domingo, 17 de abril de 2022

Aquilo que foi esquecido...



 
A IGREJA SEDUZIDA

As falsas doutrinas entraram sorrateiramente naquilo que chamamos de "Igreja" hoje.

Como bem alertaram Paulo, Pedro e João exaustivamente em suas cartas: 

Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; Colossenses 2:8;

 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;
2 Pedro 2:1,2;

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;
porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
1 João 2:15,16.

A pregação de um Evangelho "puro", praticamente é estranha, simples demais e até "agressora" na maioria dos círculos cristãos hoje. 

As verdadeiras doutrinas do Evangelho foram substituídas por doutrinas e ensinamentos "esotéricos", (vou chama-los assim) e códigos de comportamentos religiosos que de alguma maneira "garanta" aos fiéis que eles estão certos; frequentando o lugar certo, servindo ao Deus certo e crendo no "evangelho" certo; e  finalmente, obtendo os "resultados" certos de sua fé! 

É uma lástima!

Ainda tenho aqui em casa um livro intitulado: "A sedução do Cristianismo". ( Dave Hunter e T.A. McMahon)

Li esse livro no inicio da década de 90. 
Os autores advertiam a igreja de que uma falsa doutrina, a que eles chamam de "feitiçarias" (esqueça aqui o termo feitiçarias - oferendas, ritos, imagens, etc.. da Umbanda e do Candomblé - é tão pior e tão mais sutil do que isso!) estava entrando na igreja e corroendo a fé e o entendimento do verdadeiro Evangelho. 
Essas falsas doutrinas; esse falso "espírito", estaria entrando na Igreja acompanhado de um "ambiente" que adaptasse essas falsas doutrinas e heresias. Não se mudaria só o conteúdo, mas o "ambiente" teria quer ser ajustado ao conteúdo ali pregado e ensinado.
Não se "arrancaria" de vez o Evangelho de Jesus Cristo, apenas o "moveria" lentamente do seu lugar de "foco". 

E aconteceu!

Temos que admitir que isso aconteceu com maestria.
O nome de Jesus ainda é muito falado nas músicas e nos sermões; a cruz ainda está iluminada no altar; a Bíblia, nas mais diferentes versões ainda são levadas na igreja - seja ela física ou virtual em um celular -  o comportamento e os códigos éticos ainda devem ser observados; as orações ainda são dirigidas fervorosamente a Deus, mas contudo e entretanto houve um "esvaziamento" do Espírito do Evangelho de Jesus Cristo. 

Admito, o ambiente desses lugares aparentam a "presença de Deus"; e esse é o outro fator indiscutível para  um membro frequentador desse ambiente: a "presença de Deus".

Ela é a "garantidora" de que eles estão no lugar certo.
 
"Sentir" a presença de Deus é importante nesses lugares; não importando que tipo de mensagem ali seja focada; pois é o que "a pessoa sente" que importa; o " sentir" é o que garante que ela não está no lugar errado. 
Não importa muito o que Jesus, Paulo, Pedro disseram; o que importa é que ela está se "sentindo bem", está "sentindo paz", está obtendo "bênçãos" (geralmente bens materiais e sucesso profissional é outro "sinal"!) e ponto final!

Esse é um outro aspecto muito importante dessas igrejas: Deus tem que ser "útil". Ele tem que "funcionar". Ele tem que abençoar material e socialmente. A mensagem de Deus tem que "caber" no meio social e o que vai validar isso é a prosperidade material e o sucesso profissional. 

"Um" Deus de Jó é incondizente com essa fé, a não ser e contudo, que se frise bem na "prosperidade e na dupla honra que Deus" o recompensou depois, caso contrário, e Jó deixou bem claro em seu discurso, que bênçãos materiais não tinha nada a ver com a sua fé em Deus e que ele morreria na miséria mas não abandonaria seu Deus! Mas morrer na miséria não faz parte das mensagens dessas igrejas! 
Era o cerne do coração de Jó, mas não é o cerne das mensagens nessas igrejas.
 
Outro personagem controverso nesse ambiente é Paulo.
Duvido, e  muito, que ele seria aceito como "pastor" na maioria das grandes e bem sucedidas igrejas de hoje!

Duvido que Paulo, um homem solteiro, com um histórico de que foi expulso em algumas cidades, preso em algumas "delegacias", apedrejado, xingado, açoitado e odiado por alguns da elite e líderes políticos e religiosos de alguns lugares onde Paulo passou, seria aceito na maioria das igrejas de hoje! 
Talvez agora, voce esteja começando a entender onde eu quero chegar: o "espírito" de Paulo, sua pregação, seu foco, seu comportamento, sua prática de vida não "condiz" com o espírito, com o comportamento, com o discurso bem aceito e alinhado das boas e grandes igrejas nos dias de hoje. 

Além disso, Paulo, esse sujeito, não parece ser um homem abençoado por Deus, segundo o "espirito" da maioria das igrejas hoje. Pois vejamos: esse "cara" não tem uma família "no altar de Deus", não é casado, não tem filhos, não tem bens materiais, já foi preso várias vezes, sua pregação, na maioria das vezes, gera revolta no povo, não anda na moda, até suas roupas são simples e bem surrada; parece que algumas vezes, os navios que ele viajou sofreu acidentes, afundaram. 
"Ele não tem sido um homem abençoado por Deus  e parece que vai morrer sozinho e abandonado por seus amigos; ouvi dizer que foi preso e será degolado pelo que pregava!?"

Também...que tipo de "homem de Deus" é esse sujeito? 
Suas mensagens só giram em tópicos da crucificação de Cristo, ressurreição de Cristo, nova vida em Cristo, vinda de Cristo, santificação em Cristo, a graça de Cristo, é só Cristo, Cristo, Cristo, Cristo!? Nada sobre sucesso, fé que funciona, Deus que abençoa, Deus que prospera, "como ser feliz", como ter paz, como ser curado de traumas emocionais, "louvorzão gospel", cura interior, corrente da prosperidade, como obter vitória... enfim, esse Paulo só prega a JESUS CRISTO?!
E por aí vai as nossas justificativas e argumentações de defesa de "nossa fé"!
Estamos tão mergulhados nisso que não temos noção de quão afastados estamos do "Espírito" do Evangelho e da Graça de Jesus Cristo. Estamos espiritual, social e mentalmente condicionados a esse "espírito" do mundo!

O peixe não tem consciência da água que o cerca e do quão dependente da água ele é até que dali seja tirado. Daí o termo, "um peixe fora da agua"!

Como o peixe, a maioria não consegue e não conseguirá ser cristão e manter sua fé em Jesus fora dessas igrejas e desses ambientes. Na maioria das vezes, ficar fora desses ambientes, será uma "heresia" e será como um "Paulo" que não se mistura com esse "evangelho" que não foca só em Cristo. Não seja tão radical, dirão eles.

Separei aqui 10 tópicos de doutrinas ensinadas por Jesus nos quatro Evangelhos, recomendadas pelos Apóstolos de Nosso Senhor e ensinadas em todas as Epístolas do Novo Testamento.

Dentro desses esses temas, ainda existe o que é ensinado por todos eles acerca daquilo que deve ser a "Igreja", assembleia, grupo, comunidade de apóstolos, mestres e discípulos de Jesus.

Não fomos chamados para "frequentar" uma igreja; fomos chamados para "ser" igreja. Não fomos chamados para ser "membros" de uma igreja ou alguma denominação; fomos chamados para sermos "discípulos" e fazermos discípulos de todas as nações!

Você pode ser um frequentador de igreja-templos-denominação; você pode ser membro de uma denominação a qual chamam de "igreja", mas antes de tudo e de tudo mesmo, você deve ter a certeza e consciência que é uma nova criatura em Cristo e que é discípulo de Jesus Cristo a quem chama de Mestre e Senhor e que nesse caso, as ordens, ensinamentos e lições de vida deve vir d'Ele e antes de tudo d'Ele mesmo. Você tem essa consciência?

Resumindo então:

O que autentica a Igreja hoje?

- Prosperidade material e financeira.

- Sucesso profissional e aceitação social.

- "Sentir que Deus está ali"; Seja pela pregação, musicas, apresentações, ambiente, etc...

- Código de comportamento e "testemunho" cristão.

Percebe?

Não é mais a mensagem do Evangelho de Jesus somente. Só a fé no Evangelho não sustenta e não atrai mais se não existir os elementos e fenômenos acima. 


"Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou." João 13:13

 A Igreja hoje vive uma fase "árida" das doutrinas do Evangelho.

E quais são as doutrinas do Evangelho ensinadas pelos apóstolos do Nosso Senhor?

- A expiação dos nossos pecados por Jesus - nosso Sacrifício Eterno.

- A justificação pelo Sangue do Cordeiro.

- A Nova e Suprema Aliança - o Novo Testamento.

- Cristo - a Plenitude de Deus no Homem.

- A Efusão do Espirito Santo como sinal da conversão em Cristo.

- A Segunda volta de Jesus Cristo.

- A Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo.

- Uma Nova Criatura em Jesus.

- Se purificando do Fermento Velho - doutrinas, tradições, culturas, filosofias e religiões da Terra.

- A nova vida em Cristo.


Você também poderá seguir esses estudos pelo meu canal no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCH9qLt3wK8lm2-vhNfRg1qg


1

A expiação dos nossos pecados por Jesus - nosso Sacrifício Eterno

    Como a Salvação nos é apresentada no Novo Testamento na Nova Aliança?

    Expiação é um termo bíblico. Ele só não é falado, explicado e ensinado como deveria ser. Todavia, para entendermos o que aconteceu na crucificação de Jesus, temos que entender o significado do termo e das cerimonias expiatórias que ocorriam no Antigo Testamento.

       A idéia de expiação nos ritos e cerimonias no Antigo Testamento era a de "derramamento de sangue" por um animal inocente, os chamados "animais puros". Puros no sentido de se poder comer seguramente sem correr os risco de contaminação ou morte e puros tambem no sentido desses animais não serem usados em rituais religiosos em cultos a ídolos e deuses de outras religiões

Nenhum comentário:

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...