segunda-feira, 20 de maio de 2019

Antropomorfismo: Deus se relaciona conosco em termos humanos
por
www.carm.org


Antropomorfismo vem de duas palavras gregas: anthropos (homem) e morphe (forma). Portanto, um antropomorfismo é quando Deus aparece ou Se manifesta para nós em forma humana ou mesmo em características humanas atribuídas a Ele mesmo. Vemos isto por toda a Bíblia - e com razão assim. Apesar de tudo, não podemos ascender onde Deus está, mas Ele pode descender até onde estamos.
Mais abaixo estão uns poucos versos da Bíblia que atribuem a Deus ações, atributos e emoções humanas. Lembre-se, Deus opera conosco em nossa estrutura de tempo. Ele não tem permanecido somente na eternidade, mas também na história humana à medida que Ele se move através dela e através do e com o Seu povo para realizar a Sua vontade e o Seu propósito soberano. Devemos assumir, então, que Deus não Se relaciona conosco em termos familiares às nossas próprias ações? E não devemos assumir também que em assim fazendo Deus apresentará aspectos de Si mesmo a nós que serão paradoxais? Tome por exemplo o fato de que Deus é todo-poderoso (Jeremias 32:17,27 ), todavia, Ele descansa (Gênesis 2:2). Vemos que Deus está em todos os lugares (Salmos 139:7-12), todavia, Ele perguntou a Adão, "Onde estás?" (Gênesis 3:9). Vemos que Deus sabe todas as coisas (1 João 3:20). Todavia, vemos que Deus diz, "Agora sei que temes a Deus..." (Gênesis 22:12).

Se, como os "teístas abertos" querem asseverar, Deus não conhece todos os eventos futuros porque Ele diz, por exemplo, a Abraão, "Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho" (Gênesis 22:12), então, não podemos asseverar também que, visto que Deus perguntou "Adão, onde estás?", Deus não está em todos os lugares, pois se Deus estivesse em todos os lugares Ele saberia exatamente onde Adão estava? Ou, se Deus descansa isto significa que Deus não é todo-poderoso? Certamente que não. O open theism simplesmente reduz o atributo da onisciência de Deus ao exaltar a condição da liberdade humana. Sempre que o homem é exaltado, Deus deve ser humilhado. Este é um problema fundamental no open theism: Ele eleva tanto a soberania do homem que as qualidades e os atributos de Deus devem ser rebaixados; em outras palavras, Deus não conhece todas as coisas.

Abaixo estão relacionados vários versos que demonstram a manifestação de Deus para nós em palavras humanas, como ações, emoções e corpo. Assim, podemos ver que tal condescendência da parte de Deus para conosco naturalmente resultará em Deus dizer coisas que requerem uma profunda examinação.

1. Ações humanas - mudança de opinião, lembrar, descansar
A. Êxodo 32:14, "Então o Senhor se arrependeu ["mudou sua opinião", em algumas versões] do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo."B. 2 Samuel 24:16, "Ora, quando o anjo estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta; retira agora a tua mão".C. Gênesis 9:16, “O arco estará nas nuvens, e olharei para ele a fim de me lembrar do pacto perpétuo entre Deus e todo ser vivente de toda a carne que está sobre a terra".D. Gênesis 2:2, "Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera".
2. Emoções humanas - dor, ciúme, zelo, piedade, compaixão, arrependimento
A. Gênesis 6:6, "Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração".B. Êxodo 20:5, "Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam".C. Juízes 2:18, "...porquanto o Senhor se compadecia deles em razão do seu gemido por causa dos que os oprimiam e afligiam".D. 1 Samuel 15:35, "Ora, Samuel nunca mais viu a Saul até o dia da sua morte, mas Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel".

3. Corpo humano - mãos, face, boca, olhos, braço.
A. Êxodo 7:5, "E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a Minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles".B. Números 6:24, "O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti".C. Salmos 33:6, "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da Sua boca".D. Salmos 34:15, "Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os Seus ouvidos atentos ao seu clamor".E. Salmos 89:10, "Tu abateste a Raabe como se fora ferida de morte; com o teu braço poderoso espalhaste os teus inimigos".
Outras - Asas
A. Salmos 57:1, "Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das Tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades".


Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 30 de junho de 2004.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Por que os rabinos judeus rejeitam o Messias de Nazaré.?




(Yeshua Hamashia)

    Com a aproximação do governo brasileiro com o Estado de Israel, a impressão que se dá, segundo a internet, é estar havendo um tipo de "avivamento judaico" no Brasil.

    Não há dúvida que os judeus são uma raça extraordinária. Sobreviveram a inúmeras perseguições no decorrer da história. A última delas foi o Holocausto. Mais de seis milhões de judeus jogados e assassinados nos campos de extermínios espalhados pela Europa. Mesmo assim, eles se juntaram em 1948 e formaram o Estado de Israel. Legitimamente reconhecidos pela ONU mas nem tanto pelos árabes e muito menos pelos palestinos.

       Assim sobrevive Israel.

Grande parte das ideologias politicas, literatura ocidental, descobertas cientificas no campo tecnológico, e no campo da psicologia, bem como na religião cristã e até mesmo em Hollywood, você vai encontrar um judeu como fonte ou origem. Eles são insuperáveis nesse quesito de inteligência. Mas apesar de tudo isso, existe um ponto interessante onde eles tropeçam: no reconhecimento de um judeu, nascido em Belém, descendente de Davi e profeta, cujas palavras, influenciam 2\3 do planeta: Yeshua Hamashia (Jesus Messias). 

   Houve um outro rabino, famoso também, convertido e convencido por esse Jesus, acerca de sua messianidade, chamado Saulo de Tarso. Esses dois judeus, são conhecidos e influenciadores de dois terço da humanidade. 
Mas grande parte dos judeus não acreditam nele.

        Por que?

Saulo de Tarso explicou com uma certa dificuldade a razão. Os mais curiosos poderão encontrar suas explicações em sua carta, na Bíblia protestante, escrita aos Romanos. Nos capítulos 9, 10 e 11. Aviso que não é uma explicação simples de entender. 
     O messias judeu, foi profetizado e é aguardado ansiosamente pelos israelenses. No livro sagrado dos judeus, a Toráh, esse Messias foi profetizado mais de uma centena de vezes pelos profetas. O Novo Testamento dos cristãos foi escrito, em sua quase totalidade por judeus que afirmaram que esse Messias, tanto aguardado, já veio e é Jesus de Nazaré. Só Lucas era grego, todos os demais são judeus convictos de que Jesus (Yeshua Hamashia), o nazareno, é o Messias. Eles morreram como mártires afirmando isso. 

     Agora, veja que interessante: sempre um intelecto judaico é a origem de pensamentos, ideologias, descoberta, diversão e religião "controla" a sociedade. Por exemplo: Karl Marx, Einstein, Spielberg, Silvio Santos...no Brasil. Desde seu lançamento, em 1901, o Prêmio Nobel foi conferido a 700 personalidades, sendo que 152 delas são judeus.

    O capitulo 53 do profeta Isaias, é considerado pelos cristãos, o capitulo messiânico. Ali relata o sofrimento e o triunfo do Messias. Jesus de Nazareth se encaixa perfeitamente naquela narrativa. Mas eu fui ver na Bíblia judaica que eu tenho, como que os judeus descrevem aquele capitulo, e para o meu espanto, o servo sofredor ali descrito é mostrado como sendo a nação de Israel e não o Messias de Belem da Judéia. O rabino convertido ao cristianismo, Saulo de Tarso, explica que essa incredulidade e esse "endurecimento" dos rabinos judeus acerca de Jesus de Nazareth, veio como um "plano de Deus" para a salvação dos gentios (outras nações).

     A incredulidade deles, segundo o rabino Saulo, é por um período de tempo. 
         Nosso tempo. 
     Aí surge um perigo: Surgirá um judeu extraordinário se auto proclamando o Hamashia (Messias) aguardado por eles. 

     Se encaixará perfeitamente no perfil por eles requerido. O mundo todo o admirará. Porém, serão todos enganados! 
         Nações serão enganadas por ele. 
       Só essa enorme "Decepção" os convencerá que o Messias de Nazareth (Yeshua Hamashia), de fato, era e é o verdadeiro Messias. 


       Só nesse tempo os judeus o aceitarão.



    Tenho o maior apreço e respeito pelo povo judeu, e grande admiração. Mas como Saulo, o fariseu convertido nos advertiu, convém ficar espertos

Reinaldo de Almeida.

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...