segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Entender é tudo na vida.



Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure.
Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.

Mateus 13:9-16

Sempre tive dificuldade para reconciliar esse texto com o caráter amoroso de Deus!
Essa declaração saiu direto da boca de Deus, como profecia para Isaías e depois saiu repetidamente da boca de Jesus. É um texto interessante e de grande revelação!

Esse texto carrega um juízo de Deus sobre um povo que não quis entender as palavras de Deus no Antigo Testamento e agora, mais uma vez, ele é encontrado dentro de uma das parábolas de Jesus onde Ele novamente fala sobre o fenômeno da Palavra de Deus no coração humano!


Na língua hebraica, "cura e salvação"  estão intimamente ligadas como sendo uma coisa só. No texto referido, Deus declara a conversão a Ele como um processo ligado à cura e à salvação, ou seja, a verdadeira cura só acontece como resultado da conversão. A cura e a salvação são produtos finais de um processo de "ouvir e entender" a Palavra de Deus no momento em que ela esteja sendo dita!

Na parábola toda, conhecida como do "semeador", dois verbos saltam aos olhos repetidas vezes ao ser explicada: ouvir e entender.

Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! "
Mateus 13:9
Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração
Mateus 13:19
E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um".
Mateus 13:23

Observe que ouvir e entender é o que faz toda a diferença na frutificação da Palavra. Detalhe: "entender" é um verbo e todo verbo é "ação", é uma "atitude" antes de tudo do coração. Sou eu que me predisponho a entender ou não! É uma decisão volitiva do coração. Tipo: eu aprendo a andar, andando; eu aprendo a falar, falando; eu aprendo a pensar, pensando; eu aprendo a ouvir..."entendendo". Tudo na vida é assim! Eu só ouço o que eu entendo e, entender é uma atitude do coração! Entender é uma decisão minha!

A multidão que ouvia as historinhas contadas por Jesus tinha "decidido" não entender os mistérios do Reino de Deus. Eles seguiam a Jesus por muitos outros motivos menos querer entender e se deixar se converter pelo fenômeno da comunicação divina. Seguiam Jesus pelas curas, pelos milagres, pela curiosidade, pelos favores que poderiam obter, menos pelo desejo de entender e se converter e serem curados e salvos de verdade!

Ignorância é pecado!
Ignorar é uma escolha do coração!
Ignorância tem muita mais a ver com "decisão" de não querer entender do que ter algum tipo de limitação mental.

No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância. Hebreus 9:7

Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,Hebreus 10:26

Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. 1 Pedro 1:14

Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. 1 Pedro 2:15

Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações. Efésios 4:18

Quando o conscientizarem do seu pecado, trará como oferta pelo pecado que cometeu uma cabra sem defeito. Levítico 4:28

Assim o sacerdote fará propiciação em favor dele pelo erro que cometeu sem intenção, e ele será perdoado. Levítico 5:18

Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações. Efésios 4:18

Será que, quando se fizer alguma coisa por ignorância, e for encoberto aos olhos da congregação, toda a congregação oferecerá um novilho para holocausto em cheiro suave ao Senhor, com a sua oferta de alimentos e libação conforme ao estatuto, e um bode para expiação do pecado. Números 15:24

A quantidade de textos bíblicos que associam ignorância como pecado do coração endurecido é imensa e exaustiva na Bíblia! Porque eu decido ignorar o que não é do meu interesse. Ou ignoro porque não gosto ou tenho opiniões formadas sobre determinado assunto ou pessoas, quase jamais, por uma limitação mental ou cultural
.
 E essa era a atitude da maioria das pessoas nos tempos de Jesus e essa é a atitude da maioria das pessoas quanto ao Evangelho dos "mistérios do Reino de Deus"

Quem leu...entenda!

Reinaldo de Almeida


domingo, 12 de janeiro de 2014

Deus não depende da Bíblia.

É lamentável que esse "deus" da tinta e do papel, da prensa e de Gutemberg, dos papiros e dos pergaminhos, da tabuinhas de argila e dos achados de Quram dependa dos homens para falar e fazer Sua voz chegar até nós!?



O Deus dos Salmos 19: Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19:1; Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. Salmos 19:3; E não é Jesus que testemunha as Escrituras e sim o contrário; Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e SÃO ELAS QUEM DE MIM TESTIFICAM; João 5:39; E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que DELE se achava em todas as Escrituras. Lucas 24:27. 

Comparar Jesus em pé de igualdade com o "livro Bíblia" é comparar a luz de uma vela diante do Sol. A razão porque Jesus nunca escreveu nada, talvez um pouco na areia em Jo 8...

Ele não precisava escrever, "Ele era a Palavra andante". Deus não depende das "Escrituras" para se revelar!

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...