terça-feira, 25 de junho de 2019

Esgotamento espiritual

(Texto em construção)

Esgotamento espiritual é um assunto pouco falado entre os cristãos. Alguns admitem, outros não.
Vivemos hoje em dia com mais uma enfermidade psicológica: a síndrome de burnout.

Esse esgotamento físico, mental e emocional está muito relacionado ao aspecto profissional e às demandas do mercado de trabalho.
(A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. Professores e policiais estão entre as classes mais atingidas.)
Tem relação com o que abordo aqui, embora o elemento espiritual seja mais sútil ainda.

O problema é que o esgotamento espiritual pode levar para a depressão e em último estágio ao suicídio.
Ficamos admirados quando sabemos que um cristão se suicidou.
Acredito que o esgotamento pode ser lento ou rápido, depende da estrutura espiritual de cada pessoa e a intensidade do fator que está causando nela isso.

Vivemos tempos difíceis como disse Paulo em II Timóteo 3:1-5. Nesse texto, Paulo expõe uma geração de pessoas caracterizadas pela arrogância, estilo esnobe, egoístas, ingratas, cruéis, impiedosas e sem nenhum tipo de afetividade e empatia. Em Apocalipse 18: 13, no final desse versículo se diz que a própria alma humana seria comercializada. O problema não é só a caracterização de pessoas arrogantes e inafetivas. O ambiente, a atmosfera e todas as áreas seriam propícias a gerar pessoas assim, e pessoas assim produzem ambientes assim que geram mais pessoas assim que produz um ciclo que se retro alimenta.

Entrar em estado de burnout espiritualmente é alternativa que só pode ocorrer quando há má compreensão fundamental do cerne do evangelho, ou quando a pessoa falha em aplicá-lo em sua vida e ministério. Um crente espiritualmente exausto está exibindo sintomas de um problema muito mais grave. (Trecho do livro: Esgotamento Espiritual – Malcolm Smith)
Entender isso é fundamental.
Entenda que esgotamento espiritual não é só sua culpa!
Porque a culpa, apodrece a alma!
O esgotamento espiritual traz uma enorme carga de sentimento de culpa. E o sentimento de absoluta responsabilidade pelo qual a sua mente e a sua alma assume por estar se sentindo assim, prejudica mais do que ajuda. O ambiente dos dias atuais também favorece ao esgotamento espiritual. E quando me refiro ao ambiente, incluo nele a igreja e a sua própria casa e casamento! 
Talvez a palavra mais correta seja: esvaziamento.
Sentimento de vazamento.

Como identificar? 
Passando um tempo a sós e sendo honesto e imparcial consigo mesmo. Sem relativização e racionalização das causas.

Causas:
Muitos fatores podem causar o esgotamento espiritual, cabe a você identifica-los para poder trata-lo. Alguns dele são:
*Muitos tarefas e poucos resultados.
*Rotina monótona.
*Ansiedade
*Preocupações.
*Excesso de trabalho.
*Pornografia.
*Tecnologia.
*Alvos não alcançados que geram frustrações.
*A idolatria do sucesso.
*A idolatria dos resultados.
*Rede sociais.
*Persistência sem sabedoria.
*Pressão psicológica.
*Dívidas.
*Pressa.
*Manipulação de terceiros.

Efeitos:
*Tristeza.
*Desânimo.
*Criticas constantes.
*Bipolaridade espiritual (tempos de euforia e tempos de aridez).
*Cinismo com as atividades da igreja.


Como tratar:
1. Tempo para si mesmo.
Ser honesto consigo mesmo exige que se tenha um tempo a sós com sua mente e alma. 
2. Tempo com Deus. A volta da leitura simples de uma bíblia sem comentários e um tempo diário de oração, sem monitoramento do relógio, pode ser terapêutico para o espírito. 

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Suas maiores cicatrizes não são visíveis


As cicatrizes na alma!

       Nossas maiores cicatrizes estão em nossas almas.
       Nossas maiores paixões estão invisíveis.
É em nossas almas que temos que se encontrar todos os dias, portanto, é ali que deveríamos fazer nossas reparações todos os dias.
      É ali que deveríamos consertar o que está estragado, reparar o que  se encontra esquecido, extirpar o que deveria ser jogado fora e aprimorar o que intuímos e que desconfiamos ser o que está certo.
Intuímos e desconfiamos é porque nem sempre isso fica claro dentro de nós (aquela voz "chata" dentro de nós, nos contrariando).
       Sua maior cicatriz está no invisível de tua alma. E muitas vezes essas marcas na alma nos leva mais da vida do que percebemos. 
      Deixar de viver por causa dessas cicatrizes é deixar de se tornar quem realmente você é.
       Se a matemática psíquica nos ensina que pensamentos se tornam realidades, porque pensamentos se tornam sentimentos e sentimentos podem se tornar paixões na vida, reciclar, cuidar, extirpar e sanar essas cicatrizes podem fazer toda a diferença na qualidade de vida que experimentamos.
          Por exemplo, você pensa em comprar algo, de repente, você começa a ver esse algo em todos os lugares. O próximo passo é você comprar.
          Admitamos ou não, é quase assim que funciona.
          Da mesma forma, positivamente é assim. Quando desejamos algo e pensamos nela, sonhamos com ela, nos apaixonamos por ela, essa paixão se torna maior que o medo de conquistá-la. Os obstáculos são automaticamente racionalizados e relativizados por nossas almas.
         Um encontro diário com sua própria alma pode ajudar você a avaliar as cicatrizes que ali se formaram e você decidir se aquela cicatriz vai te marcar para o bem ou para o mal.


Reinaldo de Almeida

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...