terça-feira, 26 de setembro de 2017

Existe "cobertura espiritual"?



Acredito que nas últimas duas décadas do evangelicalismo brasileiro, igrejas pentecostais e neo pentecostais, elaboraram muitas doutrinas que, aparentemente, tem como base "a palavra de deus", uma delas é a "cobertura espiritual"

Essa "doutrina" tem como regra de fundamento a "autoridade espiritual" de um líder sobre os seus discípulos. O controle do mestre sobre o seu aprendiz. O policiamento espiritual do pastor sobre o membro "de sua igreja".

Essa é uma doutrina que apareceu como resultado de figuras de líderes autoritários sobre grupos que nasceram de cismas, divisões, facções e personalidades carismáticas  que saíram das igrejas mais históricas e tradicionais. 
Veio como resultado da chamada "renovação carismática" e "renovação pentecostal", "batismo no espírito santo" que algumas igrejas "frias" receberam no início das décadas de 50 e 60 e tomaram força nos anos subsequentes.
Como sou um "convertido" da década de 70, experimentei o auge desse fenômeno da experiencia pentecostal e carismática do "batismo com o Espírito Santo com a evidência de falar em línguas estranhas". 
Nas décadas de 70 e 80, pipocaram por todos os lados, e os fundadores das atuais igrejas neo-pentecostais conhecidas nacionalmente e internacionalmente; obviamente, o acesso á mídia televisiva (que até aquele momento era "pecado" ter uma na casa" e de repente foi liberado geral!) e a chegada da "teologia da prosperidade financeira" (norte-americana), ajudou muitos desses líderes a formarem tais denominações e se projetarem como "apóstolos" de Deus! (termo então, raramente usado antes desse fenômeno). A projeção popular em rápida ascensão "autenticava" tais autoridades apostólicas!

De lá para cá, as macros divisões e as micros divisões, grupos e subgrupos, oriundos dos mais diversos meios da igreja nacional aconteceram num ritmo acelerado, tudo em nome do "espírito santo", "uma nova visão", "um novo mover" ou de algum profeta "levantado por deus". Dessa panacéia toda, surgiu, dentre muitas "doutrinas" a tal da "cobertura espiritual".

O interessante, que muitas dessas doutrinas, surgiram como sintoma de uma igreja doente e dividida e ganharam força no meio desse povo que mal faz idéia do que é EVANGELHO!
(o Novo Testamento muito pouco conhecido entre eles!)

Com raras exceções, no meio dessa gente, você irá encontrar comunidades que tenham uma mensagem clara do Evangelho, isso porque, onde realmente o Evangelho é pregado, essas doutrinas NÃO conseguem se manter.

A falsa doutrina não consegue co-habitar com o Evangelho.
Esse é um princípio inflexível que aponta com clareza se o Evangelho está sendo cultivado numa comunidade!

A tal "cobertura espiritual", dentre tantas outras falsas doutrinas, é um mecanismo psicológico de amedrontamento e controle (em nome de Jesus, é claro) que líderes autoritários ensinam para seus discipulos neófitos, uma vez que um coitado desses, cai na lábias dessas personalidades carismáticas e auto-enganadas. É cego guiando cego e ambos indo na direção do mesmo desfiladeiro!

Não existe "cobertura espiritual"! 

Existe quem prega e quem não prega o EVANGELHO!

Em CRISTO, todos estamos cobertos pelo SANGUE DE JESUS!  E acredite, voce não precisa de nenhuma outra espécie de cobertura!

Líderes que pregam o Evangelho, ensinam o Evangelho. São guias amorosos, são conselheiros temerosos que não impõem sua liderança sobre ninguém pois eles mesmos sabem, que JESUS, o verdadeiro pastor de sua igreja não permitiria tal coisa! (Hebreus 13:7)

Portanto, não tenha medo de sair "dessa cobertura espiritual" que algum mercenário do Evangelho, alguém mais parecido com um bruxo ou macumbeiro e que, em "nome de um jesus falso e de um evangelho falso" pode estar enganando voce!

*Em tempo: Receio que com o advento da metodologia de "células", "grupos pequenos", "grupos de comunhão nos lares", "pequenos grupos", (Não sou contra! Mas esse é um outro método que pode virar doutrina em algumas igrejas!) ou qualquer outro nome que forneçam, essa tendência de "cobertura espiritual", venha piorar a personalidade de alguns em relação à isso!?
Fiquemos atentos!

Reinaldo de Almeida



O Apóstolo e Pai da Rede Aliança Jesher Cardoso – só não é mais que o Renê Terra Nova, pois esse é Apóstolo e Patriarca.

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...