quarta-feira, 29 de julho de 2009

A trindade do Cristianismo - As três tendas

A trindade do Cristianismo.

O Cristianismo não sobrevive sem as três tendas que construiu.
O Cristianismo histórico só existe em relação as três tendas que gerou. Ele se retro-alimenta.

Quando Jesus subiu com os três discipulos, Pedro, Tiago e João no monte da revelação, no ímpeto e no vislumbre da glória do Filho de Deus, Pedro sugeriu que ali, naquele monte, se construíssem três tendas.

Jesus ignorou tal proposta.
Por diversas vezes Jesus repudiou a idéia de se criar uma fixidez no caminhar pela fé de seus discipulos.

Mas a Igreja, após a morte da terceira geração daqueles que haviam se convertido à mensagem do Evangelho, não conseguiu resistir a tentação de construir sua "tenda". A fixidez de um templo.
No período do imperador Constantino, no ano 327, ela ganha a sua tenda.

A sugestão de Pedro incluía a presença de Jesus, Moisés e Elias. A necessidade de se colocar debaixo de uma liderança "ungida". Era a construção da segunda tenda. A necessidade de sacerdotes e mediadores. Jesus não era suficiente e único. Deveria haver um corpo profético (Elias) e outro doutrinário, no caso, Moisés.

A segunda tenda da qual o cristianismo está bem agasalhada são seus líderes pastorais (papas, bispos e pastores) como seus ícones necessários.

Finalmente, a terceria tenda se converge na necessidades de uma doutrina, de um credo, de um dogma. A igreja inventou a teologia (o estudo de Deus). Guarda com muito estima seu corpo de teologias sistemáticas. Defende com unhas e dentes seus dogmas e doutrinas.

Observe que essas tres entidades formaram e formam as igrejas hoje! Observe tambem, que são essas tres tendas que "emprestam" um sentido de segurança para os fiéis.

O que é essencial para o movimento cristão e outras formas de religiosidade que competem com o cristianismo não sobrevivem sem essas tres tendas.

Mas o que é essencial á religiosidade pagã, o Evangelho descarta sem nenhuma preocupação.
Jesus disse que o evangelho acontece no chão da vida e no interior do coração.

É difícil de enxergar isso?

Reinaldo de Almeida

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Adoração e levitas levitando

Fui pregar algum tempo atrás numa igreja. Foi triste! O "levita" fechou os olhos e ficou 40 minutos cantando uma unica música! Ele (e os "back" que estavam com ele) esqueceram do povo! De relance, olhei uma senhora de uns 70 anos se encostando na cadeira querendo sentar...Mas o "levita" insistia na adoração. Ele queria que o publico "levitasse" com o seu papel de "adorador". Tinha desistido (em meu coração)de pregar, pois quando subi no púlpito o povo já estava cansado e com o espírito exaurido. Aquele "cara" acabou com a expectativa da Palavra. Esse tipo de coisa que eles chamam de "ministração", de fato, virou MANTRA. o DIABO tem roubado o tempo da pregação da Palavra nas Igrejas (usando os musicos e o "louvor" ou qualquer outra coisa...). Não desprezo a música como um dos instrumentos na adoração, mas ela tem sido ABSOLUTIZADA por alguns. Lamentavelmente, em muitas igrejas, o pastor se tornou refém dos músicos (levitas). Adoração verdadeira acontece no "chão da vida". Basta perceber nos evangelhos a pouca, ou nenhuma, importância que Jesus deu a música como instrumento de adoração.

sábado, 11 de julho de 2009

O atraso hoje é crime social


Para quem leu o livro “O mundo é plano”, sabe que, estar desinformado quanto as mudanças sociais, econômicas e científicas que o mundo vem sofrendo hoje de forma tão rápida, vai colocar muita gente às margens do progresso e das exigências que o mundo futuro demandará de nós.
Podemos “fincar” nossa opinião, acerca da não “tão necessária” importância de ensinar nossos jovens Informática na escola, principalmente os que vivem e dependem da escola pública para encontrarem um “lugarzinho” decente na sociedade.
Mas o mundo não pára.

Porque estou dizendo isso?

Porque algo muito triste vem acontecendo em algumas escolas públicas.
Há um parcela de professores e diretores que possuem enormes resistências quanto ao uso de informática e computadores na escola. Pelo fato deles não precisarem no passado, ou até mesmo , pelo fato de, não existirem computadores na época deles, e, até mesmo, por causa da total falta de conhecimento e vontade de aprender informática, eles ignoram e menosprezam totalmente essa ferramenta em seu meio.

Já estive em escolas onde a sala de informática NUNCA foi usada!
Já estive em escola, onde, com muita tristeza no coração, vi computadores que NUNCA foram usados e que ficaram DEFASADOS em relação aos atuais, sendo substituídos por novos computadores de tela plana e que também NUNCA serão usados, a não ser que haja uma reprimenda por parte da Secretaria de Ensino em cima dos diretores.

Não me entendam mal. Sâo bons diretores às vezes, mas, por causa da idade e da aposentadoria que se aproxima vão “empurrando com a barriga” esta questão. Eles não entendem que estão compromentendo toda uma geração ao atraso. Pois hoje, esperar 2 ou 3 anos para uma diretora aposentar para então se começar usar os computadores com a chegada do novo diretor com uma nova “mentalidade” é condenar os alunos á um atraso significativo em suas vidas, visto que, o avanço tecnológico dura uma média de 6 em 6 mêses. Um computador “top de linha” hoje, já estará ultrapassado em 3 mêses!

O MUNDO NÃO VAI PARAR POR CAUSA DELES!

Penso que, assim como as escolas possuem professores de Inglês, matéria necessária aos alunos hoje, elas deveriam ter professores de informática, não só para alunos, mas também para muitos professores que desconhecem o uso básico dessa ferramenta e que por causa disso criam resitência e menosprezam o valor do manuseio do computador. Não importa o que esses professores pensem, mas o mercado de trabalho com suas exigências cada vez mais apontadas para o mundo tecnólogico NÃO VAI PARAR POR CAUSA DELES!

É UM CRIME O QUE ESTÁ ACONTECENDO CONTRA A SOCIEDADE!

É claro que nem todas as escolas públicas estão nesse atraso. Depende da “cabeça” do diretor e da diretora. Conversei com um coordenador de uma outra escola que lamentava profundamente de ter uma sala de informática prontinha para se usar, mas o diretor nunca “liberava a chave”.
Penso que os pais de alunos deveriam verificar se isso está acontecendo na escola em que seu filho está matriculado e exigir e até denunciar, visto que o Estado tem cumprido seu papel em fornecer computadores novos e de boa qualidade para as escolas públicas!

No livro “O Mundo é Plano”, o autor fala muito sobre a corrida da India e da China attrás do tempo perdido quanto à esta questão, e como eles estão colocando os jovens pobres no caminho do acesso ao mundo informatizado e como a India e a China estão conseguindo cada vez mais participar do mundo globalizado e sairem do atraso e do subdesenvolvimento, mas do Brasil, pouco e quase nada se fala.

Conversei com um engenheiro num encontro em São Paulo sobre isso. Ele “vende” pontes. E ele me disse o seguinte: não há falta de empregos no Brasil, o que há, é a falta de mão de obra qualificada. E essa falta de qualificação começa nos ensinos nas escolas públicas…
reinaldo de almeida

sexta-feira, 3 de julho de 2009

UM MOMENTO DE CRISE

É da palavra crise que se deriva "acrisolar": processo de purificação que o fogo e o cadinho exerce sobre a prata , o cobre e o ouro. Quanto maior for a temperatura do fogo, mais impureza se arranca do metal precioso. Mais caro fica o metal e de maior valor ele se revestirá.

É da palavra crise tambem que se deriva a palavra "crisálida": o processo que a feia e asqueirosa lagarta sofre para se transformar numa linda borboleta psicodélica.
Se não fosse as fortes rajadas de ventos nas grandes cidades, como é que o ar se purificaria? A crise do mar é a ressaca que suas águas "sofrem" para expulsar toda sorte de detritos e sujeiras que os seres humanas tão estupidamente lançam sobre ele!

Se não fosse a "Crise Financeira Mundial" as grandes empresas multinacionais iriam continuar vivendo de especulação e exploração do sistema financeiro em vez de colacarem as "mãos na massa" e buscarem lucro do próprio resultado de seus produtos e de seus trabalhos.
Acabou a farra do lucro fácil e do ganho improdutivo. Algumas empresas e bancos que vimos quebrar nessa crise, eram frutas podres e bichadas por esse sistema!

Se não existir uma crise nada muda!
Se eu não experimentasse uma crise, eu jamais mudaria!
A crise nos faz mudar.
Muda nossa maneira de ver e pensar a vida.
Muda nossos valores.
Crises são necessárias nas empresas, nos relacionamentos, na espiritualidade e nas áreas mais profundas do ser.
Elas não são bem vindas, mas são necessárias. Elas nos machucam. Nos causam dores. E por isso, nos fazem mudar. A dor nos faz mudar. Dor é sintoma de que alguma coisa está errado e o próximo capitulo é a crise.
As mesmas fibras nervosas que nos causam prazer nos causam dor. É a razão de tanta busca pelo prazer sexual, pela pornografia dos dias de hoje. Estamos vivenciando uma geração que não suporta a dor e só quer o prazer. Geração covarde! Por isso nada muda!
Por isso a falácia da pregação religiosa de um evangelho que não aceita a dor e o sofrimento.
Mas Jesus disse: "felizes os que sofrem", "felizes os que choram", "felizes o que sofrem perseguição por causa do justiça".
Esse tipo de apelo vai contra a pregação triunfalista nos altares das igrejas nos dias de hoje! Vai contra a Teologia da Prosperidade. Por isso tudo nisso é muito maléfico. Pois só um coração preparado para enfrentar crises pode mudar e causar mudanças.
Faço eu aqui uma apologia ao sofrimento? É claro que não! Só um tolo faria isso!
Mas se a crise bateu à sua porta, enfrente-a com coragem e sem medo de atravessá-la, pois nesse caso, ela sempre pode nos melhorar, nos burilar, nos transformar e nos acrisolar.
Reinaldo de Almeida

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...