando o melhor que podia guardar para mim!



Eu disse que este é um quadro profético às avessas. Duvido que Jesus não tenha percebido que tudo aquilo que fizemos e vivemos nos nossos primeiros anos de vida cristã não tenha sido para ele! Mesmo tendo sido feito "dentro da casa do fariseu hipócrita".



Duvido que todos os anos servidos naquele tempo não tenha sido posto num "memorial" diante d'Ele, como foi o caso pré anunciado que aquilo que a mulher estava fazendo seria lembrado em todos os lugares onde o evangelho fosse anunciado!



O melhor que faço hoje é deixar para trás o que foi feito, porque já foi feito e muito bem feito.



Maria teve o privilégio de ser a única que conseguiu ungir o corpo de Jesus ANTES da morte de Jesus e a ÚNICA que conseguiu fazer isso, porque na ressurreição de Jesus, quando as mulheres foram lá, segundo o COSTUME DA ÉPOCA, ELE já havia ressuscitado!



Sem auto-comiseração hoje digo. Derramamos o melhor DE NÓS para "Ele". E isso não nos pode ser tirado mesmo que o diabo, o mundo e os fariseus digam que foi "desperdício".

quinta-feira, 19 de março de 2009

O JESUS QUE EU CONHEÇO!


Eu não tenho nada a ver com “Jesus”, mas somente com Jesus conforme aprendi nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.
Nenhum outro Jesus me interessa.
Não me interesso pelo Jesus dos evangelhos de Maria Madalena, Tomé ou de Judas Iscariotes, por exemplo.

Leio os evangelhos chamados apócrifos com a minha melhor mente. A cada nova disponibilidade de texto punha-me e ponho-me logo à busca de lê-los.
Neles gosto de coisas aqui e ali, mas são apenas gostos que se fundamentam no fato de que aquela dita coisa acerca de Jesus se pareça com os que os Quatro Evangelhos digam. No mais, sinceramente, o resto me parece apenas um monte de bobagem antiga, ungida com a unção da arqueologia bíblica.

É o mesmo que sinto com a versão do Jesus do Cristianismo!
Sim, pois o Jesus apresentando nos Quatro Evangelhos não tem nada a ver com Jesus Segundo Constantino e seus teólogos fazedores de ídolos de “Credos”.
O Deus Anatomizado e cujo DNA foi destrinchado nas Sumas Teológicas e nas Dogmáticas e nas Sistemáticas da Igreja de Constantino [o Cristianismo] — me é tão tolo e feio que não gosto de olhar para elezinho, coitado.

Sim, o Deus Anatomizado e cujo DNA foi destrinchado nos Necrotérios de Constantino - é tão infantil e meninão que me dá vontade de dizer a ele: Cresce Homem! Me é tão substancia e tão nada que se me torna menos interessante do que a Física e o Estudo do Cosmo. Me é tão um Deus de Vitrine que não compro dele coisa alguma.

No processo histórico gosto de muita gente dentro desse engano. Gente boa de Deus, que, apesar de tudo, fez o melhor do que tinha, pôde e viu.
No entanto são poucos os que me inspiram hoje a qualquer coisa.
E os que mais admiro no meio dessa turma histórica, em geral não são os que mais pensaram, mas os que mais amaram e se deram em obras factuais.

Quando a viagem chega aos Protestantes, é claro que tenho grande carinho pelos irmãos Lutero e Calvino. Fizeram o melhor que puderam com a luz que tinham e nos tempo em que viviam.
A desgraça foi terem feito deles Pedro e Paulo de uma nova era: a Era Protestante.
E mais: a desgraça também foi que eles, mais Calvino que Lutero, que era mais pragmático nas implicações da fé, ainda trabalhavam com os critérios interpretativos herdados pelos Pais da Igreja influenciados pelos “Credos” de Constantino e pelas “ferramentas hermenêuticas” dos gregos.

Então, para mim, o movimento Protestante se tornou apenas o forjador de uma nova moral, de uma nova religião cristã e de um novo modelo econômico e social, o capitalismo.
Somente isto e nada além disto!
Quem me dá razão é a História!

Como tenho dito em muitos lugares, e ultimamente no livro “Sem Barganhas com Deus” [sem demérito ao esforço e à paixão dos que se deram por amor no e pelo Movimento Reformado], no fim o Protestantismo é apenas um Catolicismo que fez Dieta teológica, hierárquica, litúrgica e simbólica.

Sim! Pois, afinal, é apenas uma Reforma; ou seja: uma tentativa de botar remendo de pano novo em vestes velhas.
Era natural que com o tempo as vestes se rasgassem e o odre rebentasse ante o destempero do vinho quase novo que nele foi posto.
O fato é que essas obviedades que aqui digo soam heréticas ou caretas para muita gente.
Soam heréticas para os que amam a Reforma Protestante ou o Catolicismo.

Soam caretas para os que amam os esoterismos do Evangelho de Tomé, o feminismo do Evangelho de Maria Madalena, e o resgata de Judas pela via da traição solicitada por Jesus, o que teria feito dele o Grande Apóstolo de Cristo.
Entretanto, pergunto a você:
Você de fato acredita que apenas porque uns carinhas se reúnem e dizem “como Deus é” que seja de Deus mesmo que eles estejam falando ou Deus mesmo que eles estejam definindo?
Você de fato crê que Deus, Deus mesmo, esteja sendo apresentado nesses tratados escritos por teólogos, no passado, ou pelos doutrinadores do presente?

Você realmente crê que sendo Jesus conforme os Quatro Evangelhos o apresentam, Ele possa ter alguma coisa a ver com toda essa loucura e estelionato que fazem com o nome Dele; sim apenas por que o suposto nome que o apelida na História esteja sendo “mencionado”?

Você se apresentaria a Policia apenas porque ouviu no “Jornal Nacional” o nome de um homônimo sendo mencionado como tendo assassinado alguém porque a pessoa deixou de dar o dizimo?

Se você não se apresentaria por saber que o nome era o mesmo, mas que a pessoa não é você — por que então você crê que mesmo não sendo de Jesus que se fale nos lugares, mas apenas se mencione o seu apelido, que, por tal razão, Ele mesmo se apresentaria?

Você acha que Jesus está preso à construção cabalística das letras J.E.S.U.S.?

Você acredita que essas cinco letras juntas, nesta seqüência de J.E.S.U.S., obriguem Jesus a se apresentar mesmo que o que Dele se esteja dizendo não tenha nada a ver com Ele?

Você realmente acredita que um prédio que leve o nome de “igreja” é a casa de Deus?
Você de fato crê que o Senhor de todas as coisas e mundos, não tem povo na terra se não acontecer em um lugar com funções determinadas pelas hierarquias de poder herdadas da administração publica do mundo grego, como presbíteros, diáconos e Superintendentes, ou seja: bispos?

Você acredita em culto?

Acredita que quando certo hino toca e o louvor começa e o pastor prega, que isto é culto?
Você crê que culto é o que acontece quando um monte de gente canta junto usando o nome Jesus?

Você acredita que orações de pastor, de bispo e de apostolo são mais importantes que as suas preces?

Você acredita que a ordenação com imposição de mãos de homens é o poder que cria um pastor ou qualquer coisa?

Você realmente crê que o Senhor, o Criador dos fins da terra, Aquele que não se cansa e nem se fatiga, de fato leve a sério uma reunião de Presbitério, cheia de politicagem, de armações, de mentiras e de calunias?

Você realmente acredita que existe diferença entre artista gospel e uma Fafá de Belém?
Sim! Me diga: você acredita nessas coisas?

Por exemplo: você acredita que se você não estiver indo ao lugar do “culto” você está longe de Deus apenas por esta razão?

E mais: se é assim, me diga: é o seu Deus maior ou melhor do que o diabo?

Por isto, digo: Eu só conheço Jesus pelos Quatro Evangelhos!
Sei o que a “rapaziada” falou e fala supostamente Dele, e, por vezes, Dele mesmo, nesses dois mil anos.

Mas é fala de uns acerca Dele, não é a fala Dele sobre uns e acerca de todos!
Para mim, saber o que os outros disseram é apenas cultura. Mas saber e crer no que Ele disse e diz, é Vida.

Com o passar dos anos os Quatro Evangelhos foram saindo da Bíblia e foram se mudando para dentro de mim. Do mesmo modo Jesus deixou de ser minha inspiração de leitura e busca de prática na vida, e passou a viver em mim, como se a História dos Evangelhos acontecesse todos os dias na minha vida.

Hoje leio o Evangelho escrito no meu coração e cada vez menos nas páginas do livro.
Não que eu não leia o livro. Aliás, leio-o muito mais, a questão é que o livro anda em estado de ditado o dia inteiro em minha mente.
Sim! O Evangelho foi virando sangue e transe!

E mais:
Minha decisão é radical...
Já faz tempo que não leio mais ninguém que fale de Jesus conforme o Cristianismo.
Também não tenho mais nenhuma paciência com a Academia Teológica ou com o ambiente Masturbatológico, posto que apenas seja apenas Mais Turba Teológica.
Sim! Minha ruptura é radical e muito bem pensada, há muitos anos.
Não estou aqui de gaiato..
.
O que desejo é promover uma ruptura radical ao ponto de que não nos sobre outro interesse a não ser na simplicidade de Jesus no caminho...
E mesmo quando leio os apóstolos do NT, sempre os leio buscando ver amparo para cada coisa que digam no Jesus dos Quatro Evangelhos. O que passa no teste, fica; o que não passa, guardo apenas como um aplicativo circunstancial que eles fizeram da fé, nos limites da compreensão histórica que tinham, mas não adoto a circunstancia como revelação perene.

Ou seja:
O que estou dizendo é que Jesus, Ele mesmo, Encarnado, é tudo!
E mais: digo também que Pedro, Paulo, João, Judas, Tiago ou qualquer outro autor, incluindo, sobretudo, o livro de Atos, estão sob Jesus em Seu modo de ser, amar, interpretar e escolher... Se houver coerência, fica; se não houver, sai. Foi isto que Jesus ensinou e os apóstolos reafirmaram.

Assim, chamem-me de herege!
Afinal, minha heresia é Jesus; sem necessitar de nada mais que não seja Ele apenas!
Fiquei primeiro sabendo Dele pelos Quatro Evangelhos. Mas, como disse, depois de um tempo, Ele mesmo se formou em mim... E não cessa de continuar se formando em mim.
Daí, tudo o que não combine com o que aprendi Dele nos Quatro Evangelhos e com o Espírito Dele em mim, e que é conforme a revelação acerca Dele que encontro nos Quatro Evangelhos — fica fora, sem apelo e sem discussão.

Estes são os meus fatos; e contra eles não encontro argumentos.
E mais; também não estou aberto a discussões.

Afinal, hoje, discutir Jesus comigo, sinceramente, é para mim tão ridículo e inaceitável quanto um estranho desejar discutir comigo sobre quem era o meu pai, que foi a pessoa a quem mais conheci até onde foi possível um homem conhecer outro homem.
Não sou candidato a nada!
Digo apenas o que creio.
Quem assim crer, venha; quem não crer, faça uma boa viagem!

Nele, que não discutiu o Caminho, mas apenas disse “Vem e Segue-me”, ou, ainda: “Vem e vê”,

Caio
19 de março de 2009

quarta-feira, 18 de março de 2009

Por que a Palavra não se espalha?

Na segunda carta de Paulo aos tessalonicenses, ele faz um pedido de oração com duas questões para serem colocadas diante de Deus:

Primeiro ele pede para que os tessalonicenses peçam a Deus para que faça a Sua Palavra prosperar por onde ele (o apóstolo) irá pregá-la e que ela seja valorizada e recebida com a honra merecida.

Segundo, que Deus o guarde dos homens maus. Que Deus o guarde do maligno tambem.
A malignidade dos homens maus tem conexão com o Maligno.

Paulo nos mostra que para a Palavra de Deus prosperar e encontrar corações dispostos a recebê-la e honrá-la, há necessidade de que se ore por isso! A Palavra de Deus encontra resistência nas mentes e nos corações humanos. Não que os homens não a queiram, mas muitas vezes o maligno impede de que eles absorvam e entendam o Evangelho

Acredito que para o falso evangelho e para as mentiras que escravizam as mentes humanas à um conjunto de crenças, sejam elas quais forem, o maligno até que dá uma "ajudazinha" para que os homens a recebam, mas no caso da Verdade do Evangelho o diabo vai atrapalhar.

Há muitos obstáculos que o Maligno pode colocar na mente, no momento em que a Palavra de Deus está sendo pregada e ensinada.

Há os fatores internos: preocupação, ansiedade, indisposição mental, pressa, medo, fillosofias erradas, tradições aprendidas desde a infância, falsas crenças e muitos outros sentimentos e emoções que podem ser usados pelo diabo para impedir que os homens dêem abertura ao Evangelho.

Há os fatores externos: barulho, preguiça, cansaço, ocupações urgentes, amizades, local inadequado, momento inadequado e outros...

Sei que o próprio Paulo recomenda Timóteo a pregar em tempo e fora de tempo a Palavra, mas há necessidade de oração e percepção espiritual quanto à isso.

Sem oração constante e perseverante a Palavra não irá se propagar como poderia.
Em dias de falso um evangelho, como os de hoje, precisamos entender que temos que orar para que a Palavra de Deus supere as resistências.

As pessoas querem a Verdade do Evangelho, mas lhes falta oportunidade e ocasião.

Na segunda petição, Paulo menciona o fato de que há "homens maus" que podem querer prejudicá-lo e se Deus não intervir, de fato esses homens o prejudicarão.
Como que um homem que só prega o amor e a paz pode ser "perseguido" por pessoas más?
É claro que o maligno quando percebe que falha na primeira questão, usará a segunda opção para destruir o mensageiro da Palavra.
Paulo foi perseguido, assim como Jesus, e, principalmente, pelos religiosos, seus maiores oponentes.

Nestes dias do Evangelho da Graça que está batendo de frente com o falso eavngelho, entendamos que se não assumirmos um compromisso com a oração perseverante a Palavra de Deus encontrará resistência.
Na parábola de Mateus 13, do semeador, de cada 4 sementes que foram lançadas, 3 se perderam. Mas a quarta superou e compensou as que se perderam.
E na mesma parábola, no primeiro caso, Jesus disse que o maligno a arrebatou do coração dos homens.
Para quem prega e ensina a Palavra sem adulteração, é necessário que se separe um tempo para a oração.

terça-feira, 17 de março de 2009

O fruto da Graça

O fruto da Graça é paz.
Um coração que vive pela Graça está em paz.

Quando Paulo inicia suas epístolas ele sempre diz: "Graça e paz".
Porque o fruto da Graça é a paz!

A Graça desconstrói a fortaleza da culpa, do medo, do sentimento de condenação de dentro de nós.

De fato, o coração humano pouco consegue experimentar uma paz permanente em seus dias aqui na Terra. A paz profunda e estável é pouco vivenciada em nós, isso porque de nossos erros e defeitos, conflitos interiores e sentimentos de culpa e condenação florescem de dentro de nós toda a agitação e falta de paz. Somos achatados pelo medo, pela ansiedade, pelas angústias, pelo desespero, em resultado de um mundo caído e cheios de guerras e conflitos.
Só quem já entendeu e absorveu a essência do Evangelho consegue experimentar a paz que excede todo entendimento como disse Paulo aos Filipenses. Uma vez que se creia no Evangelho a paz é resultado imediato de tal compreeensão e fé!
A religião não pode proporcionar isso com exatidão e constância. A religião deposita a conquista da paz sob a responsabilidade de uma obra feita, de um sacrifício cumprido, de uma oferta entregada e aceita, mas caso isso não seja feito, a paz não pode ser conquistada.
O caminho de Deus e do Evangelho é oposto. Nada pode ser feito. Nada pode ser conquistado. Nada mais pode ser sacrificado. Não há mais dívidas. Tudo foi feito e tudo foi pago.
O coração só precisa aprender a descansar em paz.
A "igreja" com sua mensagem de "barganhas com Deus", tem criado seres humanos sem paz e surtados. A mensagem do Evangelho está distante da maioria das pessoas que cultuam em sua paredes.
"Temos paz com Deus" diz Paulo em Romanos.
"Não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus"
"Tetelestai" - está consumado - disse Jesus na Cruz.
Ah Israel se conhecesse que sua paz te pertence, mas isso está encoberto aos seus olhos" Jesus afirmou isso olhando para Jerusalém. A "cidade da Paz" nunca conheceu a verdadeira paz porque não entendeu a proposta de Deus em Seu Filho.
Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo.
Você tem paz?

terça-feira, 10 de março de 2009

Mercado Gospel - Filão Religioso por Ricardo Gondim

O filão religioso

Ricardo Gondim

As Casas Bahia disputam o mesmo mercado que a Magazine Luiza. As duas lojas se engalfinham para abocanhar o filão dos eletrodomésticos, guarda-roupas de madeira aglomerada e camas de esponja fina. Buscam conquistar assalariados, serralheiros, aposentados e garis. Em seus comercias, o preço da geladeira aparece em caracteres pequenos, enquanto o valor da prestação explode gigante na tela da televisão. A patuléia calcula. Não importa o número de meses, se couber no orçamento, uma das duas, Bahia ou Luiza, fecha o negócio - o juro embutido deve ser um dos maiores do mundo.


Toda noite, entre oito e dez horas, a mesma lengalenga se repete nos programas evangélicos. Pelo menos quatro “ministérios” concorrem em outro mercado: o religioso. Todos caçam clientes que sustentem, em ordem de prioridade, os empreendimentos expansionistas, as ilusões messiânicas e o estilo de vida nababesco dos líderes. Assim, cada programa oferece milagres e todos calçam suas promessas com testemunhos de gente que jura ter sido brindada pelo divino. Deus lhes teria abençoado com uma vida sem sufoco. Infelizmente, o preço do produto religioso nunca é explicitado. Alardeia-se apenas a espetacular maravilha.


Considerando que a rádio também divulga prodígios a granel, como um cliente religioso pode optar? Para preferir uma igreja, precisa distinguir sobre qual missionário, apóstolo, pastor ou evangelista, Deus apontou o dedo. E se tiver uma filha com leucemia aguda, não pode errar. Ao apelar para uma igreja com pouco poder, perde a filha.

O correto seria freqüentar todas. Mas como? Em nenhuma dessas igrejas televisivas o milagre é gratuito ou instantâneo. As letrinhas, que não aparecem na parte de baixo do vídeo, afirmariam que, por mais “ungido” que for o missionário, um monte de exigência vem embutida na promessa da bênção. É preciso ser constante nos cultos por várias semanas, contribuir financeiramente para que a obra de Deus continue e, ainda, manter-se corretíssimo. Um deslize mínimo impede o Todo Poderoso de operar; qualquer dúvida é considerada uma falta de fé, que mata a possibilidade do milagre.
Lojas de eletrodoméstico vendem eletrodoméstico, óbvio.


Igrejas evangélicas comercializam a idéia de que agenciam o favor divino com exclusividade. E por esse serviço, cobram caro, muito caro. Afinal de contas, um produto celestial não pode ser considerado de quarta categoria. A "Brastemp" espiritual que os teleevangelistas oferecem vem do céu. O acesso ao milagre se complica, porque todos mercadejam o mesmo produto. Os critérios de escolha se reduzem a prazo de entrega, conforto e garantia.

Opa, quase esqueci! As lojas, em conformidade com o Código do Consumidor, são obrigadas a dar garantia, mas as igrejas evangélicas não dão garantia alguma. O cliente nunca tem razão. Quando a filha morrer de leucemia, o pai, além de enlutado, será responsabilizado pela perda. Vai ter que escutar que a menina morreu porque ele “deu brecha” para o diabo, não foi fiel ou não teve fé.

Mercadologicamente, Casas Bahia e Magazine Luiza estão bem à frente das igrejas. Melhor assim, geladeira nova é bem mais útil do que a ilusão do milagre.

Soli Deo Gloria.

sexta-feira, 6 de março de 2009

A difícil tarefa de recomeçar

Recomeçar não é fácil, mas é preciso.
Recomeçar é preciso sempre.
Recomeçar é tarefa diária.
Recomeçar exige esforço redobrado, sem muitas vezes, sem o entusiasmo ausente, que evaporou quando da primeira vez.
Recomeçar é renovar forças que ficaram latente dentro da alma.
Recomeçar é acreditar que "agora vai dar certo!"
Recomeçar é renovação da esperança dentro de nós, esperança que é um dos três pináculos da essência divina.
Recomeçar é se levantar do chão e sacudir o pó que se prendeu à pele, enxugar as lágrimas que caíram dos olhos e secar a testa do suor derramado.
Recomeçar é a nossa "ressurreição" pessoal. Deve acontecer todos os dias.
Recomeçar é um acordo silencioso que se faz com a alma, a psiquê, as emoções de tentar de novo.
Recomeçar é contar com a ajuda dos amigos que restaram e que na verdade são os únicos amigos que sempre tivemos e não havíamos percebidos.
Recomeçar é nascer de novo, hoje!
Recomeçar é acreditar que Deus não mudou de humor.
Recomeçar é enxergar a vida de forma diferente daquela que nos levou ao fracasso. Alías, quem recomeça nunca fracassa!

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...