quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CAMINHO DIFÍCIL DE SEGUIR

           

       Quando posso e tenho tempo, tiro o final da tarde pra fazer uma caminhada numa área rural aqui perto da cidade onde moro. 
        É uma estrada deserta de chão de terra batida, com plantações de feijão e milho às margens daquele caminho. 
        Debaixo de um céu limpo e azul, tendo já o sol se pondo no distante firmamento, tirei do meu bolso uma miniatura da Bíblia que costumo carregar quando saio para correr ou caminhar nessas condições. Aquele cenário, de lugar tranquilo, estrada deserta, das proximidades, em meio algumas árvores, ouço os piados dos pássaros que quebram o silêncio do lugar; uma coruja paira sobre um dormente de uma cerca próxima, piando brava em razão de minha aproximação e sua cegueira natural, me observa passando por ela. 


    Aquela paisagem não traduzia os sentimentos de tempestades e tormentas de dentro de mim. 
    O caminho de fora era uma antítese do caminho de dentro de mim. 
    A estrada de chão batido, deserta e tranquila, não era o caminho que interiormente eu estava trilhando. Por dentro temores, preocupações, inseguranças, ansiedades, tempestades e tormentas. Justamente por isso resolvi percorrer aquele 8 quilômetros de estrada deserta com meu exemplar da bíblia.

       Compulsória e aleatoriamente abri um texto do Antigo Testamento, no livro do profeta Naum (que profeta é esse?), capitulo 1 e verso 3:" O Senhor é tardio em ira-se, mas grande em poder, e jamais inocenta o culpado; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó de seus pés". "Péraí!", pensei, "tem seu caminho na TORMENTA E NA TEMPESTADE?!" Que caminho estranho esse!? Isso está parecendo mais o MEU caminho do que o d'Ele! O profeta com nome esquisito está dizendo que Deus caminha na tormenta e na tempestade? Aí um pouco mais adiante (verso7) ele escreve: "O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia (tempestades da vida?), e conhece os que confiam n'Ele". 

    O caminho de Deus é na tormenta e na tempestade! Pra quê se "atormentar" então? Deus tem um senso estranho e horrível de segurança, conforto e tranquilidade!

   Dorme em meio à uma tempestade; pode? (Marcos 4: 35-38)

     Jesus dormia (o texto original diz que ele dormia "profundamente" - roncava) em meio ao soçobrar do barco. Pode haver uma cena mais irónica do que essa! Totalmente despreocupado com tudo! Jesus não se preocupa com aquilo que nos causa medo e pavor; afinal, o caminho dele é na tormenta! Diante da morte, ele a ignora - zombam dele por causa disso! - (Lucas 8:52 e 53). E diante da tempestade ele dorme! Não se impressiona com nada!

   Enquanto o sol se escondia no horizonte, me lembrei de mais duas coisas: há um texto nos Salmos onde diz que o caminho de Deus foi pelo meio do mar, mas ninguém viu as suas "pegadas", se referindo ao momento em que ele abriu o Mar Vermelho para os hebreus escaparem da fúria dos soldados de faraó. 

      Muito sutil!

  Outra coisa, fala com Jó do meio de um redemoinho! (Jó 38:1; 40:6) Dá aula de botânica, zoologia e astronomia para Jó tendo como plataforma um redemoinho. O redemoinho foi um dos fenômenos que causou  a queda da casa de Jó, matando os seus filhos. Isso tem uma implicação profunda nos fatos e nos significados pelas tragédias pelas quais Jó passou! De fato, Jó estava no meio de um redemoinho e de uma tempestade existencial em sua vida.

    Conclusão: Creio que Deus me disse naquele final de tarde: 
    Reinaldo! Tormenta é o meu caminho! 
 Quer me acompanhar ou vai ficar aí reclamando!!!???
     Eu li:
   (Do recôndito do trovão eu te respondi!" - Salmo 81:7)

Reinaldo de Almeida

4 comentários:

Anônimo disse...

O texto é propicio a todos nós,Deus não muda pelas circunstancias da vida,ele permanece igual,é assim que é meu amigo ,ao ler o q escreveu,meu coração se alegrou d ve-lo forte e sensivel,e quanto dialogo há aqui entre vc e o pai,creio q o senhor as vezes nos chama pra fora ,senta conosco e como pai q é nos fala de modo especial e tão individual.
Fiq bem !
È o q desejo a ti hoje e sempre.

CARLOS HERRERA disse...

GRAÇA E PAZ
ÓTIMO BLOG AMIGO
ESTOU SEGUINDO-O
CARLOS HERRERA
http://cativosporcristo.blogspot.com/

CARLOS HERRERA disse...

OBRIGADO PELA VISITA....
E POR SEGUIR O CATIVOS POR CRISTO
CARLOS HERRERA
http://cativosporcristo.blogspot.com/

blogger teco-teco-folgosa-... disse...

fala sumido não apareceu mais ne pra uma visitinha ...vc ta bem fica na paz de DEUS .. ABRAÇO..