quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Desânimo

Desânimo.
Sentimento que denota vazio.
Misturado com a tristeza, ele se transforma no primeiro estágio da melancolia.
Uma pessoa desanimada não sente impulso para fazer mais nada.
Muitos homens na Bíblia caíram em desânimo, faz parte dos nossos dramas e dos nossos conflitos.
O desânimo instalado no coração do homem é a pior coisa que lhe pode ocorrer. Dentre os muitos obstáculos e pecados que impedem a Deus de lhe abençoar, o desânimo é um dos principais.
O desânimo vem como resultado de muitas tentativas frustrantes e fracassadas de lutas sucessivas pela mesma causa sem resultado; a perda de uma pessoa amada, seja pela via da morte ou pelos desencontros da vida, pessoas que nos marcaram profundamente; ou por causa de sonhos que não se realizaram e jamais se realizarão; ou quando mudanças significativas acontecem em nossas vidas, ou por via de mão contrária, quando mudança nenhuma acontece em nossas vidas, mudanças ansiosas e cheias de expectativas não acontecem de jeito nenhum: "A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore da vida" (Pv 13:12).
Mas, o desânimo é mais uma opção no interior do coração humano. O espírito humano é suficientemente livre para escolher não ficar desanimado, ou não deixar se dominar pelo desânimo. Depois de muitas lutas e adversidades a Bíblia diz que Davi "muito se angustiou...; porém ele se reanimou no Senhor seu Deus" (II Sm 30:6)

Nenhum comentário: