terça-feira, 30 de abril de 2013

Sistema educacional falido.



Estou iniciando minha carreira como professor eventual em algumas escolas estadual de minha cidade (2.001).

Até o momento presente, depois de estar há muito tempo afastado do universo educacional, seja sendo um aluno, seja sendo alguém que acompanhava de longe as tantas informações, reclamações  discursos e promessas de políticos em ano eleitoral, ou até mesmo assistindo alguns debates e palestras de educadores que se apresentam em programas tipo TV Cultura, estou sentindo na pele e nos ossos os sintomas de um sistema falido; pelo menos é a primeira impressão que tenho.

Por muitos anos vivi no universo religioso das igrejas por onde pastoreei. Uma verdadeira "redoma" de vidro espiritual. Para mim, hoje, as pregações e promessas de púlpitos de muitos pastores que nada sabem e nada entendem do que é ser professor e aluno de uma escola pública neste país, são verdadeiros discursos vazios, alienantes e desinformados!

A realidade do Sistema educacional nas escolas estaduais é triste. Desde o "alto da cabeça até as plantas dos pés". Há tantas panelinhas, esqueminhas e tanta gente, ou melhor, professores e professoras que encontraram as tetas macias do governo para mamar no sistema educacional. 

O sistema de pontos e atribuição de aulas é uma piada. A quantidade e as facilidades de licenças que uma professora pode tirar parece brincadeira de criança. Por exemplo:

Alguns dias atrás fui participar de uma "atribuição" de aulas numa cidade vizinha. Como sou iniciante, fui o primeiro a chegar. Logo que você chega, você é recebido de maneira explicitamente clara que "ali" você não é bem-vindo! Se eu acreditasse em mau olhado já teria virado caveira desde a primeira tentativa.

No horário informado, um número de aproximadamente 20 professores e professoras estavam presente para pegar algumas aulas. Havia 98 aulas vagas para serem atribuídas. De repente, uma professora "aposentada", muito risonha gorda e simpática, chegou cinco minutos após (o celular dele tocou um pouco antes) o secretário ter dado abertura da reunião. A impressão que eu tive é que o secretário estava "enrolando" por causa do atraso dela, pois logo que ela chegou, foi recebido com muita euforia e beijinhos aqui e ali pelo dito cujo. Afinal, ela era a que tinha o maior número de "pontos", e era muito amiga da diretora daquela escola, resumindo: ela conseguiu os melhores horários e o maior número de aulas possível, seguido de outras 4 professoras que "enxugaram" todas as vagas, e o resto de nós ficamos a "ver navios"!.

Alguém poderia afirmar: "mas ela merece, pois já "pagou o preço de muitos anos de trabalho!" 

Concordo!

O problema é que, (fiquei sabendo por alguém lá de dentro) no dia seguinte ela tirou licença para receber do governo o salário de aposentada mais o salário das aulas que lhe foram atribuídas, isto é, que não ia trabalhar e o fato de ela ter passado as aulas para uma sobrinha (eventual) que nem da reunião da atribuição participou!! 

Isso pode?
No Brasil pode!

Para mim é postura antiética e desonesta de um sistema falido!
E é assim que funciona!
E sei que não denuncio nada novo. 
Sem ingenuidades!

Numa outra escola, um vice diretor, que nem o nome conseguia escrever direito foi nomeado pela Diretora, pois ele era o amigo do sobrinho do cunhado do marido dela. Ela então (a diretora) fica fora da escola a maior parte do tempo (cuidando de assuntos pessoais), enquanto ele "administra" a escola! Recebe salário da escola e mais a aposentadoria e a diretora também!

Num "exame" de coordenadoria para as escolas de uma região aqui próxima de minha cidade, uma senhora que havia vindo para prestar as provas e que conseguira a média de pontos mas não foi aceita, confidenciou à um amigo meu: "Estou aqui porque aproveitei tirar uns dias de licença, mas este é um "jogo de cartas marcadas, já foi tudo decidido entre a diretora, coordenador pedagógico e o secretário (sobrinho dela). Até hoje eu e meu amigo estamos tentando entender o que ela quis dizer, pois só gente "daqui" conseguiu as vagas!? (sic)

Eu sei que os alunos são difíceis de lidar!
Eu sei que os lares desses alunos muitas vezes são um inferno!
Eu sei que eles trazem este inferno para dentro da classe!
Eu sei que o governo tem descaso pela educação pública!
Eu sei que tem escolas e professores que são exceção do que escrevo aqui!

Esses dias ouvi o secretário da Educação dizer que "já que não conseguimos levar a escola até as ruas, vamos levar as ruas até as escolas" . Fácil pra ele dizer isso sentado à mesa do seu escritório com ar condicionado e com o salário de $ 30.000,00 reais ao mês enquanto eu tive que enfrentar um aluno dentro de minha sala de aula com uma arma calibre 38 na cintura!!!

Hoje eu sei!

Mas fazer de tudo isso uma desculpa para corrupção dentro do sistema escolar é pura hipocrisia social e discurso falso!

Se a coisa continuar do jeito que está, o futuro do Brasil e dos nossos jovens estão comprometidos mesmo!

Reinaldo de Almeida

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Solidão


Ela faz bem, ou faz mal? 
As vezes ela é necessária. 
Outras vezes ela é temida, evitada. 
Deus faz uso dela muitas vezes. 
É o único meio de podermos ouvir Sua voz.
Ela pode ser provocada, ser criada, ser buscada.

Existem níveis de solidão.

A pior, é aquela que se experimenta no íntimo, no fundo da alma, sintoma do abandono, da rejeição, do desprezo. 
Muitas vezes ela é companheira da saudade. 
Neste nível, ela machuca, amarga no peito, torna-se inimiga com ares zombeteiros. Junto com a saudade, ela envenena a alma. 
A sua presença torna-se intensa e perceptível junto com o silêncio.

Neste caso você pode até sentir a presença da solidão.

Às vezes ela torna-se sua única companheira. 
Nestes momentos ela é a única que sente e ouve as batidas de seu coração. Ouve sua voz, seu choro, vê suas lágrimas, contempla a sua miséria. 
Os teus sentimentos mais íntimos tornam-se espetáculos para a Solidão. 
Outras vezes ela se torna teimosa em querer se afastar de você, ela te acompanha para os lugares mais incoerentes possíveis de se estar. 

Ela fica com você até mesmo no meio da multidão, na roda de amigos, em meio ao movimento das pessoas, até na mesa na hora da refeição. 
Ela permanece silenciosamente ao teu lado. 
E você a vê, você a sente, você a percebe.

Mas tem uma coisa que ela não suporta. 
Já observei uma coisa...
A solidão tem medo de criança. 
A presença de uma criança pode afugentá-la. 
Elas não se dão bem. 
Não combinam. Você já ouviu uma criança reclamar de solidão? 
É coisa rara, acho que não existe. E sabe por quê? 
Solidão é coisa de gente grande!

Reinaldo de Almeida

domingo, 21 de abril de 2013

Sem intermediários.



"E todos serão ensinados por Deus" reafirmou Jesus em João 6:45.

Há muitas passagens no evangelho de João sobre a possibilidade de os discípulos de Jesus ouvirem a voz de Deus. É claro que Jesus não se referia somente à palavra escrita pelos profetas que foi dada por inspiração divina.

Jesus se referia a presença do Espírito Santo no interior do coração dos filhos de Deus. Jesus disse mais " que todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim". Quer dizer que, não há palavra de Deus que seja dita, que não tenha como objetivo final nos levar para mais próximo de Jesus.

Fica aí então uma boa maneira de saber se ouvimos a "voz de Deus" ou não. Jesus disse também que suas ovelhas ouvem a sua voz e o seguem, elas não seguirão o estranho porque não conhecem a voz dos estranhos.

No entanto, muitas coisas bizarras têm acontecido no meio da igreja evangélica com a afirmação de que é Deus falando. E a Bíblia tem sido usada nas mais diferenciadas maneiras como sendo a autoridade máxima nos mais estranhos ensinamentos e doutrinas inventados pelos homens.

Que o Diabo pode perverter o que Deus diz, todos nós já sabemos. Que a Bíblia pode ser usada como objeto idolátrico e apetrecho mágico, isso também sabemos. E que a a palavra de Deus pode se "desvincular" de Deus e ser usada com finalidades escusas, também sabemos.

Porém, fica a Palavra de Jesus de que, as suas ovelhas não seguirão a voz do estranho.
"Todos seremos ensinados por Deus"

Agora, é necessário compreender que a voz de Deus não é a "Bíblia". Por isso, a pessoa pode ler a Bíblia de capa à capa e ainda não ouvir a voz de Deus. É verdade que a Bíblia é a palavra de Deus, no entanto, Deus fala sem Bíblia, caso contrário o salmo 19 estaria todo errado e seria uma grande heresia. Ali diz:" Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos". Diz também que a "voz de Deus ressoa por toda a terra". Ora é claro que o salmista não se referia a "Bíblia", pois naquela época não existia nada em relação àquilo que chamamos de Bíblia hoje.

Acredito que uma das maiores tragédias do cristianismo hoje é o fato de não entendermos este princípio de "ouvir a voz de Deus". Pior, não entendemos este conceito e o chamamos de heresia. Aí tornamo-nos o povo do "livro Bíblia", o povo da letra morta, o povo empedrado pela palavra de Deus escrita, mas não o povo que se comunica com Deus, um povo que não dialoga com Deus, pois nesse caso, Deus só fala no culto de domingo à noite, depois do louvor e depois que o pregador "lê" a Palavra de Deus (a Bíblia).

Este tipo de tradição nos fez refém de uma imaturidade permanente. Nos fez refém de uma tradição boba. Inserindo em nós idéias erradas sobre Deus e Sua palavra. Fragmentando nossa relação com Deus a dias e horas certas para se "ouvir" a palavra de Deus. Aprisionamos a voz de Deus à lugares, pessoas, e hora certa de nos falar. Em nossa cabeça, Deus só pode falar nos momentos em que há ambiente, pessoa qualificada e horário marcado para ouvir Sua voz. Nada mais ridículo do que isso!

Porém , no Salmo 19 diz que Deus fala, e sua palavra e sua voz pode ser ouvida até nos confins do mundo.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Lamentações sobre um valente guerreiro derrotado!


Ai de ti Sansão!

Ai de ti porque cortaram os cabelos de sua cabeça!
Ai de ti porque foste enganado pelo amor de uma mulher!

Teus olhos agora estão vazados, escuridão e dor atormentam sua mente e sua cabeça.
Quem poderá descrever o horror e a aflição que inunda a sua alma?
Teu Deus te abandonou ou foi você que o abandonou primeiro?
Teu silêncio só é sufocado pelos barulhos das cadeias e das correntes que você arrasta nesta masmorra.
Onde foi parar a tua força? 
Onde foi parar a sua glória?

Nunca imaginaste que poderia chegar nesta situação. 
Tu que abatias o leão como se fosse um gatinho. 
Com a queixada óssea e dura de um animal morto derrubaste muitos filisteus.
Eras o mais querido e cobiçado moço de Israel.
As donzelas falavam de ti quando se juntavam na beira do poço, quando iam buscar água para a sua lide diária.

E agora Sansão? 
O que acontecerá contigo? 
Será que o Deus te teus pais poderá te salvar? 
Aquele Deus que te impelia para os desertos e as montanhas. 
Deus que buscava de ti uma comunhão mais durável? 
Comunhão que se expressava no comprimento de sua linda cabeleira.

Onde estão os teus amigos?
 E as mulheres que te amavam?
As órbitas de seus olhos foram arrancadas, sua cabeleira cortada, seus pés sujos e com calcanhares sangrando não fazem mais de você um ser temido e respeitado. 
Só te sobraram a escuridão e a solidão. 
As noites solitárias nesta masmorra só te trazem as lembranças de seus caminhos e escolhas erradas

Por que um homem grandalhão e solitário como você não chora? 
Por que esta angústia entalada no peito? 
Você sempre foi um sozinho mesmo!
 Era você e o seu Deus. 
Talvez ele não tenha te abandonado... 
Talvez ele ainda ouça uma última oração de ti.

Se orares a ele o que vai pedir? 
Pedirá perdão pelos teus caminhos tortuosos?
Pedirá por sua vida e restauração? 
Pedirá uma oportunidade única para se vingar de teus inimigos?
Pedirá pela morte da mulher que te traiu?

Deus ouvirá novamente as suas petições. 
No entanto não poderás mais sobreviver. 
Esse seu estado de cegueira transformou-te num alvo fácil para os teus inimigos.
Além do mais, teu segredo já foi revelado.

Quem agora defenderá Israel de seus inimigos?
Lamento por você Israel! 
O teu valente foi derrubado. 
Teus inimigos estão preparando uma grande festa para Dagom. 
Depois das danças e da bebedeira eles irão maquinar planos para saquear as suas colheitas. 

Chore e lamente Israel!
Quem se oporá à isto? 
Quem colocará fogo nas caudas das raposas para queimar as lavouras dos filisteus? 
Quem proporá enigmas para zombar dos filisteus? 
Não se verá mais a silhueta das sombras de um gigante de Deus carregando as portas de uma cidade com os seus ferrolhos nos ombros. 
Não se verá mais água brotando no deserto como resultado da oração do valente nazireu.
Quando a festa ao deus Dagom chegar, esta lamentação se realizará.

Paulínia 14.03.06
Reinaldo

sábado, 13 de abril de 2013

Caminho da Graça Nigéria e Senegal

Crianças "bruxificadas" por pastores pentecostais e neo-pentecostais e meninos de 5 a 15 anos que são arregimentados pelo regime Talibã-mulçumano para guerrilhas, agora o Caminho da Graça assume um orfanato com 55 crianças já resgatadas da morte!


Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...