quinta-feira, 13 de julho de 2023

 A GLÓRIA DE DEUS.



Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus!

DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele!

Deus tem Glória em Si mesmo, ele não carece de nenhuma glória externa, caso contrário ele seria um ídolo e não DEUS! 

A gente atribuí a Ele a Glória, mas não que Ele precise dessa atribuição, seja dada por nós ou por algum exercito celestial. Aliás, tanto nós como seus santos anjos fomos criados segundo a Sua glória e para a Sua glória, mas reconhecer isso não aumentará a Sua Glória e não reconhecer isso, tão pouco diminuirá a Sua Glória. Ele é um Ser Glorioso. Ele é a própria GLÓRIA!

Além disso, há um mistério na GLÓRIA  de Deus. 

Só Deus possui GLÓRIA. Todas as demais "glórias" provém D'Ele.

1. MUITOS CRENTES ERRAM...

É um erro de compreensão quando crentes de diversos segmentos denominacionais usam a expressão: à Ele "toda a honra", "toda a glória", aliás essa partícula adverbial "toda" não existe na Bíblia quando se refere a "GLÓRIA" de Deus! Repito, só Deus possui a verdadeira "GLÓRIA", todas as demais "glórias" vem d'Ele! 

Portanto, quando pessoas entenderem que existe apenas uma verdadeira "GLÓRIA", e que essa glória vem da GLÓRIA de Deus, os crentes deixarão de usar essa expressão com o advérbio/adjetivo e entenderão essa GLÓRIA como único adjetivo/substantivo sem o advérbio "toda" que se refere à DIVINDADE. Esse "toda" reduz Deus a um ídolo qualquer.

As "glórias" que eu atribuo a um cantor, ator, artista, magnata humano está muito aquém da GLÓRIA  de Deus, então no caso, esse "todas" não existe, pois se eu incluo Deus nela eu estou reduzindo Deus junto à esses meros mortais.

Observe Apocalipse 5:12

...e cantavam em alta voz:
"Digno é o Cordeiro
que foi morto
de receber poder, riqueza, sabedoria, força,
honra, glória e louvor!

Dentre outros atributos substantivos/adjetivos que se referem à Deus, a expressão GLÓRIA, não vem antecedido do advérbio "toda". E quanto ao verso seguinte, se repete que essa "GLÓRIA" é tanto do Pai (Deus) como do CORDEIRO (Filho), ou seja, é a mesma "GLÓRIA":

Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam:
"Àquele que está assentado
no trono
e ao Cordeiro
sejam o louvor, a honra,
a glória e o poder,
para todo o sempre!"

 

Se entendermos um pouco do que significa a GLÓRIA de Deus, jamais iremos repetir esse erro tão "desapercebido" cometido pelos crentes. 

Em termos de comparação, é o mesmo que dizer que "todos" os caminhos levam à Deus, quando o mesmo Jesus diz que só ele é "o" caminho, "a" verdade e "a" vida. (João 14: 6). O erro é o mesmo!

Atribuir à Deus "toda" a Glória, apesar da tentativa do "louvor" é uma contradição em termos bíblicos e um reducionismo daquilo que gostaríamos realmente de dizer. Deus não tem 'todas" as glórias; Ele não precisa dessa "glória" diminuta porque só d'Ele vem a verdadeira GLÓRIA, pois Ele é o Único ser verdadeiramente "glorioso". 

Todas as demais "glórias" provém d'Ele. Se não fosse pela simples justificativa da ignorância e falta de compreensão, ou até mesmo da falta de comunhão e oração dos crentes; onde na comunhão um pouco dessa GLÓRIA pode ser experimentada, poderíamos dizer que à "Ele pertence toda a glória", seria um PECADO de tal expressão! 

Pois Ele mesmo diz:

"Eu sou o Senhor; este é o meu nome!
Não darei a outro a minha glória
nem a imagens o meu louvor.
Isaías 42:8

Por amor de mim mesmo,
por amor de mim mesmo, eu faço isso.
Como posso permitir que
eu mesmo seja difamado?
Não darei minha glória a nenhum outro.
Isaías 48:11

Graças à Deus que Jesus morreu pelos pecados até da nossa ignorância!

Pois bem, esse é um erro básico e recorrente que assistimos nos dias de hoje.

Mas o que realmente eu gostaria de escrever e me aprofundar um pouco mais seria no conhecimento da GLÓRIA de Deus revelado nas Escrituras, principalmente no Novo Testamento onde se revela que essa GLÓRIA nos foi revelada, dada e podemos usufruir dela! Podemos experimentar a GLÓRIA de Deus já nessa vida!

E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
2 Coríntios 3:18

Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.
1 Coríntios 2:7

Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
Romanos 8:17

Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.
Romanos 2:7

Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
2 Tessalonicenses 2:14

Os textos são inúmeros e podem ser subentendidos em seus contextos, onde passado, presente e futuro podem e poderão já serem desfrutados pelos filhos de Deus. 

Mas de todos os textos, um dos que mais me chamaram a atenção foi este de Jesus:


Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um. (João 17:22)

Dentro do contexto da oração "sacerdotal" de Jesus (termo atribuído atualmente pelos teólogos), a GLÓRIA  de Deus pode ser experimentada por nós, todavia a GLÓRIA  de Deus em nós deveria produzir a UNIDADE dos discípulos de Jesus e não a sua divisão!

Continua...

Nenhum comentário:

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...