domingo, 6 de novembro de 2016

7 Coisas que não impressionam mais

Comecei a ver o mundo um pouco diferente desde que decidi ter menos coisas. Passei a enxergar de um ângulo distinto a maneira como a sociedade define o êxito. Muitas vezes, quem ganha, gasta ou poupa mais do os outros, automaticamente se transforma em ’alguém de sucesso’.
Mas isto está errado. Conheço algumas pessoas maravilhosas que decidiram não focar nos bens materiais, e só por isso já deixam de ser consideradas ’de sucesso«.
Dependemos de forma muito arraigada da aprovação da sociedade. E por isso muitas pessoas procuram uma atividade mais ’decente’, erguendo uma espécie de fachada de sucesso.
Aqui vai uma pequena lista das coisas que não me impressionam mais:

1. Roupa de marca

Nunca entenderei por que é tão importante a marca das roupas nas etiquetas. Muitas vezes as pessoas pagam para se transformarem numa propaganda ambulante.Os logotipos em camisetas, bolsas ou relógios não me surpreendem. Em vez disso, admiro aqueles que conseguem me impressionar com sua personalidade e caráter.

2. A quantidade de quilates em joias

No meu novo livro há um capítulo sobre Brian e Nicole, que estão casados há 5 anos e todos os dias sacrificam algo para pagar a dívida do anel de noivado. Talvez algum de seus convidados tenha admirado o tamanho da pedra, mas a maioria nem sequer prestou atenção. O esforço vale a pena?

3. O custo do carro

É claro que a segurança do carro é muito importante, sobretudo se passamos muito tempo dentro dele. Mas agora os carros de luxo e esportivos se transformam em algo além de um simples meio de transporte. Por exemplo, hoje são mais uma boa forma de provocar a admiração por parte das outras pessoas enquanto o semáforo está vermelho.

4. O tamanho da sua casa

Uma casa própria é a garantia da estabilidade e da paz, e eu me senti realmente orgulhoso quando comprei uma casa para minha família. Mas alguns anos atrás nos mudamos para uma casa menor, e nunca me arrependi desta decisão. Quando passo em frente a mansões ou casas enormes, me lembro do quanto somos felizes em nossa pequena e confortável casinha.

5. A quantidade de dinheiro na sua conta bancária

A medida absoluta do sucesso neste mundo moderno é o tamanho da riqueza das pessoas. Não somos os primeiros a dar este enfoque, tais padrões existem desde sempre. Mas será que a quantidade de recursos economizados em sua conta bancária realmente serve como medida de sucesso? Será que a quantidade de boas ações que fazemos ao longo da vida não é uma medida mais adequada?

6. O modelo do seu telefone celular

Há poucos dias eu estava passeando num parque com meus filhos e seus amigos. Fiquei muito surpreso ao ver que os garotos falavam sobre tecnologia. «Qual iPhone você tem? Que modelo é este? Adivinhem quem ganhou um novo smartphone de presente de aniversário?». As crianças menores de 10 anos gastam seu tempo discutindo as últimas tecnologias. Eu ia interrompê-los, mas me ocorreu que nós, os adultos, não estamos muito longe disso.

7. As fotos nas redes sociais

A maioria das pessoas publica imagens bonitas de suas vidas, de roupas novas e pratos de restaurantes, de shows e de corredores de aviões. Estas fotos são cuidadosamente selecionadas e só os momentos mais interessantes são publicados. É estranho, mas depois culpamos as revistas de moda e a publicidade pelo uso excessivo do Photoshop enquanto nós mesmos editamos nossas vidas antes de compartilhá-las nas redes sociais.
Vamos começar a impressionar e inspirar as outras pessoas não com nossas coisas, mas sim com nossas próprias vidas e experiências.
Fonte: becomingminimalist
Tradução e adaptação: Incrível.club

Nenhum comentário:

Lançamento do livro: CAÍDOS - Autor: Reinaldo de Almeida

  A GLÓRIA DE DEUS. Existem muitos textos na Bíblia referente à GLÓRIA de Deus! DEUS é o DEUS GLORIOSO. É um dos atributos d'Ele! Deus t...