quinta-feira, 17 de julho de 2008

Um penetra no Palácio da Babilônia


Nabucodonosor não conseguiu escapar das garrras da Graça!


A palavra "incrível" seria inapropriada para demonstrar um desfecho tão extraordinário da ação da misericórdia de Deus na vida palaciana de um dos reis mais magníficos da História dos grandes impérios do passado, mas se tratando da ação de Deus, tudo é possível.

O ápice da Graça de Deus na vida de Nabucodonosor foi tê-lo submetido a sete anos de loucura e irracionalidade, onde ele mesmo depois reconhece que toda aqueles anos de desvarios foram necessários para que pudesse ter um encontro com o Soberano do Universo.

Seu testemunho dramático após esta doida experiência muito pode nos indicar a possibilidade de um dia encontrarmos esta figura tão imponente sentado à mesa do Reino de Deus almoçando com Abrãao, Isaque e Jacó!

O que me impressiona em tal episódio é a ousadia de Deus em querer alcançar do começo ao fim a alma de Nabucodonosor.
Primeiro, numa ação sutil de Deus, Nabucodonosor trás cativo para a Babilônia aquele homem que seria a chave interpretativa para os sonhos que o rei babilônico sonharia repetidas vezes.
A chegada de Daniel na corte caldéia marca o início da penetração da graça divina na vida daqueles prepotentes imperadores pagãos. Observe como o livro de Daniel não trata só de revelações proféticas acerca dos finais dos tempos, mas sobretudo, muito mais objetivamente, mostra a Graça de Deus deixando as fronteiras históricas e culturais de Israel para salvar os povos pagãos. Imagine o impacto que o testemunho de Nabucodonosor causou no povo caldeu, desde os serviçais que trabalhavam no palácio do rei até o cidadão comum que comprava melancia na feira de domingo nas ruas de Babilónia. Um rei que se julgava divino passando apuros nas mãos de uma Divindade Desconhecida infinitamente maior do que ele!

Nabucodonosor aparece no livro de Daniel auto se glorificando como divindade, obrigando o povo erguer uma estátua em sua homenagem e se despede em seu último capítulo de sua história glorificando a Deus por sua miséricórdia, seu poder e sua soberania acima de todos os povos e pelos séculos dos séculos.

Deus penetra em seu reino através de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdenego. Penetra em sua côrte através da dieta vegetariana dos eunucos hebreus. Penetra em seu show público através do milagre do livramento do trio judeu da caldeira ardente de fogo; um espetáculo que todo mundo sai comentando. Penetra no quarto e nos aposentos do rei invadindo os sonhos do rei. Penetra a administração da Babilônia e do poderio do monarca subjugando a capacidade intelectual de Nabucodonosor, prendendo-o numa coleira como animal , fazendo-o mascar capim como um boi onde finalmente seu coração é alcançado.

O interessante é que a própria visão do profeta (7:4) sinaliza a conversão do rei caldeu, alegando que lhe foi arrancada suas asas e tirado seu coração de animal, levantando-o em pé e quando em pé, lhe foi dado um coração de homem. Enquanto homem, tinha uma coração auto glorificado, seu coração era um coração de animal, quando tornou-se um animal irracional, Deus lhe deu um coração de homem. É a inversão que a graça opera!

Deus tem um senso de humor interessante!

2 comentários:

Anônimo disse...

I like the way you wrote this kind of blog.


construction loan

Anônimo disse...

Nossa amigo que texto rico de conhecimento e de uma percepção sobre a graça extraordinária ,as estratégias utilizadas por Deus para alcansar os corações mais embrutecidos sempre me facinou, lembrei de uma reflexao feita por Asafe no livro de Salmos73:22quando ele disse ao senhor "Eu estava embrutecido e ignorante;era como um irracional à tua presença" penso em quantas vezes passamos por estágios na vida semelhantes ao de Asafe,mas me alegro e meio coração se enche de esperança ,quando encontro o mesmo Asafe no verso 26 dizendo que mesmo que a sua carne e seu coração se desfaleçam,Deus é a fortaleza do seu coração e a sua herança para sempre.Pa´rabéns Pastor vejo atravez dos seus ultimos textos o Que falta muito pouco para estar na posição desejada por Deus ,fico feliz por vc,aliás torço muito por vc tenha certeza meus sentimentos são sinceros .
até Clau.

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...