domingo, 26 de maio de 2013

Pena de morte no Brasil e o Evangelho



O Brasil está apodrecendo como sociedade civil e suas instituições.

Isso tudo é mais por causa de seu baixo padrão moral e ausência de caráter daqueles que são governantes eleitos pelo povo, numa eleição que carrega todas as características de fraudulência e manipulação, desde suas campanhas eleitoreiras até sua manipulação nos resultados finais de urnas eletrônicas.

Os problemas do Brasil, resumindo, são três:  falta de caráter,  falta   moral e falta de ética do povo e de seus líderes eleitos por esse povo; afinal de contas, os líderes são eleitos pelo povo, sendo estes um espelho do próprio povo!

O Brasil já foi melhor administrado apesar da famigerada ditadura, tempos que deveríamos jamais desejar que voltassem. Mas agora ele piorou muito e piorou por um quarto fator: impunidade e injustiça.

Injustiça sempre houve. 

Mas havia medo e respeito pelas autoridades constituídas. O medo jamais deveria ser instrumento de governabilidade, mas a ausência dele piorou tudo!

Há um clamor, um grito abafado na sociedade brasileira por penas mais severas contra o corrupto, assassino, latrocida, estuprador, ladrão dos cofres públicos, etc...

A pena de morte seria uma solução? Claro que não!
Pena de morte no Brasil seria executada contra muita gente inocente. Seria um caos!

Mas, num grito desesperado, à pena de morte como medida urgentíssima causaria uma boa freada contra essa onda de homicídios que está varrendo o Brasil. 

Se o homicida não é punido, uma pena de morte "já se instalou" contra gente inocente nesse país!

Inocentes estão pagando mortalmente pela impunidade e injustiças praticadas nesse país. De modo que uma pena de morte "já existe " nessa nação porque quando os justos se calam ou se ausentam e os instrumentos legais de punição não mais funcionam o que prevalece é a lei do mais forte e bem armado! Jesus já disse isso em uma de suas parábolas: "Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Lucas 11:21-22.

O interessante é que Jesus nasceu, viveu e morreu debaixo de um regime político onde a pena de morte era aplicada todos os dias contra os inimigos do império! Crucificados se estendiam por muitas estradas da Palestina, contudo, Jesus não disse nada contra este instrumento de punição, pelo contrário, humanamente falando ele foi morto por causa dela, pois afinal de contas, por questões fraudulentas, ele foi acusado de inimigo do império!

Jesus não era a favor da morte e sim da vida!
No entanto morreu defendendo a vida!
Paradoxalmente, a defesa da vida pode gerar morte para que pessoas inocentes não continuem a morrer!
Foi o que aconteceu na crucificação de Jesus.

O interessante, é que mesmo Jesus perdoando o ladrão que estava ao seu lado crucificado juntamente com ele, após o perdão, ele não foi solto da cruz. Pagou sua sentença civil com a morte. O perdão de Jesus não o isentou da pena do Estado. Então, temos duas Leis operando aqui: Uma contra Deus, que foi perdoada, e outra contra a sociedade, que foi executada até o fim sem a intervenção divina!

Deveríamos aprender uma lição que está clara aqui.

Como discípulo de Jesus de Nazaré, sou a favor da vida e contra tudo aquilo que gera morte, inclusive de pessoas inocentes, e que cabe ao Estado executar sentenças contra indivíduos que mataram na sociedade. A conversão de um homem a Deus não deveria atenuar sua pena contra os males que causou na sociedade, caso contrário isso viraria um caos como temos visto acontecer no Brasil.


Se vivêssemos numa sociedade justa nada disso deveríamos estar discutindo, mas o mundo não é assim, por isso, antes de aparecer as leis dos "dez mandamentos", lei judaico-cristã, muitos séculos antes de Moisés descer do Sinai, quando ainda os homens deveriam seguir as "leis da consciência" , num mundo onde o Estado não havia ainda sido criado, Deus disse a Noé, o  Noé da arca do dilúvio, gente!: Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.

Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.  Gênesis 9:5-6

Reinaldo de Almeida
Mogi-Guaçú 26-05-2013






sábado, 25 de maio de 2013

O pior dos adultérios



...porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério: afastar-se do Senhor. (Oséias 1:2).

As pessoas religiosas se gabam de poderem cumprir os códigos morais exigidos pela liderança eclesiástica deste país. Afirmam: "O casamento tem que ser NO Senhor!".

De fato, é requisito exigido pela estética religiosa que além de seus muitos e muitos seminários e congressos sobre o casamento perfeito que o cristão precisa ter e aparentar; há até um livro que tem por título "104 ERROS QUE O CASAL NÃO PODE COMETER". Quem me dera fossem apenas 104 erros... Gente como eu, mortal, quando participo de um seminário assim, pelo estudo perfeito, das teorias do perfeito casamento e da perfeição matrimonial do palestrante, saio destes lugares com o sentimento do mais imperfeito dos maridos que se possa conceber.

Brigas no casamento? 
Inaceitável!
Adultério? 
Pecado imperdoável!
Divórcio? 
"o que Deus ajuntou, não separe o homem".
É pecado gravíssimo.
Segundo casamento? 
Coisa do diabo! "Tá em pecado"!
Homossexualismo e Lesbianismo? Nem pensar...
Dizemos:
- FORA DA IGREJA COM TUDO ISSO!

Lembram de Jimmy Swaggart? Lana Holden? Jim Bakker? Caio Fábio?
Coitados...Foram fumegados do meio religioso!
Foram "perdoados" na teoria, mas longe de nós...
O povo que os idolatra é o mesmo povo que os rejeita quando caem.

"Canalhas! Imorais! Adúlteros! Ministérios fracassados!" - berramos dos púlpitos nas igrejas.

Esta é a moral da Igreja. 
Esta é a moral da sociedade religiosa. 
Este é o conceito de "graça" que eles possuem.

Mas o Texto de Oséias afirma que existe o "pior" dos adultérios e perversões...

Dentro deste conceito moral, religioso e "gracioso" dos dias de hoje, o profeta Oséias foi um adúltero chifrudo, visto que o próprio Deus deu ordem para que ele casasse com uma adúltera. Ou será que o capitulo 1 de Oséias é apenas uma alegoria, uma figura de linguagem?

O corno de Deus. 
O adúltero de Deus. 
Pois foi Deus que ordenou que procurasse uma prostituta e casasse com ela!
Coitado de Oséias se vivesse em nosso meio nos dias de hoje...
O que falar de Davi? De Sansão? De Abraão?

Mas o que Oséias afirma como o "pior dos adultérios", Jesus chama uma geração toda de "adúltera". Uma geração toda pode estar cometendo o pior dos adultérios e nem ter consciência disso! E o mais interessante é que, Jesus afirma que o pior dos adultérios estava sendo cometido por uma casta de líderes religiosos que queriam ver um sinal por parte dele!

O "pior dos adultérios" estava sendo cometido, justamente pela aquela elite que se gabava de "andar" e cumprir a Lei!

Não é uma contradição?

Observe como ele trata a adúltera do cap. 4 e cap 8 de João e como ele trata os fariseus e doutores da Lei no cap 23 de Mateus.
Em qual dos dois episódios ele se mostra mais irado?
Em que momento dos evangelhos Jesus ataca os imorais e pecadores?
Roma praticava as mais diversas formas de imoralidade e perversão. Quando foi que Jesus se preocupou com isso?

Os mais veementes ataques de Jesus foram contra o quê e contra quem?


Ou Jesus não serve como chave hermenêutica da Bíblia? Ele não é a própria Palavra de Deus?

Lendo o capitulo 16 de Mateus versos de 1 a 4, quem é que Jesus chama de pervertidos e adúlteros?

O afastamento daquela elite religiosa da misericórdia, e da graça e do amor e o apego exagerado à Lei foi o que mais Jesus repudiou neles!

Faço eu aqui uma defesa ao pecado? Claro que não!
O que exponho aqui é o ilimitado amor de Deus para com aqueles que pecam no corpo e por fraqueza da carne mas que insistem em servir a Deus apesar da igreja rejeitá-los!

Que o abandono da lei maior do amor claramente expresso na palavra de Deus e a cumplicidade com a frieza e falta de perdão é o pior adultério que alguém pode cometer dizendo-se cristão!

Observe mais uma vez no Evangelho de Lucas capítulo 16 que Jesus está tratando do assunto "dinheiro". O tempo todo ele diz que o dinheiro pode tornar-se um "deus" na vida da pessoa (verso 13). Note que Lucas diz "os fariseus amavam o dinheiro" (eis aí os líderes religiosos daquela época adulterando com o dinheiro!), eles zombaram de Jesus por estarem sendo denunciados publicamente pelo Nazareno, aí Jesus afirma que a "paixão" deles pelo dinheiro os tornava "adúlteros" diante de Deus, pois no verso 18 ele introduz algo que parece estar totalmente fora do assunto, mas que de fato o divórcio que eles estavam fazendo com Deus em troca do "dinheiro" os colocava como uma mulher que comete adultério (fariseu-dinheiro) e trai o marido (Deus) (versos 16, 17 e 18). 
Este é o pior dos adultérios!
Jesus usa o amor ao dinheiro como o amante concorrente de Deus.

Quem mais pede dinheiro nos dias de hoje são os que mais defendem a moral religiosa!

Deixar-se seduzir pelas práticas religiosas de um falso evangelho e pelos ensinamentos de homens que não estão comprometidos com o Reino de Deus, abandonando a fidelidade à palavra da Graça e ao Evangelho puro e simples mostrado por Jesus é o "pior adultério" que alguém pode cometer!
Foi Jesus que disse isso!

A volta à prática de antigos ritos judaizantes e seus símbolos de fé é como "calcar aos pés o Sangue bendito do Cordeiro" e quem come desta mesa não tem direito de assentar-se diante do altar da graça do Evangelho de Jesus.
Este é o pior dos pecados.
Isso é estar desviado.

Era isso que Jesus denunciava naqueles dias e é isso que o Espírito Santo continua denunciando nos dias de Hoje!

O palco mudou e os atores também, mas o roteiro continua o mesmo!

sábado, 18 de maio de 2013

Trabalhar para Deus?



     Certa ocasião um grupo de pessoas se aproximou de Jesus e perguntaram:"O que devemos fazer para realizarmos as obras de Deus?"

     Hoje em dia nós encontramos muitas pessoas trabalhando para Deus, principalmente os líderes, obreiros e as obreiras da "casa de Deus" (observe o termo "obreiro, obra). É o espírito do utilitarismo e imediatista pragmático do século.

     É comum esse pessoal todo, volta e meia, reclamando que não tem tempo para mais nada, pois estão ocupados na obra da Igreja. Estão tão ocupados na obra de Deus, que se o próprio Deus lhes pedisse para que parassem por um pouco de tempo, eles seriam capazes de responderem a Deus que estão muito ocupados fazendo obra de Deus.

     Vivemos numa época de muitos afazeres para Deus. É uma época do ter e do fazer onde sobra muito pouco tempo para o Ser.

      Jesus nunca disse que tínhamos que "ter e fazer" como marca autenticadora de Sua Bênção sobre nós. A essência daquilo que Jesus deixou bem claro nos evangelhos, especialmente no Sermão da Montanha, é que, uma vez que nós tenhamos entendido a mensagem do Reino e decididos a entrar nele pela fé em Cristo, unicamente nele, o poder regenerador do Espírito estaria atuando em nós; nos transformando na imagem de Cristo pois o propósito da salvação é transformar-nos na imagem e na inclusão da natureza de Cristo pelo poder do Espírito Santo em nós.

Não há trabalho humano a ser feito aqui! No entanto, uma vez se lançando diariamente nos braços da Graça e permitindo que por meio da fé na Palavra de Deus o Espírito opere em nós, seremos sal e luz como Jesus deseja que sejamos.

     Observe que Jesus disse: "Vós sois..." Do verbo SER, e não vós TEREIS OU FAREIS! Existe compreensão aqui deste enorme diferencial? Se existir...
Acabam-se os sacrifícios!
Acabam-se as barganhas com Deus!
Acabam-se os medos!
Acabam-se as lutas próprias pela santificação!
Acabam-se os jejuns e orações pela santidade!
Acabam-se as abstinências tolas!
Acabam-se os sentimentos de dividas e culpas perante Deus e o diabo.
        Acaba-se a canseira de tentar agradar a Deus! Em Cristo, Deus já está muito satisfeito. Em Cristo, de fato, já entramos no ano Sabático de Deus. 

          Já entramos no descanso. 

          Não há mais obras a serem feitas.

    Quando perguntaram a Jesus o que deveriam fazer para realizarem as obras de Deus? A resposta de Jesus foi bem categórica: "que CREIAIS naquele que ele enviou!
         
         Entendeu?

Reinaldo de Almeida

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...