domingo, 16 de setembro de 2012

O TEMPO (parte 1)


Creio que escreverei o óbvio aqui!
Embora sabendo que escreverei o que é simples e lógico, creio que a maior parte das pessoas teve pouco tempo para pensar em algo tão importante quanto à questão do tempo.

A vida é constituída de tempo sobres tempos.
Tempo em nosso mundo ocidental linear.

Todavia o tempo é algo extremamente flexível, dobrável, cíclico, muito embora o nosso relógio indique o contrário em sua marcação de segundos, minutos e horas.
Nesse pequeno texto, quero levar o leitor a pensar e a considerar a flexibilidade do tempo em todas as suas variáveis, flexibilidades, e com isso abrir uma porta que possibilite uma melhora da qualidade de vida e que também abra uma segunda porta, portal esse  quanto a interpretação mais lógica e elástica dos textos bíblicos que trabalham com a importância do tempo relacionado à escatologia e profecias a se cumprirem.

Talvez esse assunto mexa com o sentido geral da inflexibilidade do tempo linear, sequencial, duro, em que a maioria dos seres humanos estão condicionados, condicionamento este, que tanto a Bíblia como a Física, dentre ela, a teoria de Albert Einstein, sobre o espaço-tempo, se recusam a se tornarem reféns.

Quero repetir isso de outra maneira:
Essa ditadura do tempo linear, sequencial, inflexível do relógio ocidental não existe mais, nem na Física quântica e subatômico, nem do ponto de vista de muitas culturas humanas que existem ou deixaram de existir, como por exemplo, os maias, os hopis e os incas e nem na Bíblia. Culturas antigas como também  os babilônicos, gregos, hindus, budistas e outras, possuíam um calendário mais completo e mais lógico para a medição do tempo.

Esta ditadura inflexível e mensurável que usamos para ler o tempo hoje é praticamente coisa dos tempos modernos (faço aqui uma alusão ao filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin) e industrializados e  de uma cultura fortemente capitalista e ocidental.

Os povos do passado e  de algumas culturas da terra ainda se baseiam sua medição do tempo de uma forma bem diferenciada da nossa.
A Bíblia, que ignora totalmente nossa maneira ocidental e filosoficamente capitalista de fazer uso e medição do tempo, foi originalmente concebida numa cultura oriental (Oriente Médio), por mais de 40 escritores genuinamente do Oriente Médio  e que tiveram por transcendência, a missão de registrar assuntos do Eterno,  e  onde a máxima do tempo presente que diz que o “tempo é dinheiro” é desconhecida do conceito bíblico.

Lamentavelmente é com esses olhos ocidentais e materialista é que nos aproximamos das Escrituras Sagradas para -la e deixamos sua interpretação mais profunda para os teólogos e líderes eclesiásticos fazerem, isso quando fazem, pois na maioria das vezes não é feito. Então temos quase sempre, uma incoerência da interpretação oral daquilo que foi escrito. A Bíblia é intrinsecamente judaica, grega e aramaica em seus escritos; a questão da distancia, do tempo, do espaço físico, cultural  e geográfico, são totalmente ignorados na maioria das vezes na sua abordagem, hoje.
Espero e oro para que este pequeno opúsculo possa ajudar ao leitor, tanto nesta regra básica da leitura bíblica, como expandir sua maneira de “ler” o tempo, e com isso, nos arremessar para um aproveitamento qualitativo e quantitativo do nosso tempo de vida.
Pretendo assim, que esse seja a continuação ou mesmo o segundo volume do meu livro já publicado pela editora Roca “O que fazer quando nada acontece”, onde trabalhei com o conceito do tempo “kairós" *.

continua...

 Reinaldo de Almeida

*O Que Fazer Quando Nada Acontece: Quando Deus Não Tem Pressa
R. ALMEIDA Editora Roca 

sábado, 8 de setembro de 2012

Deus dos heróis fracassados!



Estes dias ouvindo um famoso pregador eletrônico chamando um outro pregador, outrora, também eletrônico, mas que depois de uma "queda" no casamento e então destituído de todo o glamour resultante das luzes ofuscantes da televisão, de fracassado, adúltero e ministério falido.

Pensei então nos "fracassados" da Bíblia. Aliás, quais critérios foram usados por tal pregador para considerar o colega seu de caminhada cristã de fracassado? O que torna uma pessoa bem sucedida e a outra fracassada diante de Deus?

Parece que Deus, na Bíblia, vai até as últimas consequências antes de considerar uma pessoa fracasso definitivo e então desistir dela.
Vejamos alguns personagens:

Adão, Caim, Abrão, Jacó, Noé, Moisés, Arão, Miriã, Judá, Salomão, Davi, Sansão, Manassés, Jonas, Pedro, Marcos. A lista é grande.

A verdade é, que estou usando os mesmos critérios pelos quais o dito cujo pregador usou!

Adão foi o primeiro a fracassar, aliás, ele é o maior fracasso da história humana, no entanto, Deus se apiedou dele cobrindo-o com pele de um animal sacrificado, assim a sua nudez foi desfeita. Paulo na carta aos Coríntios dá entender que ele foi salvo pela Semente da mulher.

Caim foi o primeiro assassino. Fracasso total. No entanto Deus trata-o de maneira extremamente benevolente, dando-lhe até um sinal de proteção para que ninguém se vingasse dele por causa de Abel. Se ele está no céu eu não sei, mas sei que Deus foi muito gracioso com ele.

Abraão, dentro do critério de tal pregador, foi um candidato a corno, medroso e incrédulo. Ordenou que Sara mentisse para Abimeleque só pra livrar o pescoço, entregando-a de bandeja para o rei cananeu. Sorte dele, o rei não quis, pois o rei pagão temia muito mais a Deus do que o próprio Abraão, que só não dormiu com Sara, porque Deus não deixou. Depois vacilou na fé dormindo com a empregada, na tentativa de dar uma "mãozinha" pra Deus. Gerou Ismael.

Noé "caiu da fé" depois do "pprre" de vinho, que o tornou uma vergonha diante dos filhos. Ficou bêbado logo depois da aliança que Deus fez com ele. Não entendeu nada...o pior que naquele momento ele representava a "nova" raça humana. Imagine se encontrássemos ele bêbado e pelado por aí...

Jacó foi, entre os patriarcas, eleito fracasso numero "um" de Deus. A impressão que dá é que Deus estava de gozação naqueles dias. Deus chega a dizer em Oséias que escolheu Jacó e rejeitou Esaú! O sujeito é um enganador até não poder mais. O nome dele diz tudo: enganador. Enganou o irmão, enganou o pai, enganou o sogro.
Dar o golpe era com ele mesmo!

Moisés matou um egípcio e tentou esconder o corpo na areia do deserto. O C.S.I ia encontrar de qualquer jeito!
Fugiu das consequências.
Logo depois a própria esposa chama o homem de sanguinário. Péssimo testemunho dentro da própria casa.
Mais tarde, bem depois resolve casar com uma mulher "pagã" que além disso, era uma negra cusita maravilhosa, nem seus próprios irmão enguliram. 
Mas, a gota d'água foi ele perder a estribeira na hora que não devia. Por causa de seu ataque de ira foi proibido de entrar em Canaã.

Bem Arão fracassou duas vezes, no mínimo duas pelo que sabemos, porque há algumas vacilações quando ainda era escravo no Egito, mas vamos dar um desconto. Uma foi no episódio do bezerro de ouro. Idolatria e covardia pura e outra foi na fofoca com sua irmã Miriã. Veja bem, estou usando critérios do tal pregador-acusador que mencionei...

Estas falhas são falhas de caráter. Embora nem todas tenha conotação sexual, no entanto, diante de Deus, todos são passíveis de condenação e juízo! O interessante é que Deus não cataloga e nem classifica pecados, os homens sim.
Os homens gostam de dizer o que é pecado grave, pecado bom e pecado ruim; pecado grande e pecado pequeno. A religião católica inventou isso (pecados capitais) e a Igreja evangélica e sua liderança embarcaram nessa canoa furada.

Os líderes religiosos sabem que a sociedade e as pessoas são preconceituosas com as falhas de caráter de natureza sexual e usam isso em benefício próprio, só que o roubar, explorar a fé das massas, matar, mandar matar, caluniar, difamar, cobiçar, mentir em nome de Deus, puxar o tapete do oponente, disputar política seja ela no mundo secular ou religioso em causa própria e muitas outras coisas mais, também é pecado e levam os homens ao fracasso.

Deus não desiste dos fracassados, pois caso contrário ele teria desistido do mundo inteiro. Se não fosse sua Graça e Seu amor já teríamos todos, sem exceção, fracassados para sempre.seja eu, você ou até mesmo o coitado do pregador mencionado no inicio do texto, já estaríamos todos no inferno!
Graças a Deus que para Ele não existem fracassados, enquanto não se desista dEle.


Reinaldo de Almeida.

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...