quinta-feira, 11 de junho de 2009

Pacotes prontos

Quando nascemos, entramos num mundo que, dependendo do meio onde se vive, os pacotes das várias idéias e dos vários caminhos dos homens que nos cercam já estão prontos! Eles nos são entregues e decidimos ou não verificarmos, avaliarmos ou não, discernirmos ou não, se eles são TODA a verdade que nos teem sido apresentada.
Gostamos de pacotes prontos. São mais cômodos, mais seguros, mais fáceis.
Dói pensar.
Dói viver na insegurança.
É ruim ter que sair pesquisando e procurando as origens dos tais pacotes. Aliás, não temos tempo, cabeça e nem coração pra isso. Então, adquirimos o que nos vendem. Adquirimos o que está mais fácil e já mastigado. E pior, vamos nos condicionando aos pacotes dos outros. Isso acontece na religião, na política, na família, na educação. Somos marionetes presas às linhas dos que "pensam" e que nos manipulam como querem. Um exemplo nítido é a força da mídia, das novelas, das músicas que dão formatos às cabeças dos adolescentes nos dias de hoje.
É a formatação da mediocridade. O medo da liberdade do "pensar".
Observo o sistema popular da educação de nosso país. É um sistema falido. Não funciona. Alguem já parou perguntar de onde ele veio? Alguem já parou para pensar em uma outra opção, em outro modo de fornecer alfabetização aos nossos filhos?
Observo a "igreja" e sua "teologia", "doutrinas" e liturgias. Já pararam para pesquisar o quanto de cultura pagã, cultura européia, cultura norte-americana, cultura grega e outros retalhos culturais humanos tem nela?
Quanto medo disfarçado de piedade? Quanta neurose disfarçada de espiritualidade? Quanta ganância disfarçada de autoridade?
O filósofo Descartes disse: "Penso, logo existo"
Pena que existimos em função do pensamento do "outro", logo, não existimos.
Reinaldo de Almeida

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito interessante esta postagem.
E pensei onde esta vc, Reinaldo de Almeida.
Que tando sabe e entende.
A palavra de Deus diz a quem muito é dado, muito será requerido.
Volte a ensinar a este povo que tem estado tão perdido, por falta de conhecimento, e sabedoria.
Que Deus o nosso Pai amoroso, te guarde onde vc, estiver.
Sou de Itapetininga.
Me identifico como anonimo, pois penso que é melhor orar e na hora certa estaremos todos juntos.

Reinaldo de Almeida disse...

Gostaria muito que vc se identificasse. Quanto a mim, estou morando aqui em Itapetininga e pregando no rádio sempre, pregando em algumas igrejas, quando convidado, dando aulas numa escola pública e fazendo treinamento em São Paulo como consultor de empresas. Fica na paz!

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...