segunda-feira, 10 de abril de 2017

O que fazer quando nada acontece? Quando Deus não tem pressa?


O QUE FAZER QUANDO NADA ACONTECE?


(CAPA-orelha)
Envolvido com a obra missionária e social desde os quinze anos, liderou um trabalho entre os jovens dos quais muitos, abandonando as drogas, puderam reconstruir suas vidas.
Foi missionário entre os pescadores no litoral Sul de São Paulo e trabalhou entre os índios Mapuches em Temuco, no Sul do Chile. Trabalhou em Belém do Pará comunicando muitas mensagens através da Rádio Guajará junto com outros líderes da entidade a qual pertencia.
Foi o membro mais jovem da U.M.B.I. (União dos Ministros Batista Independente), servindo em muitas cidades do litoral e do interior do Estado de São Paulo. Fez parte da equipe pastoral da I,E.Q. Sede em São Paulo, na praça Olavo Bilac, foi professor de Pentateuco no Instituto Teológico Quadrangular. Estando nessa Igreja, durante quatro anos comunicou suas mensagens na FM 88,5 na Região de Jundiaí. Suas preleções pela rádio atingiram um dos maiores índices de audiência naquele horário. Transmitiu durante 6 anos, diariamente, o programa “Sintonia da Vida na Rádio livre Fm” Comunicador nato, tem estado em conferências nacionais e internacionais.




AGRADECIMENTO
Quero agradecer a Deus por estas experiências compartilhadas aqui.
Minha prima Sandra, por compartilhar suas lutas comigo.
Agradeço aos irmãos em fé da "Igreja Recomeçar em Cristo", por orações, para que este projeto se realizasse. Ao casal de irmãos, Orlando e Rosy, sem eles este livro, talvez, ainda estivesse na memória do meu computador, esperando o Kairós de Deus.
E a nossa editora a quem, carinhosamente, chamamos de D. Maria do Carmo Payá.
E ao Wellington, meu irmão, que fez a primeira revisão e digitação deste manuscrito quando da primeira vez que eu tentava publicá-lo.







O Que Fazer Quando Nada Acontece?

KAIRÓS
Quando Deus não tem pressa

Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
Tempo para nascer, e tempo de morrer;
Tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado;
Tempo para matar, e tempo para sarar;
Tempo para demolir, e tempo para construir;
Tempo para chorar, e tempo para rir;
Tempo para gemer, e tempo para dançar;
Tempo para espalhar pedras, e tempo para juntar pedras;
Tempo para de abraçar, e tempo para deixar de abraçar;
Tempo para procurar, e tempo para perder;
Tempo para guardar, e tempo para jogar fora;
Tempo para rasgar, e tempo para costurar;
Tempo de estar calado, e tempo para falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar;
Tempo para a guerra, e tempo para a paz.
... tudo fez Deus formoso, no seu devido tempo.
Aquilo que é já existia, e aquilo que há de ser, já existiu;
Deus chama de novo o que passou.
Eclesiastes:3

Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração.
Antes que formassem as montanhas, a terra e o único universo, de eternidade a eternidade tu és Deus.
Tu reduzes o homem ao pó, e dizeis: "Filhos dos homens, retornai do pó!".
Porque mil anos aos teus olhos, são como o dia de ontem que já passou
Como uma só vigília da noite.
Tu os levas como por uma torrente; são como um sonho da manhã;
de manhã são como a erva que cresce; de manhã cresce e floresce;
À tarde corta-se e seca.
Sim, somos consumidos pela tua severidade,
E acabrunhados pela vossa cólera.
Colocastes diante de ti as nossas culpas,
E os nossos pecados ocultos diante de teus olhos.
Pois todos os nossos anos vão passando na tua indignação;
Acabam-se os nossos anos como um sopro.
A duração da nossa vida é de setenta anos,
Os mais fortes chegam a oitenta.
A maior delas, canseira e enfado.
Pois passa rapidamente e nós voamos.
Quem conhece o poder de ta ira?
E a tua cólera segundo o temor que te é devido?
Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.
Salmo 90

ÍNDICE

Agradecimento                                                                                                          IX
Prefácio                                                                                                                     XIII
O Tempo                                                                                                                   19
Administrando o Tempo                                                                                           29
Vivendo fora da Lei do Tempo                                                                                 39
Perdendo Tempo                                                                                                       51
Não enterre o seu sonho                                                                                           57
Superando as Perdas do Passado                                                                              73
Investindo o Tempo                                                                                                  85
Conclusão                                                                                                                 97
Bibliografia                                                                                                               103




PREFÁCIO

“Deus tem um plano para a sua vida! ”. Este não é somente um jargão positivista que usamos para convencermos os mais desanimados com a vida. Acredito nisso e tenho vivido isso!
A verdade é, que todos nós fomos chamados por Deus para realizar uma missão dentro de seus propósitos.
O fato de crermos que Deus tem um propósito para as nossas vidas é o que dá sentido à nossa existência e isso nos empurra para frente, para a vida. Isto também além de ser um conceito totalmente bíblico, é historicamente comprovado.
Ficamos plenamente convictos disto quando olhamos para a história da humanidade.
Homens e mulheres que apareceram no cenário mundial, em momentos cruciais, e causaram mudanças fundamentais na vida política, econômica e social de milhões de pessoas. Algumas delas apareceram e ficaram por algum tempo, outras apareceram e ficaram por bastante tempo, outras apareceram e sumiram. Algumas deixaram um rastro de tragédia, outras contribuíram a ponto de amenizar o sofrimento humano.
A história da civilização é basicamente feita por pessoas, que marcaram presença aqui, e que mesmo depois de mortas suas obras perpetuaram seus nomes.
Alexander Fleming, “o pai da penicilina”, descobriu o antibiótico em 1928, e só Deus sabe quantas pessoas não morreram de várias doenças transmissíveis que remédios à base de penicilina puderam destruir nesse último século.
Lembro-me de quando a televisão anunciou o falecimento de Albert Sabin, o médico que aperfeiçoou a vacina contra a paralisia infantil, tornando a mais acessível às pessoas, principalmente às crianças.
No Brasil, na área da saúde também tivemos homens que fizeram história, como Carlos Chagas, que pesquisou, descobriu, e combateu o vírus do inseto que hoje é conhecido pelo seu sobrenome, a doença de Chagas. Temos a vida de Osvaldo Cruz, médico sanitarista e cientista brasileiro que foi o responsável pela erradicação da febre amarela, da varíola e da peste bubônica no Rio de Janeiro, promoveu também a reforma do código sanitário do país e remodelou os órgãos de saúde, gerando um grande avanço no setor.
Infelizmente, poucas pessoas apareceram nestes últimos anos, com o mesmo empenho e idealismo, mas enfim, Osvaldo Cruz ajudou a amenizar o sofrimento no nosso país.
Homens como estes, geram em nós um sentimento de gratidão a Deus por suas vidas e pelas ações que praticaram.
No cenário político mundial, tivemos também grandes personalidades.
Em 1985, Mikhail Gorbatchov, assumiu o poder na antiga União Soviética, implantando a "glasnost" (uma política de transparência e abertura econômica na União Soviética) conduzindo o cenário mundial a uma realidade política, econômica e até geográfica. Os muros de Berlim caíram, e a Guerra Fria chegava ao seu percurso final.
No ano de 1989 o líder religioso do Tibete, Dalai Lama, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, por suas crenças e por suas ações políticas; liderou seu povo por muitos anos no seu país, inclusive resistindo pacificamente ao domínio chinês naquela parte do mundo.
Enquanto isso Nelson Mandela, de dentro de sua cela, juntamente com seus amigos revolucionários, continuava a combater a política do "aparthaid" na África do Sul; vinte e sete anos dentro de uma prisão, para depois em maio de 1994 ser posto em liberdade e se tornar o primeiro presidente negro, eleito pelo voto direto pela população de seu país. A Africa do Sul parou em luto nacional em seu funeral.
Tenho pensado, durante estes dias que tenho pesquisado, sobre essas pessoas e no fato de que muitas delas passaram por momentos difíceis de provação antes de assumirem posições de destaque na sociedade. Pensar que um homem como Mandela passou 27 anos de sua vida em uma prisão onde foi maltratado, espancado, humilhado, separado de sua família, e depois saiu de lá e teve coragem de liderar uma nação dos quais muitos de seus cidadãos foram seus algozes, e tiveram que aceitá-lo como seu presidente! Isso sem falar que, tanto tempo assim dentro de uma prisão deveria tê-lo feito desistir de seus sonhos, planos e ideais. Deveria tê-lo deixado amargurado com a sociedade, com a vida, quem sabe até torná-lo um terrorista, ou no mínimo, um bandido de alta periculosidade.
Mas não, agora ele é reconhecido como um estadista que buscou acordos e reconciliações no continente africano.
A Bíblia também registra histórias impressionantes de homens e mulheres que enfrentaram situações difíceis antes de serem elevados às posições de liderança e poderem ser agentes de mudanças na vida das pessoas.
Olhe para José, filho de Jacó, de preso e encarcerado pelos seus próprios irmãos, se tornou autoridade no Egito, braço direito de faraó numa época de grande enfrentamento econômico e climático no delta do Nilo.
Moisés, de pastor de gado, foi libertador do seu povo, os hebreus escravizado, e conduziu seu povo para uma terra de liberdade.
Davi, obscuro jovem camponês, que, num enfrentamento corajoso com Golias, um gigante nefilim, se tornou depois o grande monarca e líder de seu povo. A estrela de Davi, ainda nos dias de hoje, tremula na bandeira do Estado de Israel debaixo do céu de Jerusalém.
Entretanto, estas pessoas foram usadas dentro do espaço limitado de tempo de vida que tiveram, e fizeram bom uso deste tempo.
Porém, ninguém ficou em evidência o tempo todo, nem mesmo o próprio Jesus Cristo, um humilde e jovem carpinteiro que não escreveu livros, nem viajou mais do que trezentos Km longe de seu país, não foi nenhum grande político, escritor, poeta, filósofo, rei, porém o cristianismo hoje é a maior religião sobre a face da Terra e depois de vinte e um séculos em que perseguição, as contradições, as heresias, a política interesseira, não permitiram que as doutrinas, filosofias, parábolas e verdades ensinadas pelo jovem de Nazaré fossem esquecidas e continuam a influenciar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
O ministério de Jesus Cristo e sua vida pública foram de aproximadamente três anos e meio, isso porque houve um período longo de obscuridade em sua vida, isto é, dos doze aos vintes nove anos, dos quais nada sabemos, e que tem levado a muitas teorias especulativas dos críticos e estudiosos.

O tempo em que nada acontece de interessante em nossas vidas é o período mais difícil de entendermos. Porém o uso que faremos dele, é o que determinará a qualidade de nosso futuro e que também influenciará para sempre as vidas das pessoas, começando por aquelas mais próximas de nós. O chamado “efeito borboleta”, onde o abanar das asas de um inseto, pode gerar uma tempestade em algum lugar muito distante de nós. Ou seja, o que fazemos neste tempo de obscuridade, provação e lutas; a maneira como vivemos este período de aparente esquecimento e solidão; o tédio, a rotina do dia a dia; o modo como enfrentamos as dificuldades; o tipo de semente que plantamos nestas ocasiões de adversidades; a maneira como tratamos e nos relacionamos com as pessoas em épocas de crises, é que vai determinar a qualidade das nossas vidas, dos nossos futuros num intrincado e sucessivos acontecimentos na vida das pessoas. As possibilidades são quânticas em raios de caminhos, possibilidades e consequências nas nossas vidas e nas vidas das pessoas.





Não enterre seus sonhos 
Há períodos em nossas vidas, que fatos acontecem e que como uma tempestade desaba sobre nós, levando-nos à tentação de enterrarmos nossos sonhos. 
A narração bíblica é fiel ao nos mostrar que antes de começarmos a entender o plano de Deus para nossas vidas, esta época obscura, é o período em que Deus está nos preparando, nos lapidando, nos burilando, nos treinando; e este tempo pode se expressar num processo doloroso de perdas, conflitos pessoais, ansiedades, aparentes fracassos, temores, perplexidade; ás vezes, não conseguindo nós entendermos a razão de tudo isso. 
O que falar dos anos em que Abraão esperou o nascimento milagroso de seu filho Isaque? Sendo ele idoso, e sua esposa Sara além de idosa também, era estéril, sua fé e paciência foram testadas. Porém, Deus havia prometido, e Abraão sabia que Deus não poderia mentir, por isso esperou vinte e cinco anos pelo milagre do nascimento do filho. 
E os quarenta anos de Moisés em Midiã? Perplexo, confuso, frustrante, apascentando os gados de seu próprio sogro? Ele tinha sido criado no palácio de Faraó, recebido a melhor e mais avançada educação daquela época; cercado de conforto e mordomia por todos os lados. De repente, se viu fugindo para o deserto, onde passou quarenta anos de sua vida burilado, lapidado, trabalhado pelo próprio Deus. 
E os anos de inveja que dos irmãos de José sentiam por ele? Perseguição e cárcere injusto, sofridos tanto por causa deles, tanto quanto pela lasciva esposa de Potifar seu marido que ao ver que seu desejo não havia sido correspondido, mentindo e difamando instigou ódio em seu marido que o lançou numa prisão por mais de dois anos? Sendo José filho amado de seu pai Jacó, o patriarca da nação israelita sofreu em vão sem saber que estava envolvido numa teias de mentiras, chorando a morte de seu primogênito, não sabendo ele que o moço se encontrava preso no Egito? Mais tarde a política de abastecimento administrada por José, salvou não só sua própria família, como também toda nação egípcia. 
E a violenta perseguição que Davi sofreu de Saul por mais de 12 longos anos, longe de sua terra, família e demonizado por seus concidadãos? Dormindo em campos e cavernas, fugitivo e exilado muitas vezes, peregrinando em terra estranha, até que se tornou rei primeiro de Hebrom e mais tarde líder de todo o Israel, o que tinha sido prometido por Deus a ele muitos anos antes através do profeta Samuel. 
Nada acontece por obra do acaso.  
A força interior, a fé, a esperança, o amor, exigem um solo peculiar para poder brotar. Essas virtudes não nascem em meio a festas, alegrias e extravagâncias. Só brotam em meio à dor, a aflição, a dificuldade e provação. O ouro puro é encontrado em lugares profundos e difíceis de serem escavados. Diamantes só são formados em altas temperatura e debaixo de poderosa pressão do solo acima deles. 
Pois bem, o importante é saber como viver este período difícil de tempo, como investir nele, e o que fazer para não ficarmos perdendo tempo. 
De uma forma intensa ou não, todos nós passamos por períodos assim. 
Dizem que não há nada de mal em ser uma planta com florescimento tardio, contanto que não se perca a exposição de flores. 
Este livro pretende ajuda-lo a não perde-la. 

Nenhum comentário:

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...