sábado, 11 de julho de 2009

O atraso hoje é crime social


Para quem leu o livro “O mundo é plano”, sabe que, estar desinformado quanto as mudanças sociais, econômicas e científicas que o mundo vem sofrendo hoje de forma tão rápida, vai colocar muita gente às margens do progresso e das exigências que o mundo futuro demandará de nós.
Podemos “fincar” nossa opinião, acerca da não “tão necessária” importância de ensinar nossos jovens Informática na escola, principalmente os que vivem e dependem da escola pública para encontrarem um “lugarzinho” decente na sociedade.
Mas o mundo não pára.

Porque estou dizendo isso?

Porque algo muito triste vem acontecendo em algumas escolas públicas.
Há um parcela de professores e diretores que possuem enormes resistências quanto ao uso de informática e computadores na escola. Pelo fato deles não precisarem no passado, ou até mesmo , pelo fato de, não existirem computadores na época deles, e, até mesmo, por causa da total falta de conhecimento e vontade de aprender informática, eles ignoram e menosprezam totalmente essa ferramenta em seu meio.

Já estive em escolas onde a sala de informática NUNCA foi usada!
Já estive em escola, onde, com muita tristeza no coração, vi computadores que NUNCA foram usados e que ficaram DEFASADOS em relação aos atuais, sendo substituídos por novos computadores de tela plana e que também NUNCA serão usados, a não ser que haja uma reprimenda por parte da Secretaria de Ensino em cima dos diretores.

Não me entendam mal. Sâo bons diretores às vezes, mas, por causa da idade e da aposentadoria que se aproxima vão “empurrando com a barriga” esta questão. Eles não entendem que estão compromentendo toda uma geração ao atraso. Pois hoje, esperar 2 ou 3 anos para uma diretora aposentar para então se começar usar os computadores com a chegada do novo diretor com uma nova “mentalidade” é condenar os alunos á um atraso significativo em suas vidas, visto que, o avanço tecnológico dura uma média de 6 em 6 mêses. Um computador “top de linha” hoje, já estará ultrapassado em 3 mêses!

O MUNDO NÃO VAI PARAR POR CAUSA DELES!

Penso que, assim como as escolas possuem professores de Inglês, matéria necessária aos alunos hoje, elas deveriam ter professores de informática, não só para alunos, mas também para muitos professores que desconhecem o uso básico dessa ferramenta e que por causa disso criam resitência e menosprezam o valor do manuseio do computador. Não importa o que esses professores pensem, mas o mercado de trabalho com suas exigências cada vez mais apontadas para o mundo tecnólogico NÃO VAI PARAR POR CAUSA DELES!

É UM CRIME O QUE ESTÁ ACONTECENDO CONTRA A SOCIEDADE!

É claro que nem todas as escolas públicas estão nesse atraso. Depende da “cabeça” do diretor e da diretora. Conversei com um coordenador de uma outra escola que lamentava profundamente de ter uma sala de informática prontinha para se usar, mas o diretor nunca “liberava a chave”.
Penso que os pais de alunos deveriam verificar se isso está acontecendo na escola em que seu filho está matriculado e exigir e até denunciar, visto que o Estado tem cumprido seu papel em fornecer computadores novos e de boa qualidade para as escolas públicas!

No livro “O Mundo é Plano”, o autor fala muito sobre a corrida da India e da China attrás do tempo perdido quanto à esta questão, e como eles estão colocando os jovens pobres no caminho do acesso ao mundo informatizado e como a India e a China estão conseguindo cada vez mais participar do mundo globalizado e sairem do atraso e do subdesenvolvimento, mas do Brasil, pouco e quase nada se fala.

Conversei com um engenheiro num encontro em São Paulo sobre isso. Ele “vende” pontes. E ele me disse o seguinte: não há falta de empregos no Brasil, o que há, é a falta de mão de obra qualificada. E essa falta de qualificação começa nos ensinos nas escolas públicas…
reinaldo de almeida

Nenhum comentário: