quinta-feira, 18 de outubro de 2007

IGREJA PRIMITIVA X IGREJA CONTEMPORÂNEA

IGREJA PRIMITIVA X IGREJA CONTEMPORÂNEA



Estava num domingo de manhã observando minha estante de livros e deparei-me com uma antiga agenda onde tinha (e ainda tenho!) o hábito de escrever algumas reflexões pessoais de diversos assuntos, então encontrei isto!

Diferenças entre a IGREJA PRIMITIVA E A IGREJA CONTEMPORANEA

1º na igreja PRIMITIVA não havia templos de tijolos. A Igreja Evangélica CONTEMPORANEA existe somente em templos de tijolos ou em quatro paredes de um salão alugado!

2º na igreja PRIMITIVA a posição do pastor era espiritual, ou seja, ele alcançava essa posição por causa de seu amor ao Senhor e as ovelhas do rebanho!Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA, a posição do pastor é organizacional; independe de sua espiritualidade; é sua posição perante a organização que autentica seu posto de líder pastoral.

3º na igreja PRIMITIVA os crentes amadureciam como discípulos de Jesus Cristo no exemplo e na liderança de um mestre experiente na Palavra e na vida cristã. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA os crentes são carnais, nunca amadurecem na vida cristã, são sempre meninos e meninas na fé!

4º na igreja PRIMITIVA os crentes eram ativos. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA os crentes são passivos!

5º na igreja PRIMITIVA os crentes eram espirituais. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA os crentes são em sua grande maioria carnais e os pastores não sabem como amadurecê-los! A estrutura organizacional não permite isso!

6º na igreja PRIMITIVA não havia organização eclesiástica tipo empresarial. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA ela só existe como organização eclesiástica tipo empresarial. Existe só sendo denominação!

7º na igreja PRIMITIVA não havia denominações. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA só existe igreja em forma denominacional!

8º na igreja PRIMITIVA os cultos e reuniões eram liderados pelo Espírito Santo numa liberdade observada por um discípulo mais maduro.Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA quem lidera o culto é o conjunto de músicos e o pastor prega.

9º na igreja PRIMITIVA nem sempre o pastor recebia salário. Não havia contrato de serviços prestados. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA o pastor é um profissional assalariado!

10º na igreja PRIMITIVA a Ceia (o partir do pão!) era só para discípulos e com datas espontâneas. Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA a Ceia é organizada com datas fixas e geralmente é aberta ao público não cristão.

O interessante é que eu escrevi isso em 1992 quando estava iniciando meu ministério pastoral numa certa denominação. A igreja Universal, a Igreja Renascer, a Igreja da Graça e tantas outras não tinham essa visibilidade televisiva e estes efeitos de marketing que achamos tão necessários à evangelização hoje. Os escândalos dos pastores envolvidos com política e verbas publicas não ocupavam tantas páginas e edições nos noticiários. Imaginem como as coisas pioraram desde então!!

Reinaldo de Almeida

9 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o irmão deveria ler a palavra de DEUS antes de sair escrevendo as coisas!!!

Unknown disse...

TAMBEM ACHO Q O IRMÃO DEVE LER MAIS UM POUQUINHO A BIBLIA E NEM TODOS OS PASTORES SÃO IGUAIS

Anônimo disse...

Olha,nem uma coisa nem outra,o criador desse blog tem a mente manipulada,pelo que vemos ele é seguidor do Cáio Fábio,que apóia o homossexualismo e o aborto,então nem percam tempo discutindo com um desigrejado derrotato.

Reinaldo de Almeida disse...

Voce é cego ou não sabe ler?
rsrsrs...escrevi esse texto em 1992. Acredite, não tem nenhuma relação com o Caio Fábio.
O que eu acho interessante tambem é que ninguem contesta com textos bíblicos. As contestações e os xingamentos são sempre à nível pessoal!!!

Leiam e releiam o livro de Atos

Reinaldo de Almeida disse...

Leonardo Cordeiro deixou um novo comentário sobre a sua postagem "IGREJA PRIMITIVA X IGREJA CONTEMPORÂNEA":

Mano, parabéns pelo texto, acabei achando seu blog numa pesquisa para imagens que vou colocar em um texto parecido, mais histórico, num estudo que fiz em alguns livros de historia. Espero que goste: http//:leonardolimacordeiro.blogspot.com

Bom, sobre os comentários dos rapazes acima, acho que a medida que eles forem conhecendo a palavra, ganhando expericencia de vida e estudando um pouco de historia, eles vao entender o que vc quis dizer.

Sobre o Caio Fabio, é um irmao querido que fala o que incomoda. Quando bate a luz, a gente pode ficar meio cegado as vezes, mas passa...

Abracos!

albert fassio disse...

oi; irmaos do brasil e o mundo tenho descuverto este blog que abla d la igraja primitiva e igreja contemporanea.posso dizer que estamos anos luz da igreja primitiva onde se repartia o pao ropa en tre eles se ajudaban en los que o irmao precisava...que lindo isso mas la mente das igreja de hoje nao es asim tam emvolta no sistema de este mundo fasendo da igreja un monopolio mas acredito que tem pastores muito bom que lutam pela igreja de DEUS..RNOS.10;17 DIZ LA FE VEM PELO IVIR E EL OUVIR PELA PALAVRA DE DEUS...ABRAÇAO

David Bezerra de Melo disse...

Por isso que eu não deixo ninguém postar comentário no meu blog,quem quiser falar a respeito, sempre deixo o meu imail,sabe por que? este que escrevem estas coisa como nos primeiro comentários,deixam os outros que leram e receberam de bom grado a postagem,a pensar em suas denominações e não no contexto da palavra que está em perfeita descrição com a palavra de Deus.

deixo essa dica abraços!!!!

Unknown disse...

o deposito de ideias esta certo,estudem a historia da igreja e a biblia e veras que as denominaçoes estao longes de ser igreja,mas isto nao quer dizer que Deus nao esta na vida daqueles que creem,a igreja e um organismo vivo,nao uma instituiçao,o problema nao esta no cnpj,mas na visao filosofica que todas abordam,as pessoas nao sabem viver com suas diferenças em um mesmo objetivo e começam a se dividir,,,,,e duro isso,mas congregue onde quizer ou em qualquer denominaçao nao ha,problema nisso mas nao se case com o sistema,!

Conselheiro Cristao disse...

Tenho percibido isto, o sistema diz que nos somos ovelhas de um pastor, a palavra diz que somos ovelhas de Cristo! O sistema prega dízimo para os gentios a palavra de Deus diz para nos que somos gentidos que devemos contribuir segundo propos em nosso coração! O sistema vai contra a Palavra!
Gloria a Deus que o nosso Senhor não habita no sistema e sim nas pessoas, e considera a sinceridade de cada um.
O mover de Deus acontece, porém poderia ser muito maior caso a igreja voltasse as suas origens!

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...