quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Deus dos fracassados

Estes dias ouvindo um famoso pregador eletrônico chamando um outro pregador, outrora, também eletrônico, mas que depois de uma "queda" no casamento e então distituído de todo o glamour resultante das luzes ofuscantes da televisão, de fracassado, adúltero e ministério falido.

Aquilo fez-me pensar nos "fracassados" da bíblia. Aliás, quais critérios foram usados por tal pregador para considerar o colega seu de caminhada cristã de fracassado? O que torna uma pessoa bem sucedida e a outra fracassada diante de Deus?

Parece que Deus, na bíblia, vai até as últimas consequências, antes de considerar uma pessoa fracasso difinitivo e então desistir dela.
Vejamos alguns personagens:

Adão, Caim, Abrão, Jacó, Noé, Moisés, Arão, Davi, Sansão, Manassés, Jonas, Pedro, Marcos. A lista é grande.

A verdade é que estou usando os mesmos critérios pelos quais o dito cujo pregador usou!

Adão foi o primeiro a fracassar, alías, ele é o maior fracasso da história humana, no entanto, Deus se apiedou dele cobrindo-o com pele de um animal sacrificado, assim a sua nudez foi desfeita. Paulo na carta aos Corintios dá entender que ele foi salvo pela Semente da mulher.

Caim foi o primeiro assassino. Fracasso total. No entanto Deus trata-o de maneira extremamente benevolente, dando-lhe até um sinal de proteção para que ningúem se vingasse dele por causa de Abel. Se ele está no céu eu não sei, mas sei que Deus foi muito gracioso com ele.

Abraão, dentro do critério de tal pregador, foi um candidato a corno, medroso e incrédulo. Ordenou que Sara mentisse para Abimeleque só pra livrar o pescoço, entregando-a de bandeja para o rei cananeu. Sorte dele, o rei não quis, pois o rei pagão temia muito mais a Deus do que o próprio Abraâo que só não dormiu com Sara porque Deus não deixou. Depois vacilou na fé, dormindo com a empregada na tentativa de dar uma "mãozinha" pra Deus. Gerou Ismael.

Noé "caiu da fé" depois do "pórre" que o tornou uma vergonha diante dos filhos. Ficou bêbado logo depois da aliança que Deus fez com ele. Não entendeu nada...o pior que naquele momento ele representava a "nova" raça humana. Imagine se encontrássemos ele bêbado e pelado por aí...

Jacó foi, entre os patriarcas, eleito fracasso numero "um" de Deus. A impressão que dá é que Deus estava de gozação naqueles dias. Deus chega a dizer em Oséias que escolheu Jacó e rejeitou Esaú! O sujeito é um enganador até não poder mais. O nome dele diz tudo: enganador. Enganou o irmão, enganou o pai, enganou o sogro. Dar o golpe é com ele mesmo!

Moisés matou um egipcio e tentou esconder o corpo na areia do deserto. O C.S.I ia encontrar de qualquer jeito!
Fugiu das consequências.
Logo depois a própria esposa chama o homem de sanguinário. Péssimo testemunho dentro da própria casa.
Mais tarde, bem depois, resolve casar com uma mulher "pagã", que além do mais, era uma negra cusita que nem seus próprios irmão enguliram. Mas, a gota d'água foi ele perder a estribeira na hora que não devia. Por causa de seu ataque de ira foi proibido de entrar em Canaã.

Bem Arão fracassou duas vezes, no mínimo duas pelo que sabemos, porque há algumas vacilações quando ainda era escravo no Egito, mas vamos dar um desconto. Uma foi no episódio do bezerro de ouro. Idolatria e covardia pura e outra foi na fofoca com sua irmã Miriã. Veja bem, estou usando critérios do tal pregador-acusador que mencionei...

Estas falhas são falhas de caráter. Embora nem todas tenha conotação sexual, no entanto, diante de Deus, todos são passíveis de condenação e juízo! O interessante é que Deus não cataloga pecados, os homens sim.

Os homens gostam de dizer o que é pecado grave, pecado bom e pecado ruim. A religião inventou isso e a Igreja evangélica e sua liderança embarcaram nessa canoa furada.

Os líderes religiosos sabem que a sociedade e as pessoas são preconceituosas com as falhas de carater de natureza sexual e usam isso em benefício próprio, só que o roubar, explorar a fé das massas, matar, mandar matar, caluniar, difamar, cobiçar, mentir em nome de Deus, puxar o tapete do oponente, disputar política seja ela no mundo secular ou religioso em causa própria e muitas outras coisas mais também é pecado levam os homens ao fracassso.

Deus não desiste dos fracassados, pois caso contrário ele teria desistido do mundo inteiro. Se não fosse sua Graça e Seu amor já teríamos todos, sem exceção, fracassados para sempre.seja eu, você ou até mesmo o coitado do pregador mencionado no inicio do texto, já estaríamos todos no inferno!

Graças a Deus que para Ele não existem fracassados, enquanto não se desista d'Ele

Nenhum comentário:

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...