quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Kronos e kairós





O que é Kronos e o que é Kairós?

A Bíblia nos mostra que existem “muitos tempos”.

O tempo linear (Kronos) é apenas um deles. É a nossa “timeline” (linha do tempo). 
É de onde vieram as palavras cronograma, cronômetro, cronológico, etc...

O tempo do plano de Deus agir por meio de uma pessoa, se chama Kairós. É apenas o outro tipo de tempo.

O tempo mais misterioso e do qual quase nada sabemos, é revelado na Biblia na primeira letra do alfabeto hebraico: “alef”. Na cabala hebraica, essa letra manifesta muitos princípios, muitos começos e muitos tempos antes do Kronos e do Kairós, ou seja, antes do primeiro homem andar nesse planeta.

O Apocalipse nos revela no mínimo, cinco tipos diferentes de perceber e compreender “os tempos”.

Lendo o Apocalipse, na minha grande ignorância, eu puder perceber e discernir o kronos, o kairós, o eterno (álwia – apenas um deles), o aspiralado, o simultâneo. No Apocalipse, num único capitulo (e tem muitos!), aparecem, conjuntamente todos esses “tempos” percebidos. Não é a toa que esse último livro da Biblia se chama “revelação”.

Foi Albert Eistein que disse acertadamente: “que o tempo é uma ilusão”.

Verdade.

Certa vez, repeti para um ciclista essa frase do Eistein, ele olhou para mim e debochando, disse: “é que você não faz ideia do tempo em cima do selim de uma bicicleta numa corrida, você corre “contra o tempo”!

O tempo para um casal apaixonado passa depressa, mas o mesmo tempo para um ciclista, dura uma “eternidade”. Então veja, até dentro do kronos, o tempo nos engana! Dentro de um único tempo (kronos-linear) existem muitos tempos!

Cada explicação desses tempos, dariam para escrever tantos livros quantos precisariam. Mas eu só vou arranhar a ideia do kairós dentro do kronos. O tempo da promessa de Deus na vida de uma pessoa. Qualquer pessoa.

O tempo linear (kronos) é o nosso. Mas é dentro do nosso kronos que o kairós acontece!

 ( Tirado do livro de minha autoria: "Kairós" - Quando Deus não tem pressa!)

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...