domingo, 12 de novembro de 2017

Esperança


Nunca abra mão de ter esperança!
Jamais permita perder a esperança naquilo em que você acredita.
"A esperança não é a última que morre". Se tiver que morrer, que seja você, mas que a esperança jamais morra em seu coração. E se necessário fôr, que você leve ela no seu peito para a sepultura junto com você.

Muitas vezes sofremos golpes profundos e fatais no decorrer de nossas existências. Dramas, perdas, traições e abandonos que nos dão razões que justificam a nossa desistência de lutar por determinados objetivos

Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Jó 14:7

Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:
Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!
Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.
O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;
é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.
É bom que o homem suporte o jugo enquanto é jovem.
Leve-o sozinho e em silêncio, porque o Senhor o pôs sobre ele.
Ponha o seu rosto no pó; talvez ainda haja esperança.
Ofereça o rosto a quem o quer ferir, e engula a desonra.
Porque o Senhor não o desprezará para sempre.
Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível.

Lamentações 3:21-32

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Conspirações, traições e sabotagens




O mundo no Facebook é lindo!

Lá ninguém trai, ninguém engana, ninguém mente, ninguém admite erro, ninguem sabota, ninguém aceita injustiça e desonestidades e por aí vai...é óbvio que estou simplificando, mas na maioria das postagens e perfis é mais isso que acontece!

No mundo "real" temos que lidar com pessoas que nos traem, nos decepcionam, nos enganam, nos sabotam e muitas vezes, sutilmente, conspiram sem nós nem mesmo sabermos! Detalhe: são as mesmas pessoas "lindas e maravilhosas" que encontramos no Facebook! (sic). Outro detalhe, geralmente, nós mesmos somos cheios de contradições, mágoas, ressentimentos, revanchismos sutis e outros defeitos que decepcionam, sabotam, e que traem à outros.

Estava pensando numa passagem da Bíblia que exemplificasse o que estou escrevendo, mas "rebuscando" em minhas memórias, percebo que as narrativas bíblicas estão cheias de traições, sabotagens, conspirações praticadas até mesmos por queles que chamamos "homens e mulheres de Deus". Talvez, quando Paulo escreve aos romanos que "não há um justo sequer" ele, dentre muitas outras realidades, ele estivesse se referindo aos "homens sagrados" das antigas escrituras do judeus.


Esses dias atrás, um carro com o som alto parou em frente de casa por alguns instantes, estava tocando aquela música "50 reais". Não tenho a mínima idéia de quem canta e nem procurei saber de quem são aquelas vozes femininas e sofríveis que duetavam; eu disse para a pessoa que estava comigo: "nossa que amargura de letra e de uma mágoa raivosa dessas duas!". A pessoa que estava comigo disse que de fato, uma delas tinha dado uma entrevista e que nessa entrevista ela colocou um episódio lamentável de ter encontrado seu namorado com uma amante num motel e que aquele fato serviu de inspiração para a tal música. Sucesso total! 

 Sei que muitas mulheres se identificaram com a tal cantora na música amargurada e vencedora na coleta de dinheiro para as duas e para a gravadora da tal música, mas tambem sei que, essa música carregada de uma amargura raivosa sutil contra os homens vai sabotar inconscientemente a felicidade de muitas mulheres!

Pessoas amarguradas, amarguram pessoas.
Pessoas feridas, ferem pessoas.
Pessoas traídas, traem pessoas.
Pessoas tristes, entristecem pessoas.
E o contrário tambem é verdade.

Jesus disse: "Sede perfeitos como perfeito é vosso Pai celestial"; ele disse isso logo depois do que conhecemos como o sermão "das bem-aventuranças", e nesse sermão das bem aventuranças ele começa dizendo: "felizes os que choram"! Como assim? Felizes os que choram parece uma contradição de termos?!

Não estou me desviando do assunto; no Facebook, como comecei escrevendo, está cheio de pessoas felizes e buscando a felicidade, todavia Jesus disse: "sede perfeitos" e não "sede felizes", porque no caso acima ser feliz significa estar disposto a chorar e chorar de verdade por injustiças sofridas!

Esse "sede perfeitos" tem relação com aquilo que ele vai dizendo nos versos seguintes, no entanto, não estamos interessados "naquela" felicidade que ele descreve e sim na felicidade falaciosa do "Facebook"! Nossa felicidade é fantasiosa e uma miragem, porque na medida que vamos buscando essa felicidade "facebookiana", na vida real, vamos traindo, sabotando e decepcionando pessoas e como um rolo compressor vamos passando por cima de tudo em busca dessa tal felicidade.

É triste, mas é isso mesmo...


reinaldo de almeida

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...