sábado, 27 de novembro de 2010

Quem é o mundo para Jesus?





"Se o mundo os odeia tenham em mente que antes me odiou (...). Se me perseguiram também perseguirão vocês". (João 15:18)

Olhando para os escritos dos quatro Evangelhos a pergunta que se faz é: "Quem foram aqueles que mais explicitamente odiaram Jesus durante o curto tempo de seu ministério terreno? Quem foram os seus maiores perseguidores?"

Apesar de Jesus chamar Herodes de raposa e os os vendedores do templo de ladrões, seus maiores perseguidores foi a elite religiosa de Israel. O mundo que mais o odiou foi o mundo religioso.
A religião estabelecida e oficial de Israel incluindo as mais variadas ramificações do Judaísmo, foi o "mundo" que mais hostilizou Jesus em Seu ministério.

Aqueles que se julgavam representantes de Deus no "mundo", foram os maiores inimigos de Jesus. 


Isso não é uma trágica ironia?

O que para a "igreja" hoje seria o "mundo", para Jesus não representava nenhum tipo de dificuldade. Porém, será que a "igreja" hoje não está na mesma posição que o farisaísmo antigo esteve para Jesus?

Sei que segundo os especialistas da língua e da escrita grega há três palavras que foram traduzidas para "mundo" no Novo Testamento: mundo como criação, mundo como raça humana e mundo como sistema. Mas, nesse texto específico Jesus se referiu a um grupo especifico de gente que o odiou: a religião predominante de seus dias.

O interessante é que os apóstolos tiveram o mesmo grupo os odiando e os perseguindo conforme Jesus predissera. Na lista do espinho da carne de Paulo, ele faz referência ao mesmo pessoal. 
Conclusão: Essas pessoas religiosas, pelos motivos os mais variados, constituíam o "mundo" que odiou Jesus, porém para elas, elas se julgavam servindo à Deus. 

Tenho certeza que a religião com seus dogmas, ritos, doutrinas, moralismos, templos, sacerdotes, letrismos das Escrituras e tantos outros ingredientes é o que mais ataca e persegue o Evangelho puro e simples de Jesus Cristo até os dias de hoje.

De que lado você está?

Reinaldo de Almeida




Who is the world for Jesus?


"If the world hates you bear in mind that it hated me before (...). If they persecuted me they will persecute you." (John 15:18)

Looking at the writings of the four Gospels the question that arises is: "Who was it who hated Jesus more explicitly during the short time of his earthly ministry? Who were your greatest persecutors?"


Although Jesus called Herod a fox and sellers from the temple of thieves, was his greatest persecutors of Israel's religious elite. The world hated him most was the established religion and world religioso.A official of Israel including the most varied branches of Judaism, was the "world" that most antagonized Jesus in His ministry.Those who considered themselves representatives of God in the world, "were the greatest enemies of Jesus.

This is a tragic irony?
What to the "church" today would be the "world", for Jesus did not represent any kind of difficulty. But is the "church" today is not in the same position as the former was self-righteousness to Jesus?


I know that experts in language and writing are three Greek words that were translated "world" in the New Testament world as creation, the world as the human race and the world as a system. But in this particular text Jesus referred to a specific group of people who hated him: the predominant religion of his day.


Interestingly, the apostles were the same group as hating and persecuting Jesus predicted. In the list of the thorn of the flesh of Paul, he refers to the same staff.Conclusion: These religious people, for the most varied reasons, constituted the "world" who hated Jesus, but for them they thought themselves to serving God.


I'm sure that religion with its dogmas, rituals, doctrines, moralities, temples, priests, lettering of Scripture and many other ingredients is the most attacks and pursues the pure and simple Gospel of Jesus Christ until the present day.


Which side are you on?



Reinaldo de Almeida

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Quem disse?


Eliel Vieira

Olha só!

Quem disse,
Que para o evangelho crescer,
Lobby político eu preciso fazer?

(Dilma e Serra eram cristãos a mil,
Até que o resultado da eleição saiu!)

Quem disse,
Que para o evangelho propagar,
Eu preciso na porca TV estar?

(Vitória em Cristo e Show da Fé,
Você ainda vê isto, seu Mané?)

Quem disse,
Que para o evangelho viver,
Tipo “Valadão” eu tenho que ser?

(Exibicionismo em shows e na TV...
Muito “nada AV”!)

Quem disse,
Que para Deus louvar,
Toque no Altar eu tenho que cantar?

(Toque no Altar ou Trazendo a Arca?
Olha... é melhor não entrar nesta barca...)

Quem disse,
Que quando o Malafaia baboseiras falar,
Eu tenho que me calar e simplesmente as aceitar?

(Será que se a unção dos 900 reais eu abraçar,
Deus vai enfim me prosperar?)

Quem disse,
Que se o (P)Edir Macedo roubar?
Pela internet eu não posso denunciar?

(Faça uma boa ação,
Ridicularize o Macedo de montão!)

Quem disse,
Que todo “milagre” que o Valdomiro narrar,
Eu devo igual um bobo acreditar?

(Seria o tráfico de armas dos pastores do Valdomiro,
Um simples milagre mal sucedido?)

Quem disse,
Que você só vai cristão ser,
Se você for “Renascer”?

(Apóstolo e Bispa?
Ih... vê se chispa!)

Sou crítico?
Sim!
Estou desviado?
Não!
Pareço desviado?
Talvez.
Mas prefiro assim ser,
Do que, contra minha vontade, abraçar o feio evangeliquês!


Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/2010/11/quem-disse.html#ixzz162MrCoBY
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A linearidade do tempo e as Escrituras

 




     De tempos em tempos, surge algum doido ou doida profetizando o fim do mundo ou a volta de Cristo à Terra. Sempre se basearão em acontecimentos catastróficos ou em textos tirado da Bíblia. Essa presunção de marcarem esse evento futuro, não é só fraqueza de grupos religiosos como as Testemunhas de Jeová ou da Igreja Adventista do Sétimo Dia.  
     No meio da igreja evangélica, principalmente entre os grupos pentecostais, desde Valnice Milhomens e companhia limitada, até os Inri Cristos da vida, vêem cometendo esse erro repetidamente. 

    Creio que um dos maiores problemas relacionado à isso é a questão do condicionamento linear do tempo que estamos costumados a ler as Escrituras. Mesmo nesse exato momento, enquanto escrevo, as palavras só podem ser ditas em forma linear. Se eu tivesse um "flashback" agora, teria que narra-lo linearmente aqui em meu texto. Se eu não avisar que aquele flashback foi simultâneo ao momento que eu escrevia, você o interpretaria de forma linear.

   Estamos "presos" física e materialmente ao passado, presente e futuro. E nossa teologia e interpretação dos textos Bíblicos é o tempo todo linear. Arranjamos as profecias bíblicas de forma que elas se encaixem linearmente às nossas lógicas e razões somando a isso os acontecimentos históricos e geográficos nelas. Ignoramos os "fashbacks" nas escrituras, principalmente no Apocalipse. 
     Os Maias, povo tribal meso americano baseava seu calendário nos ciclos espiral do tempo, ou seja, o tempo é mais ciclico espiralado do que linear. Basta olhar para a forma espiral do macro-cosmo, as galáxias são espiraladas. Um olhar para o micro-cosmo de um dna, a forma espiral nos é apresentado novamente. 
     Agora, há uma uma terceira questão fora os flashbacks e o tempo espiralado do Universo, para        Deus o tempo é! 

       Deus "é"!

     A eternidade cabe dentro de Deus! Nesse sentido o tempo eterno se limita em Deus!
    Então, existem "tempos" na bíblia que estão no linear, no flashback, no espiral e no tempo "é" de Deus.

     E essa percepção ao ler as Escrituras precisa ser retomada e respeitada quando investigamos e meditamos nas palavras escritas de Deus. 
      Bendita confusão! 
    Assim, aquela hora ninguém sabe, nem anjos, nem homens, nem arcanjos e nem querubins.

Pense nisso!

Reinaldo de Almeida

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CAMINHO DIFÍCIL DE SEGUIR

           

       Quando posso e tenho tempo, tiro o final da tarde pra fazer uma caminhada numa área rural aqui perto da cidade onde moro. 
        É uma estrada deserta de chão de terra batida, com plantações de feijão e milho às margens daquele caminho. 
        Debaixo de um céu limpo e azul, tendo já o sol se pondo no distante firmamento, tirei do meu bolso uma miniatura da Bíblia que costumo carregar quando saio para correr ou caminhar nessas condições. Aquele cenário, de lugar tranquilo, estrada deserta, das proximidades, em meio algumas árvores, ouço os piados dos pássaros que quebram o silêncio do lugar; uma coruja paira sobre um dormente de uma cerca próxima, piando brava em razão de minha aproximação e sua cegueira natural, me observa passando por ela. 


    Aquela paisagem não traduzia os sentimentos de tempestades e tormentas de dentro de mim. 
    O caminho de fora era uma antítese do caminho de dentro de mim. 
    A estrada de chão batido, deserta e tranquila, não era o caminho que interiormente eu estava trilhando. Por dentro temores, preocupações, inseguranças, ansiedades, tempestades e tormentas. Justamente por isso resolvi percorrer aquele 8 quilômetros de estrada deserta com meu exemplar da bíblia.

       Compulsória e aleatoriamente abri um texto do Antigo Testamento, no livro do profeta Naum (que profeta é esse?), capitulo 1 e verso 3:" O Senhor é tardio em ira-se, mas grande em poder, e jamais inocenta o culpado; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó de seus pés". "Péraí!", pensei, "tem seu caminho na TORMENTA E NA TEMPESTADE?!" Que caminho estranho esse!? Isso está parecendo mais o MEU caminho do que o d'Ele! O profeta com nome esquisito está dizendo que Deus caminha na tormenta e na tempestade? Aí um pouco mais adiante (verso7) ele escreve: "O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia (tempestades da vida?), e conhece os que confiam n'Ele". 

    O caminho de Deus é na tormenta e na tempestade! Pra quê se "atormentar" então? Deus tem um senso estranho e horrível de segurança, conforto e tranquilidade!

   Dorme em meio à uma tempestade; pode? (Marcos 4: 35-38)

     Jesus dormia (o texto original diz que ele dormia "profundamente" - roncava) em meio ao soçobrar do barco. Pode haver uma cena mais irónica do que essa! Totalmente despreocupado com tudo! Jesus não se preocupa com aquilo que nos causa medo e pavor; afinal, o caminho dele é na tormenta! Diante da morte, ele a ignora - zombam dele por causa disso! - (Lucas 8:52 e 53). E diante da tempestade ele dorme! Não se impressiona com nada!

   Enquanto o sol se escondia no horizonte, me lembrei de mais duas coisas: há um texto nos Salmos onde diz que o caminho de Deus foi pelo meio do mar, mas ninguém viu as suas "pegadas", se referindo ao momento em que ele abriu o Mar Vermelho para os hebreus escaparem da fúria dos soldados de faraó. 

      Muito sutil!

  Outra coisa, fala com Jó do meio de um redemoinho! (Jó 38:1; 40:6) Dá aula de botânica, zoologia e astronomia para Jó tendo como plataforma um redemoinho. O redemoinho foi um dos fenômenos que causou  a queda da casa de Jó, matando os seus filhos. Isso tem uma implicação profunda nos fatos e nos significados pelas tragédias pelas quais Jó passou! De fato, Jó estava no meio de um redemoinho e de uma tempestade existencial em sua vida.

    Conclusão: Creio que Deus me disse naquele final de tarde: 
    Reinaldo! Tormenta é o meu caminho! 
 Quer me acompanhar ou vai ficar aí reclamando!!!???
     Eu li:
   (Do recôndito do trovão eu te respondi!" - Salmo 81:7)

Reinaldo de Almeida

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...