quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DEMOCRACIA FAJUTA



Em épocas de eleições fica enjoativo ouvir em nossos canais de televisão aqui no Brasil as frases, os jingles e as dramaturgias repetitivas sobre  "o poder do voto"! Aqui o voto é obrigatório! Se voce não votar receberá uma série de medidas punitivas do governo, desde a possibilidade de perder seu CPF até o impedimento de sair do Brasil quando precisar tirar ou renovar seu passaporte.

O cineasta e escritor Michael Moore afirma em livro de sua autoria "Uma nação de Idiotas", que a diferença de um país verdadeiramente democrático de um "fajutamente" democrático é que no primeiro caso "o governo tem medo do povo" e que no segundo caso, apesar de toda a propaganda e aparente liberdade de imprensa "o povo continua tendo medo do governo".

O Brasil obviamente se encaixa no segundo caso. 

Ele diz tambem, que num país onde a democracia é fajuta, a única arma que o povo tem é o voto, mas que no segundo caso, quando o governo faz algo que não agrada o povo, o povo vai às ruas e pára o país! Basta olhar para a França. Lá o governo tem medo do povo e cabeças "rolam" quando os governantes não satisfazem as exigências mínimas da população. Na terra da guilhotina cabeças "rolam" de verdade até hoje!

Outra característica gritante de um país verdadeiramente democrático é o alcance da "justiça". Num país democrático de verdade, ninguem está acima da lei. A lei é para todos, inclusive para os juízes. Agora eu pergunto: voce já viu como funciona a Supremo Tribunal Federal de Justiça desse país? O presidente Lula já falou muita coisa errada, mas uma das coisas exatas que ele disse é que os Juízes da Suprema corte é uma "caixa preta", intocável, ineficiente para o povo e que só julgam em favor de seus interesses. Tomo como exemplo o Supremo Tribunal Federal como ápice de nossa frágil justiça, pois na medida que voce vai "descendo" até a justiça que setencia os "ladrões de galinha", paralelamente aos bandidos de "colarinho branco"; o filme "Tropa de Elite 2" que nos mostre , pois ventila muita mais a nossa realidade do que uma obra de "ficção".

Bem, eu poderia descrever outras caracteríticas da fajutice de nossa democracia, mas cada um tem suas próprias percepções até bem mais profundas do que a minha. Por isso, quando voce ouvir novamente sobre nossa "democracia" pense nisso!

Reinaldo de Almeida.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O SUICÍDIO



Não há nenhuma declaração específica sobre suicídio na Bíblia!

A não ser que tenhamos o mandamento "não matarás" como uma declaração de atentado contra a própria vida, o que ficaria implicitamente entendido do ato suicida. Porém, permanece o fato das Escrituras nada dizer sobre os suicidas, nem a priori e nem a posteriore.

A "idéia" de atentar contra a própria vida não é nem ventilada entre os personagens bíblicos. A própria angústia experimentada por alguns personagens bíblicos como no caso de Elias que pediu a que Deus levasse a sua alma, ou como no caso de Jó, que amaldiçoou o dia em que nasceu, nos sugere o quanto esta "hipótese de fuga" da realidade estava descartada deles atentarem contra si mesmos. Só Deus, o autor de toda a vida, tinha esse direito. Eles podiam ser tudo, menos suicida!

Porém, há na Bíblia quatro narrativas de personagens que cometeram suicídios e que mesmo assim, seus motivos ficaram bem explícitos em razão do ato cometido. Vejamos:

SANSÃO: (Juizes 16:30)  Não houve intenção de se matar sem um propósito. Sansão era um guerreiro valente e solitário; houve uma estratégia de combate pessoal onde sua morte mataria mais opressores filisteus que ele mesmo matou em toda a sua vida. Era o ápice de uma peleja solitária que marcou toda a sua vida contra os vizinhos opressores.

SAUL: (I Samuel 31:5) O ato do rei foi um gesto de orgulho pessoal de um soldado-líder. Saul sabia que o seu reinado havia chegado ao fim. Seu estado de confusão mental era enorme e que piorou no campo de batalha. Ali, num fim de combate, tirar a vida se lançando sobre sua própria espada, foi a única saída honrosa que encontrou.

AITOFEL: ( II Samuel 17:23 ) Mais sábio que os conselheiros do filho do rei, na ocasião, ao ser ignorado, Absalão seria derrotado, presumindo exatamente o vexame que iria enfrentar em relação a Davi, Aitofel preferiu então se matar.

JUDAS: (Mateus 27:5) - O caso clássico mais comentado e tido como um referencial de perdição e destino final ao inferno.
Jesus chamou Judas de "o filho da perdição". De alguma maneira Jesus sabia que Judas ia se perder. Essa denominação de Jesus a Judas pode ter dois significados: Judas não seria alcançado com o perdão e restauração como aconteceu com Pedro em função de seu ato desesperado e premeditado. Não daria tempo; Judas se enforcaria, e com seu estado mental de remorso, não se conseguiria trazê-lo de volta ao sentimento de perdão e graça. A presença do diabo é marcante e reveladora nos episódios em que se manifesta o ato de traição de Judas (João 17:12). Seu estado de perdição se converteu numa perdição mental, fisica e espiritual.


Quanto aos dias de hoje, as razões que levam uma pessoa a cometer tal atentado contra a própria vida, não nos cabe nenhum tipo de julgamento. As religiões ditas cristãs - o catolicismo, o espiritismo e o protestantismo - dogmatizaram o suicida como um ser condenado e supostamente perdido e vagueante por toda a eternidade mas a Bíblia nada tem a dizer sobre isso. Só Deus conhece os momentos finais e o estado mental de uma pessoa  no momento de grande violência contra si mesmo. Não acredito que todo suicida "se perdeu por toda a eternidade". A misericórdia de Deus vai além dos nossos dogmas e julgamentos.


De certa maneira, a humanidade toda é suicida. Até mesmo nesse exato momento.


Reinaldo de Almeida.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O EVANGELHO QUE NÃO SE ASSEMELHA AOS EVANGÉLICOS

As pessoas não querem o Evangelho de Jesus Cristo, as pessoas querem uma religião evangélica que satisfaça seus desejos e ao mesmo tempo as alivie da culpa, da dor e da insegurança.


As bem - aventuranças de Jesus no Sermão do monte a partir de Mateus capitulo 5, se baseiam no "ser" e não no "ter".

Substituindo a palavra "bem aventurado" por "felizes", percebemos que essa é tambem a chave para a felicidade. Vejamos:

  • Felizes os humildes...
  • Felizes os que choram...(os sensíveis à dor do próximo).
  • Felizes os mansos...
  • Felizes o s que tem fome e sede de justiça...
  • Felizes os misericordiosos...
  • Felizes os puros de coração...
  • Felizes os pacificadores...
  • Felizes os que são perseguidos por causa do meu nome...
  • Felizes os que são meus discipulos...
Isso está tão longe das realidades pregadas nos púlpitos e nas telas das televisões dos chamados programas "cristãos e evangélicos".

Reinaldo de Almeida

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...