segunda-feira, 12 de maio de 2008

O problema da Educação no Brasil

Normalmente se pensa que o objetivo da educação pública é encher os mais jovens de conhecimento e despertar a sua inteligência, tornando-os assim capazes de desempenhar as tarefas da cidadania de forma esclarecida e independente. Nada poderia estar mais longe da verdade. O objetivo da educação pública não é propagar o conhecimento, é reduzir o maior número possível de indivíduos ao mesmo nível; é cultivar e treinar uma massa de cidadãos padronizada, suprimindo a discordância e a originalidade. É este o seu objetivo nos Estados Unidos, não importa o que digam os políticos, pedagogos ou outros charlatões dessa ordem; é esse o seu objetivo em todo lugar.

H.L. Mencken

Envergonha-me que tantos de nós não sejamos capazes de imaginar um modo melhor de fazer as coisas do que trancar as crianças o dia inteiro em cárceres, ao invés de deixá-las crescendo conhecendo suas famílias, mesclando-se com o mundo, assumindo responsabilidades reais, lutando para serem independentes e confiantes e livres.

John Taylor Gatto

Os milhões de dólares que dedicamos cada ano à educação do ensino médio são, em sua maior parte, gastos no retardamento da inteligência, no desencorajamento da eficiência, no atrofiamento do caráter.

Bernard Iddings Bell (1949)

A questão do Sistema Educacional no Brasil está falido. Não funciona. Nunca vai funcionar.
Só que falar desse jeito parece um sacrilégio. Uma falta de respeito com as "mentes" brilhantes que configuram o modelo que se administra a nossa Educação em nosso país.
É uma "vaca sagrada" intocável!

De onde tiramos este modelo?
A quem ele beneficia?
A quem ele interessa?
Certamente não aos alunos e não à Sociedade Brsileira como um todo.

Continua...

Nenhum comentário:

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...