"Levanta- te vai para a grande cidade de ninive e profetiza contra ela, pois sua malicia subiu até a mim" (yahve)
Seria possivel encontrar um conceito apropriado da Graça de Deus no episódio relatado no livro do profeta Jonas?A Graça de Deus extrapola todos os limites pré-estabelecidos no livro de Jonas.
Nesses dias que se advoga que as quatros paredes de um templo evangélico ou católico, são os únicos receptáculoss da Graça de Deus, ou mesmo os limites das organizações e denominações eclesiásticas estabelecem a idéia de que Deus só pode ser encontrado a nossa disposição se estivermos "ligados" ou frequentando determinados grupos religiosos, a mensagem subjacente levada fora da nação dos judeus desarticula tal modismo atual.
Por que Deus haveria de se preocupar com uma nação pagã e idólatra como os caldeus?
Por que Deus estaria preocupado com a salvação deles.
Por que Deus escolhe um dos profetas dentre os judeus e insiste em enviar com uma mensagem de salvação aos ninivitas?
Segundo o modelo atual da mentalidade "cristã", é os incrédulos que devem "procurar" a "igreja" para serem salvos e abençoados! Porque segundo o que se escuta por aí, é que Deus "só pode" abençoar, salvar e prosperar se voce estiver "frequentando" determinada igreja ou grupo religioso.
Israel se gabava de ser a única nação autorizadapor Deus para falar em nome de Deus e comunicar as verdades de Deus ao antigo mundo pagão, no entanto, Deus chama um de seus mais teimoso profeta e o envia à Nínive, contrariando todas as premissas daquele modelo cultural, histórico e religioso.
Reinaldo de Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário