terça-feira, 27 de outubro de 2009

Futebol é uma religião

Morreu no fim da tarde desta segunda-feira o estudante de direito João Henrique Mendes Xavier Vianna, de 21 anos. Torcedor do Atlético-PR, ele foi atropelado após o Atle-Tiba do último domingo por um carro conduzido por um torcedor do Coritiba que retornava do Couto Pereira.


As circunstâncias do acidente ainda estão sendo esclarecidas pela polícia. Em depoimento à Delegacia de Delitos de Trânsito, onde está preso, Lopes disse que parou num sinal e passou a ser provocado por um grupo torcedores atleticanos. Quando o sinal abriu, acelerou e atropelou dois deles.


http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2009/10/26/ult5895u13009.jhtm



Um confronto entre corintianos e vascaínos, com tiros e pauladas, terminou com a morte de ao menos uma pessoa e dezenas de detidos antes da semifinal da Copa do Brasil no estádio do Pacaembu em São Paulo nesta quarta-feira.
Torcidas do Vasco aliadas às do Palmeiras se encontraram com um grupo de corintianos que se dirigiam ao Pacaembu, onde aconteceria a partida. Houve confronto e um torcedor morreu após ser espancado com pedaços de pau.
O corpo da vítima, que estava seminu, foi encontrado próximo à Praça Campo de Bagatelle, no bairro de Santana, zona norte da capital, por uma viatura que fazia patrulha na região. O corpo foi encaminhado ao Pronto Socorro de Santana.


 http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3804711-EI5030,00.html






BRUNO

postado:
06/06/2009 - 03h07

MORREU PQ ENTROU NO CAMINHO DA TORCIDA MAIS SINISTRA Q É A FJV , E SE ENTRAR DE NOVO VAI FIKAR ESTIRADO MAIS UM, DOIS OU QUANTOS FOREM NECESSÁRIOS!!!!!!!!!!!




Torcer para um time de futebol tem se tornado uma verdadeira religião nessa época e nesse país! É óbvio que isso não é exclusividade só do Brasil.


Mas o fanatismo pelo time que se torce é tão parecido por um fanatismo religioso que as semelhanças são impressionantes. Quando digo que essa obsessão por um time de futebol é tão absurda quanto à obsessão religiosa, me refiro ao fanatismo religioso levado às últimas conseqüências, como por exemplo, no caso dos adeptos do islamismo xiita que no fogo da emoção religiosa, carregam bananas de dinamites no corpo e as acionam num local movimentado de uma cidade qualquer matando gente inocente. 


No caso dos torcedores, não tão inocentes assim.
Nenhum torcedor (seja lá de qual time for...) pode ou deveria acusar os religiosos de algumas de suas expressões absurdas de culto ao divino!


Observe um estádio de futebol numa partida (que chamam de "clássico") entre times adversários. Aquilo é uma religião! Observe os torcedores gritando em delírio e frenesi pelos nomes de seus ídolos! 


Aquilo é um culto, uma missa.


Temos os adeptos que são os torcedores, os membros da "igreja".
Temos os estádios que são os "templos" que eles frequentam semanalmente.
Temos a transmissão pela televisão que, religiosamente, muitos abrem mão de fazerem qualquer outra coisa mais significativa para ficarem ali assistindo o seu "culto televisionado". Inclusive muitas igrejas (literalmente falando) estão ajustando seus horários de reuniões em função do "clássico" de domingo! Note que nesse caso, o fanatismo pelo futebol já superou em muito a fé religiosa!


Temos o levantamento das ofertas e dízimos que são as entradas que são pagas nas bilheterias. Quanto maior for as possibilidades financeiras melhor é o lugar (cadeira) que a "oferta" pode comprar.
O jogadores são os "santos" (ídolos) intercessores que possibilitam o gol. Todo torcedor intercede por eles e por intermédio deles!
Cada clube tem seu uniforme, sua bandeira, seu hino e sua identidade própria, todos os ingredientes de uma boa religião aqui.
O "cartolas", os técnicos e treinadores são os "líderes eclesiásticos" dessa religião. São eles que decidem  nos bastidores o rumo do clube (da igreja).


O "Gol" é a grande divindade adorada. Se mata por ele! Por ele o humor é alterado. A semana é alterada. A relação dentro de casa é alterada. A relação no trabalho é alterada. Até na relação sexual, na cama, ele influencia e ajuda. Tal é a força dessa divindade.


Vencer o campeonato é como pisar por algum tempo no paraíso. É ganhar o céu!
O troféu é a recompensa da divindade pela tão fanática dedicação de seus adoradores.


Agora, veja bem, financeiramente falando:
Ainda não consegui entender o que é que o torcedor comum ganha com tanto fanatismo, se só quem enche o bolso de dinheiro são os líderes do clube e os jogadores, além dos fabricantes de cervejas e donos de rádios e redes de televisão.(em todo esse processo os dízimos e as ofertas vão sendo oferecidas pelo adepto do clube)


Socialmente o país não ganha e nem avança com nada disso!
A família do torcedor não ganha nada quando o clube do "fanático" ganha!


Espiritualmente falando, uma grande potestade do mal se oculta por trás disso tudo, só não enxerga quem não quer.
Além do mais, esse fanatismo todo, indica que um grande vazio se instalou dentro da pessoa a ponto dela se iludir e se auto enganar com as alegrias efêmeras que a aquela vitória proporciona. É vício pela adrenalina.
Pensando bem, esse fanatismo  vai muito mais além de um fenômeno religioso, é problema emocional, espiritual, psicológico e até sexual mesmo!


Torcedor! Por favor! Nunca mais acuse nínguem de fanatismo religioso!


Reinaldo de Almeida

domingo, 11 de outubro de 2009

Crianças "Bruxas": Acusadas em Nome de Jesus


Video TV ABC: 10 minutos de horror na áfrica “cristã”!
VEJA O VÍDEO (click no título desta matéria)



Amigos, ontem, nesse mesmo horário, encontramos o vídeo abaixo no YOUTUBE. Pedimos, então, que ele se tornasse conhecido dos brasileiros. Imediatamente, dois irmãos amados o traduziram e outros dois o legendaram, e hoje está disponível aqui, graças a Deus. Trata-se das mesmas práticas de abuso infantil sob o manto da religiosidade que vigora na Nigéria. Só que, neste caso abaixo, é na República Democrática do Congo, país relativamente próximo da Nigéria.




Há no vídeo um religioso católico, lutador solitário, que vamos procurar encontrar a fim de trabalharmos juntos contra o comércio de alminhas humanas. Para aqueles seres mais sectários e apologetas, que endurecerão o coração com a veiculação de uma matéria que poderia ser tendenciosa, já que um padreco africano encaminha os repórteres americanos  aos cultos “evangélicos”, eu só tenho a dizer o seguinte: “Sejam esmagados pela realidade das imagens promovidas pelo teatro de horrores que a teologia da prosperidade já fez em toda a África Central… em proporção endêmica! E façam apologia contra a praga neopentecostal e não contra o Amor!”




Os demais, desarmados de espírito, amigos do Evangelho, enfurecidos de ira santa contra a insanidade dos pastores-bruxos, peço que canalizem todo esse sentimento para nos ajudar a chegar a esses pequeninos e seus pais. Nós não vamos cruzar o Atlântico para fazer documentários, abraçar criancinhas abandonadas e nem consolá-los acerca da dura realidade infanticida. Não! Não somos jornalistas e nem padres-guias! A gente precisa levar a Pregação do Amor, a denúncia da Profecia, a Voz de Deus que mora em nós, muita literatura para os pais e para crianças, e ainda, o objetivo de manter uma base mais permanente lá.




Não é para mais NADA que estamos pedindo sua participação via contribuição financeira. É para essa finalidade! Recebemos valor suficiente para quase duas passagens ida e volta, e só. Quem disse que ia ajudar e não o fez ainda, por favor, não se esqueça de fazê-lo, até que estejamos supridos minimamente, porque a gente vai sem prata ou ouro, mas na autoridade do Nome que é sobre todo nome, e até mesmo sobre o Seu próprio “Nome” quando tal “Nome” não carrega a encarnação da Sua Pessoa.
Marcelo Quintela
marceloquintela@caiofabio.com
Caminho-Nações

sábado, 10 de outubro de 2009

QUANDO A IGREJA NÃO É “IGREJA”...


QUANDO A IGREJA NÃO É “IGREJA”...
  
Igreja tem que ser coisa de gente de Deus, de gente livre, de gente sem medo, de gente que anda e vive, que deixa viver..., que crê sempre no amor de Deus...; e, sobretudo, é algo para gente que confia..., que entrega..., que não deseja controlar nada...; e que sabe que não sabe, mas que sabe que Deus sabe...
Somente gente com esse espírito pode ser parte sadia de uma igreja local, por exemplo...
Entretanto, para que as pessoas sejam assim seus pastores precisam ser assim...
Se o pastor é assim..., tudo ficará assim...
Ou, então, o tal pastor não emprestará a sua vida para o que não seja vida, e, assim, bem-aventuradamente deixará tal lugar de prisão disfarçada de amor fraterno...
Em igreja há problemas... É claro... Afinal, tem gente...
Mas nenhum problema humano tem que ser um escândalo para a verdadeira igreja de gente boa de Deus.
Numa igreja de Deus ninguém tem que ser humilhado..., adúlteros não tem que ser “apresentados” ao público..., ladrões são ajudados a não mais roubarem..., corruptos são tratados como Jesus tratou a Zaqueu..., e hipócritas são igualmente tratados como Jesus tratou aos hipócritas...; ou seja: com silencio que passa..., mas, ao mesmo tempo, não abre espaço...
Na igreja de gente boa de Deus fica quem quer e até quando deseje... E quem não estiver contente não precisa ser taxado de rebelde e nem de insubordinado... Ele é livre para discordar e sair... Sair em paz. Sem maldições e sem ameaças; aliás, pode sair sem assunto mesmo...
Na verdadeira igreja não há auditores, há amigos.
Nela também toda angustia humana é tratada em sigilo e paz.
Igreja é um problema?...
Sinceramente não acho...
Pelo menos quando a igreja é assim, de gente, para gente, liderada por gente, com o propósito de fazer de toda gente um humano maduro — então, creia: não há problemas nunca, pois, os problemas em tal caso nada mais são do que situações normais da vida, como gripe, febre ou qualquer outra coisa, que só não dá em poste de ferro...
Tudo o que aqui digo decorre de minha experiência...
Não é teoria...
Pode ser assim em todo lugar...
Mas depende de quem seja o pastor...
E mais: se o povo já estiver viciado demais nem sempre tem jeito...
Entretanto, se alguém decide começar algo do zero, então, saiba: caso você seja gente boa de Deus, e que trate todos como gostaria de ser tratado..., não haverá nada que não seja normal, pois, até as maiores anormalidades são normais quando a mente do Evangelho em nós descomplicou a vida.
Pense nisso!...

Nele,

Caio
11 de setembro de 2009
Lago Norte
Brasília

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

É simples assim?

Nessa última semana estive em duas reuniões com um grupo de pessoas. 

Dois grupos pequenos

Entre essas pessoas haviam alguns esotéricos e "desviados" da igreja evangélica. Tanto na primeira reunião, realizada numa quinta, como na outra, feita num domingo de manhã, a reação daqueles que estavam nos conhecendo foi a mesma. Depois de nos ouvir cantar e refletir num texto do Evangelho, a reação quase sempre é imediata: "Mas é tão simples assim?". É a pergunta que ouvi . Outra confessou: "Estive a tanto tempo na igreja e nunca ouvi falar de Jesus desse jeito. Confesso que meu entendimento da Bíblia começou a mudar depois que comecei a olhar pra Jesus como um meio de compreender as Escrituras!". Uma outra disse "Nossa! Pensei que minhas angústias na "igreja" fossem "rebeldia" minha, mas agora vejo que não tem nada haver com o que aprendi lá!"

Eu quase que repito a mesma justificativa sempre: "Olha, mas não são todas as igrejas que se desviaram da simplicidade do Evangelho, é verdade que a maioria, principalmente as que ensinam e vendem "os milagres" pela televisão e muitas outras grandes denominações já se desviaram a muito do Evangelho de Jesus, no entanto, existem algumas poucas igrejas que continuam saudáveis em relação ao evangelho!"  Mas eles perguntam: "Quais?"

Ainda existem as igrejas chamadas "históricas e fundamentalistas". Mas observe que a própria palavra já indica que há um problema: "fundamenta - listas" (ou pior: funde-a-mente-em-listas!). Embora não sejam tão agressivas e mercadológicas quanto às pentecostais e as neo- pentecostais, eles se configuram num grupo que se mantém fixos há uma lista rígida de doutrinas históricas e a níveis de hierarquizações inflexíveis! Lutero, Calvino, Finney, Wesley e a "história e a tradição" da denominação são seus bens mais preciosos!

Não desprezo a vida e a obra desses homens, muito pelo contrário, os admiro, mas Jesus é e sempre será meu exemplo "ÚNICO". 

E eu preciso de mais alguém?

A simplicidade do Evangelho de Jesus assusta!

A maneira como Ele ensinava a viver a vida sem dogmas, sem religiosidades e sem o conceito bi-polar de espiritualidade e mundanismo, santidade e imundícia, certo e errado ensinados pelas instituições eclesiásticas é muito diferente. Só não enxerga quem não quer ou não consegue.

Deus disse para Isaías: "Esse povo tem ouvidos mas não ouvem, tem olhos mas não enxergam".

Em Jesus e nas cartas de Paulo, muitas das coisas que acreditamos serem importantes, necessárias e até "sagradas" para a vida cristã, não tem nenhum valor e são quase sempre pesos que deveriam ser descartados o mais rápido possível.

Mas como disse Jesus: " Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos". E continuou dizendo aos fariseus da religião fixa de sua época: " se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, permanece o vosso pecado" (João 9:39-41)

Reinaldo de Almeida

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...