sexta-feira, 30 de abril de 2010

Quem é o anjo da igreja?

"O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas." (Apocalipse 1: 20)

A palavra anjo (grego, angelos, literalmente "mensageiro"); um mensageiro que carrega uma mensagem.

Há uma fusão da figura do anjo, como ser enviado por Jesus, em sincronia com a figura de um líder ou ancião numa igreja local. De modo que o termo "mensageiro" bem pode ser aplicado de maneira conjunta, ou seja, no trabalho conjunto do anjo-anjo e do anjo-homem na divulgação do evangelho numa determinada cidade. Observe os textos bíblicos: Galatás 1:8; II Corintios 11:13-15; Malaquias 3:1; Paulo afirma a presença de anjos num culto local em I Corintios 11:10.; A sincronia da presença de anjo-anjo entre os apóstolos na cooperação  mútua entre eles na disseminação do Evangelho era de percepção comum naqueles dias, veja Atos 6:15 (Estevão); 8:26 (Filipe); 10: 3-7 (Cornélio); 12: 7-11 (Pedro); 12:23 (Herodes); 27:23 (Paulo). Essa realidade espiritual deve ser levada em consideração quando lemos que as cartas de Jesus às sete igrejas serão entregues nas mãos dos anjos das sete igrejas das sete cidades. 
Outras realidades históricas devem ser consideradas:


  • 1°As igrejas no Apocalipse não eram denominacionais. A configuração neo-testamentária era muito diferente do que atualmente presenciamos em nossos dias. A igreja não estava dividida em grupos e sub grupos organizacionais da mesma maneira que encontramos hoje. As divisões eram simplesmente uma necessidade geográfica e a unica divisão reconhecida por Jesus ali eram as divisões de localidade  das "pólis", ou seja, das cidades, de maneira que temos ali sete cidades e não sete grupos denominacionais. Esse entendimento é muito importante na análise das implicações da palavra "anjo" nessa porção específica do Apocalipse. Hoje em dia, as igrejas locais numa unica cidade estão divididas em grupos e sub-grupos denominacionais. As pessoas não se reunem em torno da doutrina dos apóstolos e dos ensinamentos de Jesus. A motivação denominacional é por razões várias e não bíblicas o que em muito relativiza a mensagem do "anjo-anjo". O anjo-homem está mais refém da necessidade de obedecer a configuração de sua denominação, do que seguir e obedecer a mensagem do anjo-anjo que atua sobre a cidade.



  • 2° Outra grande diferença, era a ausência de templos como hoje conhecemos e chamamos de "igreja". Na mente de Jesus, igreja é gente, é povo, são pessoas. Os apóstolos também só pensavam em "igreja" dessa forma. A "igreja" então não possuía "templos". O povo se reunia em torno das doutrinas, dos ensinamentos e dos testemunhos dos apóstolos. A comunhão não era coisa de "domingo `a noite". A própria situação histórica de grupo perseguido e marginalizado promovia o amor e a união entre eles.

  • 3° Considere o fato que nos dias de João em Patmos e antes dele não existia ainda um "novo testamento". Eles se serviam dos pergaminhos (que eram caros!), das cartas dos apóstolos que circulavam de cidade em cidade e de algumas versões da biografia de Jesus escrita por alguns apóstolos. Ou seja, a necessidade de "sincronismos" com as realidades espirituais e a busca de uma palavra de revelação que estivesse em acordo com os ensinos dos apostolos justificava o envio das cartas de Jesus às igrejas! Não havia os relativismos denominacionais, doutrinários, culturais e personificantes que existem hoje!
Por isso, quando alguem se auto afirma como "anjo" da igreja pela necessidade de se impor sobre a sua congregação, mais numa perspectiva autoritária do que autoridade espiritual, não sabe o que está fazendo e como está se colocando numa posição perigosa diante de Deus, dos anjos e dos homens.

O sujeitinho sobe num alambrado de madeira ou de tijolos que chama de "púlpito", num salão alugado ou templo de tijolo que chama de "igreja", e que só pelo fato de alguem ou alguma junta pastoral de homens atrelados à interesses de sua denominação o faz "pastor", achar que já é o "anjo" da igreja, é um ser ingênuo ou idiotado! Acha que o seu seminariozinho teológico garante tal posição!

Perdemos muito quando nos afastamos da simplicidade do evangelho e da vida em Cristo. Prova disso são os seres surtados de auto glorificação que arrebentam que nem pipocas nos púlpitos das igrejas evangélicas hoje! Os caras alugam uma sala de tres metros quadrados e chamam de "Templo dos Anjos" ou "Catedral da Glória de Deus e dos Anjos". Só loucos ou ignorantes para entrar num negócio desses!

Creio que o anjo da igreja do Apocalipse pode ser um ser humano numa junção sincronizada com anjos que estão ligados à Jesus conjuntamente com outros líderes  numa cidade e que tal posição só é possível quando o fluxo da revelação transita entre eles, sabendo das implicações e das realidades espirituais que isso significa. Uma vez que isso não esteja acontecendo, o tal liderzinho perdeu essa prerrogativa! É aí que falta o discernimento dessa igreja que não conhece Jesus e nem a Bíblia!

Que Deus tenha misericórdia de nós, pois os dias são maus e vão piorar nesse sentido!


Outros textos que devem considerados sobre os anjos "mensageiros":


Hebreus 1:7 - eles são "ministros" para o evangelho.


I Pedro 1:12 - anseiam e colaboram com a pregação do evangelho.


João 1: 51 - sobem e descem sobre o Filho do Homem.


Apocalipse 10: 2, 9 - Anjo-anjo e anjo-homem juntos.


Apocalipse 14:4 - O anjo e o Evangelho eterno.


Hebreus 13: 2 - Gente que acolheu anjo.




Conclusão : Não é tão fácil e tão simples assim "virar anjo"!



 
Reinaldo de Almeida

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Não se engane!



Não se engane:
Você vive com muito mais do que realmente precisa!


Não se engane:
Os recursos do planeta são limitados e poderão se extinguir.


Não se engane:
Existe ciência e tecnologia que poderiam por fim à fome no planeta, imediatamente.


Não se engane:
O que não existe é vontade política nos líderes mundiais.


Não se engane:
Líderes mundiais "comem nas mãos" de líderes corporativos.


Não se engane:
Líderes corporativos só se interessam por fortunas e poder.


Não se engane:
A mídia corporativa é manipulável e manipulativa das massas ignorantes.


Não se engane:
O carro movido a petróleo e derivados já poderiam deixar de existir.


Não se engane:
Eles ainda existem por causa dos governos reféns das oligarquias petrolíferas.


Não se engane:
O clima no planeta está sendo alterado pela ação nociva do homem.


Não se engane:
Por que você compraria um carro de $50.000,00 se não tem como trafegar nos centros urbanos?


Não se engane:
Você não precisa comprar mais um par de sapatos e nem trocar de carro.


Não se engane:
A ciência já disponibilizou ao homem alternativa sustentável de energia "verde".


Não se engane:
Energia "verde" não produz montanhas de dinheiro para os governos e corporações.


Não se engane:
O discurso "favorável" deles na mídia sempre será uma falácia.


Não se engane:
A gripe aviaria e a gripe suína é uma piada de mau gosto pra eles ganharem dinheiro em cima do seu pânico.


Não se engane:
As indústrias farmacêuticas é uma das três mais ricas e poderosas do planeta.


Não se engane:
As indústrias farmacêuticas dependem de uma população doente e em pânico para ganhar mais dinheiro.


Até quando você viverá sendo enganado?


Reinaldo de Almeida
NO TOPO DO MUNDO!





terça-feira, 20 de abril de 2010

Será que esta senhora está delirando?

Uma ex-ministra de estado faz denuncias sobre a manipulação da indústria farmacêutica mundial…

Dias piores virão...

Os dias que se seguirão serão paradoxais.




Os acontecimentos mundiais produzirão nas almas dos cidadãos do planeta sentimentos misto e ambíguos. Por um lado, a geração atual celebra e usufrui de grandes avanços tecnológicos e científicos. Por outro, esse avanço todo da ciência e da tecnologia, somado aos interesses corporativos  estão acabando com o planeta.


O computador e a internet transformaram esse planeta numa grande aldeia global. A China, o Japão, o Haiti, o Chile estão nas salas de nossas casas e nos quartos de nossos filhos. Qualquer novidade, seja ela boa ou má, que acontece no outro lado do mundo, chegam ao nosso conhecimento em questão de segundos.


A tecnologia nunca nos ofereceu tantas facilidades à um custo tão acessível ao cidadão comum; facilidades, conforto e rapidez. Grandes somas de dinheiro são transferidos de um país ao outro pelo simples toque de um dedo, seja ele por um teclado físico ou virtual.


Bem, poderíamos ficar falando sobre isso por muitas e muitas linhas e parágrafos, mas não é necessário, pois a tecnologia está presente em quase todas as necessidades do ser humano hoje.


Por outro lado, algo muito estranho vem acontecendo paralelamente ao mundo hoje. Ameaças globais, sejam elas naturais ou produzidas, atingem toda a humanidade em escalas cada vez mais assustadoras.


Tivemos três terremotos fatais,(Haiti, Chile e China)num período tão curto de dias que um após o outro não nos dando tempo de digerir as tragédias dos acontecimentos seqüenciais e trágicos para as pessoas neles envolvidas, isso sem falar nos tremores de terra que aconteceram em outros lugares e em escalas menores.
Observe que os países envolvidos nesses terremotos ficam, geologicamente, em lugares bem distantes uns dos outros.
Os cientistas nos explicaram que são as placas tectônicas continentais se “acomodando” – tudo muito bem explicado!


Somemos a isso o tsunami na Tailândia no terremoto do Índico de 2004 alguns anos atrás, matando mais de 285 mil pessoas. Eu nunca tinha ouvido falar nessa palavra “tsunami”. Mas o cientistas nos explicaram que foi uma placa tectônica no fundo do Oceano que causou isso e que não foi a primeira vez, já houve outros.


Temos as doenças globais como a gripe do frango e a gripe suína ligadas diretamente as questões relacionadas ao modo de criação e alimentação desses animais, ou seja, algo relacionado ao que nós comemos quase todas as semanas; alguns anos atrás tivemos também o problema da doença da vaca louca(anos 8O).


Bem, temos os ataques terroristas.


Há os fenômenos de paranormalidades e dos UFO’s cada vez mais vistos e observáveis nos nossos dias.
Há tanto material mostrado, analisado e pesquisado na internet, que hoje, até os céticos estão tendo dificuldades de rebaterem. São inexplicáveis à ciência que só aceita o que pode ser “explicado”.


E temos as religiões predominantes no mundo, como o catolicismo, o islamismo e o protestantismo em todas as suas ramificações e que a cada ano se mostram mais incapazes de proporcionar certezas e segurança nos corações humanos.


O Cristianismo católico está difamado pelos casos de pedofilias, abusos e omissões.


O Cristianismo evangélico está se difamando pelos casos de negócios relacionados ao dinheiro, fé adulterada, líderes surtados e seguidores ignorantes.


A fé “cristã” se tornou duvidosa e insegura.


As riquezas são incertas.


Os políticos nunca foram confiáveis (pelo menos aqui no Brasil!).


A Ciência se limita ao que pode explicar.


E dias piores virão…


Tudo isso deveria nos levar a buscar nas palavras de Jesus as respostas que precisamos.
Não confundamos os ensinamentos de Jesus com a religião “cristã”.


Jesus não inventou nenhuma religião, nem a “cristã”.


Não garantiu em nenhuma religião, em nenhuma organização e em nenhum líder religioso as respostas e o alívio que a alma humana busca encontrar.


Vejo no Evangelho puro e simples de Jesus o único porto seguro para os nossos barcos avariados pela vida e pelas incertezas aportar.


Em Jesus de Nazaré, os piores dias que virão pela frente, poderão ser enfrentados. Há promessas feitas por Ele que serão as únicas fontes de esperanças verdadeiras para aquilo que o mundo ainda vai enfrentar. Procure saber quem Ele é!


Reinaldo de Almeida

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Tragédia anunciada - Você não acha?




Você não acha?
  • Que os vereadores no Rio de Janeiro deveriam estar entre os voluntários que ajudavam as vítimas das enchentes no Rio?


  • Você não acha que os prefeitos anteriores,  secretários, engenheiros de obras da prefeitura e quem mais foram os responsáveis pela aprovação da ocupação daquelas pessoas que construíram e pagaram os seus IPTUs em casas levantadas em local de risco deveriam ser chamados à prestarem contas do que aconteceu?


  • Você não acha que deveria haver uma mobilização popular a nível nacional para que esses criminosos fossem colocados na cadeia?


  • Que as igrejas católicas e evangélicas deveriam abrir as suas portas e recolher esse pessoal que não tem mais onde morar?


  • Você não acha que o Silas Malafaia, R.R.Soares, Edir Macedo, Rene Terranova deveriam vender seus aviõezinhos e mansões e dividir o dinheiro entre as vítimas dessa tragédia conforme o que Jesus afirmou nos Evangelho?


  • Você não acha que  a população do Rio deveria boicotar os IPTUs no próximo ano enquanto não acontecesse uma mudança radical na administração desse dinheiro?
  • Você acha que o Rio está preparado para as Olimpíadas?


  • Você não acha que o povo brasileiro é de memória curta e é um povo muito acomodado e idiotado?
Você não acha ?


Reinaldo de Almeida

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Bíblia é culpada


Martinho Lutero, o reformador do cristianismo,  disse certa vez: “A Bíblia é a mãe de todas as heresias”.

É nela que muitas vezes baseamos nossa teologia sem misericórdia, sem amor e sem compaixão; afinal de contas,  já dizia o apóstolo Paulo: “A letra incha!”. Ela incha e mata mesmo! ( A Idade Média que o diga!) – João 6: 63; I Coríntios 8:1

Porque para os teólogos de plantão, os modernos “bereanos”, os apologetas de Deus, só vale o que está “escrito” (e conforme o que “ortodoxalmente”  interpretamos!): a letra literal da Bíblia e não o Espírito da Palavra.

O interessante é que toda interpretação que os escritores do “novo testamento” davam para certas passagens do “antigo testamento” (porque nem essa divisão teológica existia na cabeça deles!), não obedeciam nenhuma norma exegética ou hermenêutica que se usam hoje nos seminários. A chave hermenêutica deles era o cumprimento ou a relação que o texto tinha com Jesus!

Então em nome da Bíblia se mata, se faz guerra “santa”, se estabelece o tribunal da “santa” inquisição, se estabelece o certo e o errado, a verdade e a mentira, o que “está escrito e o que não está escrito”.

Então, a Bíblia se torna “culpada” para muita gente.
Coloco então a Bíblia sentada no banco do réu para se defender, e ela se defende dizendo:
 
- “Eu não vim para dar testemunho de mim mesma, eu sou testemunha de Jesus”. (Lucas 24:27; João 5:39b).

-“Vocês se enganaram pensando que eu vim para dar testemunho de mim mesma!”( Marcos 12:24)

- “Erraram acreditando que ao me estudarem, encontrariam a vida eterna, a Vida  Eterna está em Jesus!” (João 14: 6,7)

- “Jesus deixou bem claro que eu só existo para dar testemunho d’Ele” (João 5:39,)- "Aliás, tem outras testemunhas d’Ele bem maiores do que eu:


Tem Moisés ( João 5:46).


Tem um profeta, um tal de João Batista, primo d’Ele (João 5: 32-35).


Tem “as  obras dele”, elas também dão testemunhos d’Ele (João 5:36).


Tem até o Pai d’Ele para testemunhar por Ele! (João 5: 37 – Mateus 17:5) 

Tem os seguidores d’Ele também que até morreram por causa disso! (II Pedro 1:18)

"O problema é que vocês insistem em me separar d’Ele! Eu sem Ele sou uma déspota sanguinária porque fico à mercê de gente gananciosa e sem compaixão como vocês!”.

“Eu sem Ele (Jesus) tomo a forma de quem me manuseia. Vocês ainda não entenderam isso? Não perceberam isso?”.

"Não me culpem por algo que eu não fiz e não sou!”.

“Se Ele não abrir o entendimento de vocês pra isso, vocês NUNCA vão me entender direito!” (Lucas 24: 45).

“Eu só existo em função d’Ele”. (João 1:1)

“Ele (Jesus) me explica, porque antes de Gutenberg me criar, Ele já existia!”  (João 8:58).

"A culpa de tanta matança e divisão em meu nome, não é minha, é de vocês!”.

Reinaldo de Almeida

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Entrei no descanso



A carta aos Hebreus, no Novo Testamento, mostra-nos a grandeza e a suficiência de Jesus Cristo em tudo o que o ser humano busca como essencial à vida e à espiritualidade.
Ali, qualquer um que queira ler e consiga entender, perceberá que o lugar de descanso para a alma, mente, espírito e consciência foi encontrado. A fé n’Ele proporciona o descanso que a alma tanto deseja e anseia.

O escritor aos Hebreus começa dizendo que Jesus Cristo é superior a qualquer anjo que existe no céu. ( cap:1)

No terceiro capitulo, ele mostra que Jesus Cristo é superior a Moisés. Se Moisés foi fiel no serviço que prestou à Deus como sendo servo da casa de Deus (Israel), Cristo é superior, pois ele não foi apenas mais um servo, ele é o dono da casa.

No quarto capítulo, ele inicia mostrando, que a fé em Jesus Cristo é o verdadeiro sábado de descanso no qual o próprio Deus descansou. Em Cristo, guardar o sábado de 24 horas não passa de dogma religioso. Jesus é maior do que qualquer dia da semana e que n’Ele todos os dias são “sábados” e iguais.

Ainda no quarto capitulo, a partir do verso 14, o escritor nos mostra que Jesus é maior do que qualquer sacerdote ou sumo sacerdote que tenha existido – então no capitulo 5, ele diz que qualquer um que tome outro sacerdote, estará no caminho da apostasia. Jesus é infinitamente superior ao sumo sacerdote Arão e de todos os outros sacerdotes que existiram depois dele.

No sexto capitulo, somos convidados a deixar esses ícones religiosos que de nada nos ajuda nos dias de hoje, e avançarmos em descobrir o mistério que esteve oculto em Jesus desde a fundação do mundo. Qualquer prática espiritual fora disso é inútil, enganosa e demonstra um total retrocesso na vida espiritual. É retardamento e cair da fé.

No capitulo sete, somos informados que o sacerdócio de Cristo é superior, pois não se baseia numa descendência humana, mas divina, eterna e misteriosa, tudo isso na figura de um homem chamado “Melquisedeque”, o qual foi maior que Abrão,pois abençoou a Abrão.

No oitavo capítulo, o escritor aos Hebreus afirma que a Aliança que Jesus selou na cruz com sua morte e seu sangue derramado, é superior a que foi feita com Moisés, pois a de Moisés se baseava em sangue de animais e só serviu para “encobrir” os pecados do povo no Antigo Testamento, e na verdade, todo aquele rito só era uma indicação do que Jesus Cristo ia fazer. Uma vez que Jesus derramou o seu sangue, a Antiga Aliança cumpriu o seu papel transitório e deixou de existir.

No nono capítulo, o apóstolo enfia o dedo na ferida do sistema religioso dos judeus, no qual o templo, era o ícone mais poderoso. Ele diz: Jesus Cristo é superior ao templo e a todos os objetos e utensílios dentro dele. Qualquer religião é inútil, seja ela qual for.

Finalmente, no décimo capitulo, ele diz que o sacrifício de Jesus na cruz é Único, Eterno e Suficiente para Deus. E ponto final.

Resumindo:
Jesus é maior do que os anjos.
Jesus é maior do que Moisés.
Jesus é o nosso “sábado”.
Jesus é o Único sacerdote entre nós e Deus.
Jesus tem o Único pacto válido para Deus, o resto é tudo mentira.

Jesus é maior do que o Templo, ou seja, maior do que qualquer religião, líder ou ícone religioso. Fora dele, tudo o mais é mentira, inútil e auto engano.

E ponto final.

Reinaldo de Almeida.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O Apocalipse: você acredita nele?


Eu não acredito que o mundo vai acabar em 2012!
Eu não acredito nas profecias de Nostradamus!
Não acredito nem mesmo no calendário e na “profecia”  Maia.
Eu não acredito no Apocalipse ensinado pela Igreja Cristã!
Alias, ninguém precisa mais acreditar…
Assisti recentemente num documentário no Discovery Channel sobre uma matéria que relaciona as ações predatória do “monstro” homem contra a natureza. Um terço de toda a fonte de vida animal, vegetal e mineral existente na natureza já foram destruídos pelas ações gananciosas dos seres humanos. Milhares de espécies de animais e vegetais já foram extintos e nunca mais voltarão a existir.
Biólogos, oceanógrafos, cientistas e muitos outros  especialistas disseram que se a humanidade deixasse de agredir em 100%  o ecossistema imediatamente não mais poluindo o ar, a água e a terra, assim mesmo o planeta demoraria, no mínimo 200 anos para se recompor. Mas isso não vai acontecer, não agora.
Essa é uma constatação interessante.
Desde a mais tenra idade ouvi dizer coisas horríveis que aconteceriam ao planeta e aos seres humanos e que estavam registrados no livro do Apocalipse na Bíblia. Mais tarde, ouvi mensagens nos púlpitos e nos altares dos templos religiosos cristãos que Deus “arregaçaria as mangas” e trataria pessoalmente das loucuras dos homens – e isso estava registrado no Livro do apocalipse.
Lí muitas vezes o Livro do Apocalipse com esses “óculos” religioso.
Lí muitos livros comentando e interpretando o Apocalipse dessa maneira: Deus julgará esse mundo, destruindo-o.
Além de produzir um medo terrível de Deus em mim, no íntimo, eu não concordava que Deus fizesse uma coisa dessas!
A imagem de um mundo sendo destruído por  bolas de fogo lançadas pelos anjos no céu; Deus com carranca derramando “chumbo derretido” sobre a humanidade; o chão se abrindo debaixo dos nossos pés engulindo homens, mulheres e crianças, enquanto Deus com um sorriso “sarcástico”, rindo da nossa desgraça, é a idéia que a religião nos faz pensar sobre o fim do mundo e do Apocalipse. Esse tipo de mensagem foi muito propagada nas décadas de 60, 70 e 80. Muitos ainda pensam assim…
Eu não acredito mais assim!
Hoje eu percebo, que o Apocalipse é uma “pré-visão” de Deus.
Deus “pre-viu” essa ação devastadora que a própria raça humana vem causando sobre a natureza e sobre o planeta.
Como um pai que observa silenciosamente (depois de o advertir por várias vezes e de várias maneiras) o filho destruir o presente que lhe foi entregue.
Deus não precisa julgar “pessoalmente” a humanidade com socos e ponta pés cósmicos lhes trazendo o fim do mundo.
A própria humanidade está cavando a sua cova!
Deus não precisará “mover uma palha”, o próprio homem está destruindo o planeta: desmatamento florestal, praias sujas e dejetos, o derramamento diário das fábricas e dos carros de lixo tóxico no ar e nas águas, a matança dos animais, das aves, dos peixes em escala sem precedentes, contaminação do solo, aquecimento global.
O Homem é o Satanás do planeta
A ganância humana está destruindo o planeta.
O Homem é o Diabo da Natureza.
Nem o diabo faria algo melhor (ou pior) do que o homem já está fazendo.
Por isso, eu acredito no Apocalipse onde o próprio homem é o seu autor!
Se tiver tempo… assista o vídeo abaixo:
(Click na tradução "Language" em portugues)
http://www.storyofstuff.org/international/

Reinaldo de Almeida

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...