quarta-feira, 18 de março de 2009

Por que a Palavra não se espalha?

Na segunda carta de Paulo aos tessalonicenses, ele faz um pedido de oração com duas questões para serem colocadas diante de Deus:

Primeiro ele pede para que os tessalonicenses peçam a Deus para que faça a Sua Palavra prosperar por onde ele (o apóstolo) irá pregá-la e que ela seja valorizada e recebida com a honra merecida.

Segundo, que Deus o guarde dos homens maus. Que Deus o guarde do maligno tambem.
A malignidade dos homens maus tem conexão com o Maligno.

Paulo nos mostra que para a Palavra de Deus prosperar e encontrar corações dispostos a recebê-la e honrá-la, há necessidade de que se ore por isso! A Palavra de Deus encontra resistência nas mentes e nos corações humanos. Não que os homens não a queiram, mas muitas vezes o maligno impede de que eles absorvam e entendam o Evangelho

Acredito que para o falso evangelho e para as mentiras que escravizam as mentes humanas à um conjunto de crenças, sejam elas quais forem, o maligno até que dá uma "ajudazinha" para que os homens a recebam, mas no caso da Verdade do Evangelho o diabo vai atrapalhar.

Há muitos obstáculos que o Maligno pode colocar na mente, no momento em que a Palavra de Deus está sendo pregada e ensinada.

Há os fatores internos: preocupação, ansiedade, indisposição mental, pressa, medo, fillosofias erradas, tradições aprendidas desde a infância, falsas crenças e muitos outros sentimentos e emoções que podem ser usados pelo diabo para impedir que os homens dêem abertura ao Evangelho.

Há os fatores externos: barulho, preguiça, cansaço, ocupações urgentes, amizades, local inadequado, momento inadequado e outros...

Sei que o próprio Paulo recomenda Timóteo a pregar em tempo e fora de tempo a Palavra, mas há necessidade de oração e percepção espiritual quanto à isso.

Sem oração constante e perseverante a Palavra não irá se propagar como poderia.
Em dias de falso um evangelho, como os de hoje, precisamos entender que temos que orar para que a Palavra de Deus supere as resistências.

As pessoas querem a Verdade do Evangelho, mas lhes falta oportunidade e ocasião.

Na segunda petição, Paulo menciona o fato de que há "homens maus" que podem querer prejudicá-lo e se Deus não intervir, de fato esses homens o prejudicarão.
Como que um homem que só prega o amor e a paz pode ser "perseguido" por pessoas más?
É claro que o maligno quando percebe que falha na primeira questão, usará a segunda opção para destruir o mensageiro da Palavra.
Paulo foi perseguido, assim como Jesus, e, principalmente, pelos religiosos, seus maiores oponentes.

Nestes dias do Evangelho da Graça que está batendo de frente com o falso eavngelho, entendamos que se não assumirmos um compromisso com a oração perseverante a Palavra de Deus encontrará resistência.
Na parábola de Mateus 13, do semeador, de cada 4 sementes que foram lançadas, 3 se perderam. Mas a quarta superou e compensou as que se perderam.
E na mesma parábola, no primeiro caso, Jesus disse que o maligno a arrebatou do coração dos homens.
Para quem prega e ensina a Palavra sem adulteração, é necessário que se separe um tempo para a oração.

3 comentários:

Anônimo disse...

é necessario q se separe um tempo pra oração???????

Reinaldo de Almeida disse...

Obrigado Clau por sempre passar por aqui e deixar seu comentário.

"Quando orares, entra no teu quarto e fechando sua porta orarás ao Pai que está em secreto..." (Jesus - Mat 6)

Anônimo disse...

A bilbia diz:
Orai sem cessar.
E tambem vigiai e orai.
Tudo tem sido abolido de maneira tão sutil do nosso meio.
Principalmente oração.
Jejum então.
Tem coisas que Jesus disse só sai com jejum e oração.
Jesus estava orando e quando foi até seus discípulos eles estavam dormindo.
Irmão vou criar um hotmail. pra mim
Só to esperando minha filha fazer srsrrss

Abraços irmãos.

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...