quinta-feira, 13 de junho de 2013

Em que consiste estar numa seita.


Comecei a leitura do livro "Talmidin" de Ed Rene Kivitz

Talmidin significava na cultura judaica e rabínica na época de Jesus um grupo de "aprendizes", alunos ou "discípulos".

Antigamente, na Igreja Cristã multidividida e multifacetada em grupos e sub grupos denominacionais, havia um conteúdo comum e inegociável sobre a pessoa e obra de Jesus. Os grupos que não se  correspondiam a esse conteúdo e cosmovisão acerca de Jesus chamávamos de "seita" ou , no caso da doutrina, "heresia".

O interessante é que na Idade Média ( 300 d.C - 1500 d.C) , quem não era "Católico Romano" era um herético ou pagão. Era uma divisão mais simples e mais dogmática.

Hoje não é mais possível fazer esse tipo de distinção!
A Igreja dita cristã mudou muito em suas práticas e crenças.

O dr. Robert Thomas professor de teologia do conceituado Seminário Master nos EUA disse: “as pessoas não se tornam heréticas de uma vez; isso acontece gradualmente. Elas não fazem isso intencionalmente, na maioria das vezes. Deslizam para a heresia através do relaxamento no manusear a Palavra da Verdade...Tudo o que é necessário para tomar o caminho da heresia é uma ansiedade por algo novo, diferente, uma ideia nova, juntamente com uma certa preguiça, descuido ou falta de exatidão no estudar a Palavra da Verdade”

A própria Bíblia nos aconselha a estudá-la com profundidade.
Vejamos:

1. João 5:39 - “Examinai...” disse Jesus.
2. Mateus 22:23 - “Errais...” disse Jesus.
3. Oséias 4:6 - “A falta de conhecimento traz destruição para a alma”
4. II Timóteo 4:3 -“ Não suportarão a sã doutrina”
5. II Timóteo 3:16 - “ Toda Escritura é devidamente inspirada...”
6. Isaías 8:20 - “ se não falarem segundo a palavra de Deus nunca verão a alva...”
7. Atos 17:11 – “ examinando diariamente.”
8. Isaías 34:16 - “buscai no Livro...”
9. Josué 1:8 - “ Não se aparte de sua boca o Livro desta Lei...”
10. II Pedro 3:17,18 - “ Crescei na Graça e no Conhecimento...”

Palavra final:

Martinho Lutero disse “ Se não houvesse seitas, pelas quais o diabo nos despertasse, tornar-nos-ia demasiadamente preguiçosos e dormiríamos roncando para a morte. A fé e a palavra seriam obscurecidas e rejeitadas em nosso meio.Agora, essas seitas são para nós como esmeril para nos polir; elas nos amolam e estão lustrando nossa fé e nossa doutrina, pra se tornarem limpas como um espelho brilhante. Também chegamos a conhecer Satanás e seus pensamentos e seremos hábeis em combatê-lo. Assim a palavra de Deus torna-se mais conhecida”.


A questão hoje novamente se simplificou: Já não gira em torno de doutrinas, líderes cativante e carismáticos, liturgias e ritos da igreja, a historicidade e autenticidade de um grupo ou não! Se usa a Bíblia ou não (hoje em dia usar a Bíblia não se garante estar no caminho certo), se a Igreja traz o nome de evangélica ou cristã; enfim...

Se há uma enorme e variedade de igrejas e religiões cristãs para se frequentar, confundido o gosto do "freguês", por outro lado há uma linha divisória muito nítida e simples que podemos usar para nos guiar nessa escolha: 

Esse grupo está nos ensinando a sermos "talmidins" de Jesus? Estamos sendo ensinados a sermos discípulos e aprendizes de Jesus?

Porque esse é o único e verdadeiro propósito de Deus para cada um de seus filhos: Se tornarem semelhantes ao Seu Filho - Jesus! Efésio 4:13 

Fora isso, você está perdendo o seu tempo e o seu dinheiro em ser "Cristão". Lamento em lhe dizer...A não ser que você queira ser só um religioso cristão!?

Não importa quanto tempo você esteja nessa igreja, ou quão bonzinho é o pastor, ou se gosta da escola dominical ou se sua família está ali a muito tempo. A questão é: Estou aprendendo a ser como Jesus?

Creio que hoje não se define o que é uma "seita cristã" e uma "igreja cristã" e sim se estamos seguindo  Àquele que é a Verdade - Jesus!

Reinaldo de Almeida
Mogi Guaçú 13/05/2013

quarta-feira, 5 de junho de 2013

O maravilhoso livro do Apocalipse



Estamos, eu e um grupo de pessoas, a mais de um ano estudando o último livro da Bíblia: Apocalipse.
Estamos no capitulo 20. Foi uma viagem maravilhosa desde seu início até agora. É lógico nem tudo foi abordado, muitas passagens foram superficialmente analisadas, ou seja, não tanto quanto eu queria.

Não entendo pessoas que se gloriam em dizer que fazem a "a leitura toda da Bíblia em um ano". A mais de um ano estudando um único livro, percebi que o Apocalipse, ou até mesmo qualquer outro texto bíblico, na medida que se o lê sistematicamente, expositivamente, históricamente, exegeticamente e principalmente com as revelações que o Espírito Santo, como aquele que a tudo sobrepuja em termos de conhecimento humano, vai, Ele mesmo, abrindo "arquivos" antes não entendidos e percebidos no livro.

Muitos que começaram comigo, abandonaram o estudo ao longo do caminho. Talvez esperavam aquela explicação mais linear e simplificada que se costumamos chamar de teologia dispensacionalista do Apocalipse. 

Não há dispensacionalismo no Apocalipse, pois nele o tempo é linear, cíclico, espelhado, simultâneo e eterno. As figuras arquetípicas ocupam um grande número de capítulos no Apocalipse. Ali a Igreja é julgada, o planeta é restaurado, o diabo é eliminado, os sistemas políticos, comercial e religioso é despedaçado, o Cordeiro é entronizado e exerce o controle das várias camadas dimensionais e eternas.

A prática pedagógica afirma indubitavelmente que quem ensina é quem mais aprende. Foi o meu caso!
Houve reuniões que lamentei profundamente não haver um maior número de pessoas, pois tivemos visitações que nos transcenderam para uma visão mais ampla e sublime daquilo que se iniciou na Cruz do Calvário.

Como o próprio João deve ter experimentando muitas vezes a "pobreza" de querer transferir em "escrito narrativo" as revelações do Espírito, assim me sinto tentando descrever o que "vimos" e aprendemos!

Quando Jesus Cristo é aquele que abre os selos da revelação divina, não há encurralamento na interpretação escriturística do Apocalipse.

Espero um dia poder estudar o Apocalipse como fizemos...Quem sabe para um outro grupo de pessoas ávidas em aprender e que querem ir além do blá blá blá  do homem que ensina e mergulhar novamente nesse oceano maravilhoso da revelação daquilo que "nem olhos viram e nem ouvidos ouviram o que Deus tem preparado gratuitamente para aqueles que o amam".

Obrigado Senhor!

Reinaldo de Almeida

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...