segunda-feira, 9 de março de 2020

Um novo mover do Espírito Santo.


Jesus descreve o Espirito Santo como o "Espírito da Verdade".
Ele diz: "...quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. João 16:13 "

Crescimento é sintoma de um corpo saudável. Crescimento não é o objetivo inicial. Lidamos diretamente com pessoas e colocá-las em conexão uma com as outras, é um desafio.

Abrir a casa, abrir o coração, orar juntas e juntas crescer em espiritualidade, é o objetivo de dois ou três reunidos em Seu Nome.
Jesus fez isso, é a relação do mestre e discípulo.

Pessoas tem reservas, querem privacidades e são tímidas. Elas tem medo de suas vidas serem invadidas e de fato, colocar líderes imaturos dentro de casas é um grande erro.

A idéia de "célula" que algumas igrejas fizeram de modo errada, assusta e mantém as pessoas retraídas e desconfiadas. Temos que lidar com esse "bloqueio" na cabeça das pessoas...

O conceito bíblico, neo testamentário como CORPO de CRISTO vai contra toda essa "defesa" psicológica da cabeça das pessoas.
Se a "célula" for saudável, gerará naturalmente outras células.

Tem que se ( e jejuar) orar muito e colocar o Espírito Santo como líder do pequeno grupo e dar a direção desejada por Ele.

Nunca havia pensado em DEUS como um grupo pequeno. É a trindade dentro de uma UNIDADE.  Jesus revelou isso na oração que fez no capitulo 17 de João. Uma "comunidade" dentro da unidade. Genesis começa com essa descrição. O capitulo primeiro revela essa trindade dentro da Unidade.

Introduzir essa direção dentro de uma igreja local, não importando seu tamanho e nem sua idade, propõem um novo rumo na vida das pessoas. É preciso esclarecer sobre o "fluxo e refluxo" que os pequenos grupos causam na igreja. É nesse ponto que a "pastorada" tem medo e insegurança, pois é nesse momento que o Espírito Santo assunto e nós viramos meros coadjuvantes de Sua liderança.Falta fé e preparo para isso!

Fiz certa vez, um trabalho de pequenos grupos como pastor de jovens numa igreja de porte médio em São Paulo, em pouco tempo, um grupo aproximado de 80 jovens, cresceu rapidamente para uma mádia de 200 e poucos. Reuníamos em praças, lanchonetes, casas, parques e até no Memorial da América Latina. O pastor titular nos dava apoio e liberdade, mas a esposa (pastora) era um problema.

O ponto central da Cruz é comunidade em grupo pequeno. Vou explicar: a cruz, literalmente eram dois madeiros cruzados, um horizontal e outro vertical, o que aponta Jesus como aquele que une homens à Deus. A cruz tem essa simetria do horizontal e vertical. O ponto de junção, é onde está a comunidade em pequenos grupos.

Alí se faz a conexão.

O numero 101 representa bem isso, o "0" é onde está o pequeno grupo de comunhão e encontro dos discípulos.
Isso é uma revelação!

Israel e a igreja só sobreviveram as perseguições porque sempre viveram em pequenas comunidades, seja nas casas, seja na sinagogas. 
Enfim...esse é o só o começo...


Reinaldo de Almeida

Nenhum comentário:

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...