sábado, 15 de março de 2008

Dá para se libertar do passado?

Dizem que o passado deve ficar no único lugar que sobra pra ele: no passado.
Mas será que é possível se livrar do passado assim tão fácil?
Meu presente é inevitalvemente fruto de meu passado.
O passado já foi presente, e num dia destes seu futuro será tambem seu passado.

O ser humano é tridimensional. Ele carrega consigo o passado, o presente e o futuro dentro dele.
Não há como se "desligar do passado", uma vez que seu presente é um dos pontos da trilha de um passado que ficou para trás. Seu caminho é um só, pois seu tempo de vida nesta terra é linear.
Bom seria se pudéssemos "pular" de um tempo para o outro como as crianças que brincam pulando "amarelinha".

Sei que devemos nos esquecer das coisas que ficaram para trás. Mas como se faz isso quando seu presente foi comprometido pelo seu passado? Quando seu presente está comprometido, ou foi prejudicado por crenças irredutíveis das coisas pelas quais foram vivenciadas no passado e na linearidade da vida foi você trazido exatamente no lugar em que se encontra hoje?

Seria bom se pudéssemos voltar no tempo e concertar coisas que estragamos. Escolher aquele caminho que desprezamos. Agarrar aquela oportunidade que deixamos passar. Absorver de volta aquela situação que poderia ser evitada. Calar-se no momento em que proferimos palavras que mudaram o curso das coisas.

Só que isso não pode ser feito!
Voce até pode recomeçar, mas não há como recuperar o tempo que ficou lá atrás.

O passado já foi presente!
Então, se voce não consegue recuperar o passado, TE PERDÔE POR ELE!! Te perdôe AGORA!
É a coisa mais sábia que voce pode fazer no presente: Perdoar VOCE pelo seu passado!
Perdôe seu passado, pois Deus já O pedoôu por ele. Aplique um poderoso perdão em cima de VOCE mesmo!
Vai TE perdoando sempre que ele (o passado) quiser atrapalhar.

Creio ser esta a melhor maneira de lidar com as lembraças amargas das coisas que nos arrebatam a mente quando o passado nos assalta o presente. É infringir sobre mim mesmo um sólido perdão!
Quem mais poderá fazer isso por você se não fôr você mesmo?

Gostaria de ser como Deus (nesse quisito!) de aplicar uma amnésia perfeita em meus erros do passado, mas não sou Deus, sou humano, e o tempo de vida que vivo é linear, por isso devo me perdoar sempre por ele.
E perdoar a si mesmo implica em não mais sentir culpa pelo passado.
Libertar-me da culpa significa que fui perdoado

"esquecendo das coisas que atrás ficam prossigo para aquelas que estão diante de mim".
Hoje só entendo que consigo avançar de fato quando ME perdôo sempre!
Preciso entender que, além de Deus, eu preciso me perdoar...

Nenhum comentário:

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...